Simbolos NAZIS nos novos sets Indiana Jones

Outros temas LEGO que não se enquadrem nas secções anteriores.
androidex
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 30 jun 2007, 23:22

Re: Simbolos NAZIS nos novos sets Indiana Jones

Mensagem por androidex »

Bom dia Isabruna.

Eu não pretendo "guerra", mas não me calo. Não é defeito é feitio ;)

O avião da discordia é mesmo uma obra prima dos designers do Steven Spielberg, pois ele não existiu na realidade, mas sim uma adaptação da "protótipa flying wing" do 3º Reich.
Mais tarde "influenciou" o sr. Northrop e criou a verdadeira "flying wing" que derivou para o actual B-2 Stealth...

Mas uma coisa não invalida a outra ;)

Androidex
É só para dizer que adoro Legos desde os meus 4 anos. Continuo a gostar imenso dos Legos, mas penso que eles (a empresa) está muito virada para facturar e não inovar como fez há alguns anos, nomeadamente no sector da Technic.
Mas enfim, pode ser que acordem para melhorar o que já é fantástico em si
isabruna
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 20 mar 2007, 15:32

Mensagem por isabruna »

Cada um tem direito a ter a sua opinião e defendê-la só digo para não levar para o campo pessoal.

Beijos  :-*
Hyphos
Administrator
Administrator
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Contacto:

Mensagem por Hyphos »

[quote="Hyphos"]
Vamos manter-nos dentro do tópico para não me obrigarem a moderar as mensagens. Comentários pessoais façam-nos por PM

Paulo
Administrador

[/quote]

Torno a chamar a atenção para o facto de se estar a sair do tópico.

Vamos ficar por aqui com as opiniões pessoais em relação a cada um.

Paulo
Administrador
Paulo "Jones" Brown
ruialmeida
Sócio
Sócio
Registado: 20 fev 2007, 22:29
Contacto:

Mensagem por ruialmeida »

eu até acho que o simbolo fica bem no avião, outro  ex. é o Panzer alemão, fica bem com o simbolo, dá mais realismo ao que realmente é verdadeiro, á história passada ajuda-mos a ver melhor o futuro, e a aceitar como cada um é, sem ter que subjugar seja quem for
androidex
Sr. Member
Sr. Member

Mensagem por androidex »

Vai ser agora que os Skinheads, KKK, etc. vão aderir à Lego em massa :clapping:
E esgotar os presentes Lego de natal dos TrUS >:D

Androidex
É só para dizer que adoro Legos desde os meus 4 anos. Continuo a gostar imenso dos Legos, mas penso que eles (a empresa) está muito virada para facturar e não inovar como fez há alguns anos, nomeadamente no sector da Technic.
Ricardo S
Sócio
Sócio
Registado: 05 ago 2006, 01:11
Contacto:

Mensagem por Ricardo S »

Por acaso não sabia que o B2 era derivado desse :o

Mas como também li em algum lado que muitos cientistas alemães no fim da WWII foram para os EUA "exercer" era normal que algo assim aparecesse.
Polémicas à parte é um avião muito porreiro (B2), faz lembrar também a Naboo Senator Ship (beleza cromada :P) se calhar outra inspiração ;).

Aqui concordo que a LEGO já que a linha lançada é para reproduzir partes dos filmes, faz com que os pais expliquem aos filhos o que aconteceu e estes aprendam.

Por outro lado não me parece mesmo que seja do avião e sim da imagem de fundo.
:plug: :brincka: City Landscaping Team
androidex
Sr. Member
Sr. Member

Mensagem por androidex »

Olá Ricardo.

Não há dúvida que o B2 é um espanto! Sou fã pela estética;)
Aliás gosto muito de aviões e helis fora do comum.

A nave Naboo foi inspirada também no B2 e no YB-35 sem dúvida, isso faz mesmo parte do universo dos criadores da SW ;)

Este avião do filme também tem um design arrojado e sem dúvida futurista para a época.

Eu entendo a questão da fidelização do símbolo para com a dita cena, mas discordo que uma marca de brinquedos tão mundialmente conhecida use esta simbologia mesmo que seja nesse sentido.
Ensinar aos filhos sobre história é uma coisa, outra é alimentar o ego de grupos bem reais de fãs dessa ideologia!

Mas se o avião sair com a suástica pode ser sempre uma prenda de Natal entre os membros do PNR ;D

Ou melhor, que tal criar uma suástica gigante em Lego (tipo Mosaic ou Sculpture) na entrada dos TrUS mundiais a promover os sets?

