Comboios - 6 wide ou 8 wide?

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
JMCampos
Sócio
Sócio
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Contacto:

Comboios - 6 wide ou 8 wide?

Mensagem por JMCampos »

Penso que a questão tem estado sempre em aberto, e não há uma resposta definitiva: os comboios à escala minifig devem obrigatoriamente ser 6-wide, ou ficam melhor em 8-wide, apesar de não ser o "standard" da LEGO?

Este cruel dilema está-se-me a pôr agora que gostava de fazer um modelo da locomotiva eléctrica série 5600 da CP:
ImagemImagem

Antes de desatar a gastar dinheiro em peças, fiz o modelo no MLCAD nas duas versões: 6-wide e 8-wide. Aqui estão:

6-wide:
ImagemImagem

8-wide:
ImagemImagem

Agora o dilema: a 6-wide parece-me decididamente muito estreita em relação à altura (comparada com a foto real); por outro lado, a 8-wide parece um pouco "gorda".

Gostava de saber a opinião dos doutos ferroviários PLUGuianos - qual é a melhor largura para os comboios LEGO? Ou por outras palavras - qual das duas versões devo construir? Ou devo esquecer este projecto, porque nenhuma delas se parece minimamente com a realidade?

Obrigado desde já pelos vossos palpites!

[editado para reduzir o tamanho das imagens]
Admin edit: redução de imagem
Última edição por JMCampos em 21 jul 2008, 18:26, editado 1 vez no total.
#EuCáNãoUsoHashtags
Ribatagus
Sócio
Sócio
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Contacto:

Re: Comboios - 6 wide ou 8 wide?

Mensagem por Ribatagus »

7-WIDE!  :whistle:

(o melhor dos dois mundos... e um desafio muito maior na construção!)
Última edição por Ribatagus em 21 jul 2008, 17:15, editado 1 vez no total.
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
INSTAGRAM BRICKSHELF
Jnunes
Sócio
Sócio
Registado: 27 jul 2006, 00:35

Mensagem por Jnunes »

Para mim os 8 wide será a opção mais realista , tendo em conta que os camioes tem 6 wide logo uma locomotiva ou mesmo uma carruagem de comboio deve ter 8 wide pois na real e sempre bem maior que um camiao inclusive ate da para transportar um camião em cima das carruagens.

o problema passa pelo facto dos motores e as simetrias das linhas estarem elaboradas para 6 wide , mas de certo á sempre maneira de contornar as coisas como se vé nos layouts dos Americas ....

logo quanto a mim deves ser tu a decidir as coisas .......mas podia ser um assunto a tratar para futuros layouts da PLUG ....ate se podia usar os 8 wide numa proxima exposição!!! :plug:

PS: já agora reduz as imagens para ser mais facil de ler as mensagens.

abraços :jump:

Jnunes
Última edição por Jnunes em 21 jul 2008, 17:22, editado 1 vez no total.
Imagem
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Contacto:

Mensagem por PocasNuckie »

Em termos de aspecto visual exterior prefiro 6-wide, mas confesso que 8-wide é muito mais realista.

Só um bitaite, de um desinteressado total por comboios.... :P

PoCAS
Imagem
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Concordo que o 8-wide seja em certa medida (qd comparado com outros vaículos) mais realista. Por outro lado se começamos a comparar com edifícios lá se vai a lógica do realismo...
O LEGO tem esta propriedade de as escalas serem elásticas...

Pessoalmente o maior choque que tive qd vi um comboio LEGO real (i.e. em bricks e não no catálogo), foi o facto de os ter achado demasiado grandes e gordos.
Certamente por ideias pré-concebidas do que conhecia do ferromodelismo...
Portanto por essa ordem de ideias, prefiro o 6-wide.

Por outro lado tb gostava de ver nas nossas exposições mais algumas composições 8-wide, para termos um melhor termo de comparação para o futuro.

...pois... sei que não foi grande a ajuda. :-[
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
JMCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por JMCampos »

Peço desculpa pelo tamanhão das imagens, estou-me sempre a esquecer desse pormenor... que já está corrigido.

Pois... 7-wide seria o melhor de dois mundos... se eu tivesse a habilidade de alguns de vocês. Mas não tenho...  :(

Tal como o Conchas, também tive um "choque" quando construí o meu primeiro set de carruagem - o 10014 - "gorda"... mas sobretudo, muito alta!

De qualquer forma, pelas opiniões que já deram - e que mais uma vez agradeço - , pelo menos não fui "crucificado" pelo "sacrilégio" de falar em 8-wide (e já agora, JNunes, as linhas continuam a ser 6-wide, não é preciso mudar nada - só as "carroçarias" ficam com 8 studs de largura).

Visto isso, acho que vou mesmo tentar fazer a 8-wide. E depois, se não gostar mesmo, não é difícil o "emagrecimento", já que as outras dimensões se vão manter.

