É o que dá uma pessoa já cá não vir ao forum à que tempos, os assuntos e conversas grandes acabam por lhe fugir...
Primeiro, em relação à imagem, acho que é óbvio, especialmente agora que apontado, que a suástica
não pertence ao set. A sua inclusão aparenta estar apenas relacionada com o background como já foi dito, tendo eu até em conta que sinceramente, demorei para ai uns 5 minutos a encontrá-la, mesmo estando à procura. Provavelmente será removida.
Em relação à politica da LEGO:
Por muito que se queira apontar este caso, acho que será de concordar que até agora nunca tivemos nenhumas provas ou factos que indicassem alguma tomada de decisão da TLC introduzir tais símbolos num set; a própria LEGO até agora, pelo menos que eu me lembre, nunca cometeu o erro de ter assim um caso flagrante e desconcertante, algo que muito provavelmente nos poderá indicar que nunca o farão, exactamente por existirem diversos níveis de pessoas que podem ou não ficar ofendidos.
Ou melhor, na verdade houve um caso. A maioria de vocês pode não conhecer, ou se o conhece não sabe todos os pormenores como se calhar eu conheço devido a ter lido bastante acerca do mesmo, mas esse caso foi um problema de uso da LEGO da língua do povo Maori, para nomes de várias personagens do primeiro ano do Bionicle.
Para tornar uma história longa curta, depois de uns ataques de hackers ao BZPower, e de um processo judicial, a LEGO viu-se obrigada a chegar a um acordo, e a verdade, é que nem houve muita agitação por parte da TLC(o que faz sentido do ponto de vista de marketing, afinal todo esse tipo de publicidade era má publicidade) e integraram a mudança até na história em 2003. Certos termos e nomes como Tohunga, Jala, Huki, Puku; foram substituidos por Matoran, Jaller, Hewki and Pewku. Outors como Toa, Whenua, Onewa, Kopake, Tahu, etc... ficaram.
Aonde é que eu quero chegar com isto?
À noção de compromisso.
É verdade que usar os símbolos nazis seria provavelmente uma medida insensata da parte da LEGO. Eles com eles trazem um significado muitas vezes desconfortável à mente; mesmo que o símbolo seja uma apropiação de outro símbolo até anterior. Mas também é verdade que a fiabilidade histórica também faz muitas vezes parte da 'brincadeira'.
E agora aqui está o busílis da questão. Como chegar a este acordo entre o que um X grupo de pessoas quer e o que um Y grupo quer? É difícil mas vai-se conseguindo. Às vezes mais para um lado, outras vezes mais para outro.
O que é necessário é evitar que um pequeno erro da companhia sirva para nós próprios tomarmos medidas não reflectidas. Qualquer extremo de uma questão é mau, isso é certo, e temos sempre que ter o cuidado de nunca nos aproximarmos dele. Tenhamos por exemplo agora isto:
Eu sou ateu. E com orgulho, embora não goste que tenha de usar um termo que nem devia de existir para me definir. A verdade é esta:
- Uma parte do meu respeito(uma parte de todo o que posso dar leia-se, um pouco como uma fatia pequena de um piechart) perde-se para com as pessoas religiosas.
- A minha ideia de 'respeitar' a religião é como o conjunto vazio, nem é zero, é nada.
- Acho que sinceramente, a religião é um 'miudo mimado' da sociedade
E agora podem-me perguntar vocês: Mas e tu não disseste nada quando nós falamos de construir uma igreja para uma cidade LEGO?
Pois não, não falei. Porque existe o compromisso, existem opiniões, e embora eu seja livre de difundir as minhas, tenho o cuidado de perceber que vocês nem sempre as querem ouvir nem considerar porque simplesmente da vossa perspectiva, são parvas.
Tudo bem, é uma opinião.
Também o é
isto(viewer discretion advised).
ou o caso que referiste Androidex dos muçulmanos dizerem que os dinamarqueses não são flor que se cheire.
São isso. Opiniões. Umas mais certas que outras, mas todas individuais. E a verdade é que não devem ser forçadas, e que podem ou não ser respeitadas.
O objectivo da LEGO é respeitá-las ao máximo possível para conseguir continuar a funcionar. Respeitou os Maori ao deixar de usar pelo menos algumas das suas palavras. Respeita as religiões ao nunca as retratar. Respeita os judeus/alemães/a humanidade, etc... como quiserem considerar ao até agora nunca ter usado nenhuma cruz suástica. Mas e se usarem? Desrespeitaram vitimas de piratas ao usar a bandeira nos barcos? Desrespeitaram as religiões em não as retratar? Desrespeitaram o exército em não ter figuras militares mais cedo? Desrespeitaram a história ao não usar a cruz suástica?
Tudo o que eu disse são opiniões, mais fortes ou mais fracas, mais ou menos ridiculas, são opiniões. Julgamentos pessoais de situações individuais. Agora, algumas são mais compreensiveis, outras menos. Peço que considerem
todos só um pouco até que ponto é que realmente uma opinião deve ser respeitada, pelo menos para se respeitar também outras.
The End...
It's good to be back

.