É apenas marketing não é? >:D

Androidex
Hyphos
Administrator
Administrator
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Contacto:

Mensagem por Hyphos »

[quote="androidex"]
Olá Ricardo.

Não há dúvida que o B2 é um espanto! Sou fã pela estética;)
Aliás gosto muito de aviões e helis fora do comum.

A nave Naboo foi inspirada também no B2 e no YB-35 sem dúvida, isso faz mesmo parte do universo dos criadores da SW ;)

Este avião do filme também tem um design arrojado e sem dúvida futurista para a época.

Eu entendo a questão da fidelização do símbolo para com a dita cena, mas discordo que uma marca de brinquedos tão mundialmente conhecida use esta simbologia mesmo que seja nesse sentido.
Ensinar aos filhos sobre história é uma coisa, outra é alimentar o ego de grupos bem reais de fãs dessa ideologia!

Mas se o avião sair com a suástica pode ser sempre uma prenda de Natal entre os membros do PNR ;D

Ou melhor, que tal criar uma suástica gigante em Lego (tipo Mosaic ou Sculpture) na entrada dos TrUS mundiais a promover os sets?

É apenas marketing não é? >:D

Androidex
[/quote]

Acho que estás a exagerar.

Um símbolo pode definir muita coisa. A suástica está de facto associada ao Nazis e tornou-se o simbolo de todo o mal que os Nazis fizeram durante a 2ª Guerra.

Mas pela tua forma de ver as coisas então a Lego não devia usar a caveira com os ossos cruzados, pois também foram violentos os piratas, é isso que está a querer dizer???

Pode de facto ser uma contradição, usar um símbolo que ficou como a representação de ideais xenofóbicos, numa empresa que sempre lutou contra a militarização dos seus brinquedos.

Mas, o fruto proibido é sempre o mais apetecido.

Se aparecer num Set a suástica não tenho nenhum problema em o comprar, mas terei o cuidado de explicar aos meus filhos, como já o fiz, o que está associado á suástica.

Como já disse anteriormente é um período da história da humanidade humilhante, mas aconteceu, e não é não falando dele que o vai fazer desaparecer, bem pelo contrário. Haverá uma cambada com ideais estúpidos que pensarão que a Lego é de Extrema Direita ou algo parecido, e não verão uma representação de algo que foi ridicularizado num filme da qual a Lego é detentora da licença.
Paulo "Jones" Brown
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Enfim, estando bem ou mal a LEGO lançar um set com uma suástica (e que parece que nem vai ser, pois a dita suástica quase de certeza que pertence à imagem de fundo e não ao set), uma possibilidade de agradar a gregos e troianos é fazer duas versões dele: uma sem suásticas, disponivel nas lojas físicas onde os miúdos estraçalham o juízo aos pais até estes comprarem o que eles querem, e outra com suásticas, lançada por exemplo em exclusivo S@H, onde normalmente vão mais AFOLs que sabem o que procuram que KFOLs.

Não era nada de inédito por parte da LEGO fazer duas linhas muito parecidas (uma e outra): é um bocado equivalente às minaturas de automóveis de corrida virem sem logotipos de marcas de tabaco mas haver os logotipos disponíveis para serem aplicados por quem os procure e queira realismo.
Drexer
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 28 fev 2007, 18:23
Contacto:

Mensagem por Drexer »

É o que dá uma pessoa já cá não vir ao forum à que tempos, os assuntos e conversas grandes acabam por lhe fugir...

Primeiro, em relação à imagem, acho que é óbvio, especialmente agora que apontado, que a suástica não pertence ao set. A sua inclusão aparenta estar apenas relacionada com o background como já foi dito, tendo eu até em conta que sinceramente, demorei para ai uns 5 minutos a encontrá-la, mesmo estando à procura. Provavelmente será removida.

Em relação à politica da LEGO:

Por muito que se queira apontar este caso, acho que será de concordar que até agora nunca tivemos nenhumas provas ou factos que indicassem alguma tomada de decisão da TLC introduzir tais símbolos num set; a própria LEGO até agora, pelo menos que eu me lembre, nunca cometeu o erro de ter assim um caso flagrante e desconcertante, algo que muito provavelmente nos poderá indicar que nunca o farão, exactamente por existirem diversos níveis de pessoas que podem ou não ficar ofendidos.