Abraços!
#EuCáNãoUsoHashtags
Roger_the_gogogo
Hero Member
Hero Member
Registado: 13 set 2006, 21:17
Contacto:

Mensagem por Roger_the_gogogo »

Acho que ao fazeres 8 wide a proporção do comprimento perde muito realismo.

7 wide!  ;D
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"

BrickTownTalk   Co-blogger   http://bricktowntalk.blogspot.com/
Jnunes
Sócio
Sócio
Registado: 27 jul 2006, 00:35

Mensagem por Jnunes »

[quote="JMCampos"]

(e já agora, JNunes, as linhas continuam a ser 6-wide, não é preciso mudar nada - só as "carroçarias" ficam com 8 studs de largura).

Abraços!
[/quote]

quando falava da geometria era em relação as curvas, temos de ter em conta a distancia entre linhas para os comboios nao baterem uns nos outros ... eu sei que as linhas são das mesma largura  ;)

jnunes
Imagem
JMCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por JMCampos »

[quote="Jnunes"]
quando falava da geometria era em relação as curvas, temos de ter em conta a distancia entre linhas para os comboios nao baterem uns nos outros ... eu sei que as linhas são das mesma largura  ;)

jnunes
[/quote]

Ah, claro. Bem pensado, não me tinha lembrado desse detalhe. As linhas ficam assim tão juntas que não dão para comboios mais largos? Mas mesmo os "standard" por vezes têm pequenos "apêndices" que acabam por ficar com 8 de largura, por isso acho que em princípio não devia haver problema. Mas é das tais coisas que só experimentando.
#EuCáNãoUsoHashtags
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Vimos por exemplo na Lourinhã que o "TGV" do Rui obrigava a alguns cuidados na colocação dos pilares do monorail, pois composições mais compridas e mais largas, desviam-se substâncialmente da linha, nas curvas.
FCorreia

ruialmeida
Sócio
Sócio
Registado: 20 fev 2007, 22:29
Contacto:

Mensagem por ruialmeida »

:D eu sou da opinião de 6 wide, e se realmente fizer mais alguma coisa vou apontar sempre para 6 wide :fixe:
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Contacto:

Mensagem por Sujiro »

antes de mais parabens pela replica :)

Concordo com os 7 wide, é mais dificil mas é bem melhor alem de jogar bem com outras carruagens a 8 e em 6 wide,  e questão de ser "gorda ou não" tudo depende dos pormenores e peças que uses que possam criar ilusão optica, por exemplo esta locomotiva tem 4 farois frontais e dois em cim e tu só usaste 2 farois frontais na de 6 wide e centrados o que dá à frente uma ar estreito, e na de 8 wide aqueles pantafragos torna-se pequenos o que dá um ar gordo (ps:não gosto dos pantofragos standar porque são muito pequenos) os boggies tambem não ajudam porque foram propositadamente inventados para 6 wide, para dar um ar maior deves "enfeita los" para não ficaraem tanto para dentro

também fiz este modelo em 6 wide se quiseres ver foi apresentada aqui http://www.plug.pt/forum/http://localho ... ic.php?t=9

se quiseres ajuda nos 7 wide posso fornecer-te alguns modelos meus em LDD para veres como o faço :)

um abraço

Sérgio
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Estou a ver que até já começamos a ter concorrência para os mesmos modelos. Assim até se podem melhorar mutuamente. :)
FCorreia

JMCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por JMCampos »

Realmente, não há nada como receber conselhos dos mestres!  :D
Aquela ideia de colocar os dois faróis nos extremos resulta bem visualmente, ao contrário do que eu a princípio supunha. E tens toda a razão quanto aos pantógrafos.
Bom, vou voltar à prancha de desenho e ver o que posso melhorar na versão 6-wide. Para já, a 8-wide vai ficar esquecida.  :fixe:

P.S. - quanto ao 7-wide... deixem-me ganhar um bocadinho (bocadão) mais de "calo"!
Última edição por JMCampos em 21 jul 2008, 19:38, editado 1 vez no total.
#EuCáNãoUsoHashtags
Super Pinga
Hero Member
Hero Member
Registado: 26 jul 2006, 23:37

Mensagem por Super Pinga »

[quote="Jnunes"]
Para mim os 8 wide será a opção mais realista , tendo em conta que os camioes tem 6 wide logo uma locomotiva ou mesmo uma carruagem de comboio deve ter 8 wide pois na real e sempre bem maior que um camiao inclusive ate da para transportar um camião em cima das carruagens.
[/quote]

Pois... e eu também sou dessa opiniäo, para mantermos uma certa consistência visual nas nossas cidades.

E como já se disse relativamente a outros MPC/MOC, há sempre aquela "aura" de brinquedo que faz esquecer que as proporçöes näo estäo 100% correctas--o que provém aliás, das próprias proporçöes das minifiguras, esses nossos queridos cabeçudos!  ;D
Responder