Ou melhor, na verdade houve um caso. A maioria de vocês pode não conhecer, ou se o conhece não sabe todos os pormenores como se calhar eu conheço devido a ter lido bastante acerca do mesmo, mas esse caso foi um problema de uso da LEGO da língua do povo Maori, para nomes de várias personagens do primeiro ano do Bionicle.

Para tornar uma história longa curta, depois de uns ataques de hackers ao BZPower, e de um processo judicial, a LEGO viu-se obrigada a chegar a um acordo, e a verdade, é que nem houve muita agitação por parte da TLC(o que faz sentido do ponto de vista de marketing, afinal todo esse tipo de publicidade era má publicidade) e integraram a mudança até na história em 2003. Certos termos e nomes como Tohunga, Jala, Huki, Puku; foram substituidos por Matoran, Jaller, Hewki and Pewku. Outors como Toa, Whenua, Onewa, Kopake, Tahu, etc... ficaram.

Aonde é que eu quero chegar com isto?

À noção de compromisso.

É verdade que usar os símbolos nazis seria provavelmente uma medida insensata da parte da LEGO. Eles com eles trazem um significado muitas vezes desconfortável à mente; mesmo que o símbolo seja uma apropiação de outro símbolo até anterior. Mas também é verdade que a fiabilidade histórica também faz muitas vezes parte da 'brincadeira'.

E agora aqui está o busílis da questão. Como chegar a este acordo entre o que um X grupo de pessoas quer e o que um Y grupo quer? É difícil mas vai-se conseguindo. Às vezes mais para um lado, outras vezes mais para outro.

O que é necessário é evitar que um pequeno erro da companhia sirva para nós próprios tomarmos medidas não reflectidas. Qualquer extremo de uma questão é mau, isso é certo, e temos sempre que ter o cuidado de nunca nos aproximarmos dele. Tenhamos por exemplo agora isto:

Eu sou ateu. E com orgulho, embora não goste que tenha de usar um termo que nem devia de existir para me definir. A verdade é esta:
  • Uma parte do meu respeito(uma parte de todo o que posso dar leia-se, um pouco como uma fatia pequena de um piechart) perde-se para com as pessoas religiosas.
  • A minha ideia de 'respeitar' a religião é como o conjunto vazio, nem é zero, é nada.
  • Acho que sinceramente, a religião é um 'miudo mimado' da sociedade
E agora podem-me perguntar vocês: Mas e tu não disseste nada quando nós falamos de construir uma igreja para uma cidade LEGO?

Pois não, não falei. Porque existe o compromisso, existem opiniões, e embora eu seja livre de difundir as minhas, tenho o cuidado de perceber que vocês nem sempre as querem ouvir nem considerar porque simplesmente da vossa perspectiva, são parvas.

Tudo bem, é uma opinião.

Também o é isto(viewer discretion advised).
ou o caso que referiste Androidex dos muçulmanos dizerem que os dinamarqueses não são flor que se cheire.

São isso. Opiniões. Umas mais certas que outras, mas todas individuais. E a verdade é que não devem ser forçadas, e que podem ou não ser respeitadas.

O objectivo da LEGO é respeitá-las ao máximo possível para conseguir continuar a funcionar. Respeitou os Maori ao deixar de usar pelo menos algumas das suas palavras. Respeita as religiões ao nunca as retratar. Respeita os judeus/alemães/a humanidade, etc... como quiserem considerar ao até agora nunca ter usado nenhuma cruz suástica. Mas e se usarem? Desrespeitaram vitimas de piratas ao usar a bandeira nos barcos? Desrespeitaram as religiões em não as retratar? Desrespeitaram o exército em não ter figuras militares mais cedo? Desrespeitaram a história ao não usar a cruz suástica?

Tudo o que eu disse são opiniões, mais fortes ou mais fracas, mais ou menos ridiculas, são opiniões. Julgamentos pessoais de situações individuais. Agora, algumas são mais compreensiveis, outras menos.  Peço que considerem todos só um pouco até que ponto é que realmente uma opinião deve ser respeitada, pelo menos para se respeitar também outras.

The End...

It's good to be back :plug: :jump:.
androidex
Sr. Member
Sr. Member

Mensagem por androidex »

Bom dia!

Concordo com as últimas opiniões em parte. Mas que fique bem claro que NÃO pretendo qualquer partidarismo sobre a minha visão anti-nazi.
Admito-o categórigamente que sou mesmo anti-extrema direita e tudo o que de mal essa ideologia transporta para as sociedades.
Para mim a Lego sempre foi e sempre será um brinquedo didáctico de construção digamos "engenhocas", o que ao longo de gerações tem apaixonado miúdos e graúdos.
Já vi aqui alguém dizer que não vê a Lego como um brinquedo de construção, o que me leva a perguntar o que será?!?!
Uns coleccionam o Lego por gosto, outros, como eu, para dar largas à imaginação não estando muito preocupado em montar o modelo original.
Bom, mas a simples questão, porque é mesmo simples, da inclusão do simbolo nazi num eventual set Lego, de certeza que irá causar muita polémica internacional, pois a Lego, penso eu de que, continua a ser o birnquedo mais neutro do mundo.

Lógicamente que quem compra, por exemplo, kits de aviões, ou outros tipos de kits de guerra, "pretende" que sejam fiéis ao original, o que implica terem mais ou menos qualidade, mais ou menos procura.
Por isso lógicamente que se sair o tal set na S@H com suástica vai agradar aos colecciondores neutros, mas vai ser polémico na mesma.
Penso que o problema desta polémica é lógicamente o debate de opiniões, e é perfeitamente normal que cada um tenha a sua opinião.
E foi por isso que quis conhecer as opiniões dos outros sócios!

Agora tenho a clara noção que existem sócios da PLUG que se acham mais fãs da Lego que outros, ou que não se pode falar mal disto ou daquilo, o que é péssimo.
No mundo do futebol, por exemplo, qualquer adepto de determinado clube, por mais fanático que seja, critica os seus jogadores, etc. Ou não é verdade?
Todos os dias isso acontece ;)

Mas uma coisa eu tenho a certeza, no dia que algum AFOL leve para uma exposição, seja em que país for, uma suástica em sculpture Lego (como referi mais atrás), vai haver "chatices!" 8)

Androidex
Roger_the_gogogo
Hero Member
Hero Member
Registado: 13 set 2006, 21:17
Contacto:

Mensagem por Roger_the_gogogo »

Mas uma coisa eu tenho a certeza, no dia que algum AFOL leve para uma exposição, seja em que país for, uma suástica em sculpture Lego (como referi mais atrás), vai haver "chatices!"
Auschwitz já foi replicada em LEGO. Com ou sem suásticas é a mesma coisa, e acho que ninguém ficou mais ou menos feliz.
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"

BrickTownTalk   Co-blogger   http://bricktowntalk.blogspot.com/
androidex
Sr. Member
Sr. Member

Mensagem por androidex »

Roger.

Teriamos de perguntar-lhes certo? ;)

Androidex
Roger_the_gogogo
Hero Member
Hero Member
Registado: 13 set 2006, 21:17
Contacto:

Mensagem por Roger_the_gogogo »

[quote="androidex"]
Roger.

Teriamos de perguntar-lhes certo? ;)

Androidex
[/quote]

Bem esquece, já não entendo a tua questão.

Então consideras sádicas aquelas pessoas que visitam Auschwitz como turistas?

Recriar tais "instalações" pode ser visto como uma espécie de memorial...

O Nazismo faz parte da história como outro acontecimento qualquer, tal como disse o Paulo - vê o caso dos piratas.

Se os miúdos até conseguem ter uma lição de história através de um set LEGO olha, melhor!
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"

BrickTownTalk   Co-blogger   http://bricktowntalk.blogspot.com/
Nuno Lino
Sócio
Sócio
Registado: 26 jul 2006, 20:31

Mensagem por Nuno Lino »

Roger_the_gogogo Escreveu:
Mas uma coisa eu tenho a certeza, no dia que algum AFOL leve para uma exposição, seja em que país for, uma suástica em sculpture Lego (como referi mais atrás), vai haver "chatices!"
Auschwitz já foi replicada em LEGO. Com ou sem suásticas é a mesma coisa, e acho que ninguém ficou mais ou menos feliz.
O haver "chatices" tem a ver com as pessoas serem mais ou menos sensiveis ao que está exposto. Percebo que se deve ter um bocado que cuidado com o que se expõe, mas sendo um retrato de um filme acho que estaria sempre salvaguardado.

Voltando aos piratas, para além das caveiras, por essa logica a lego também nunca deveria ter feito soldados imperiais. Os soldados azuis lembram em certo ponto os soldados napoliónicos. Eu também me podia sentir incomodado com isso. Fez este ano 200 anos que os franceses durante uma das suas invações ao nosso país chacinaram milhares de pessoas em Évora, a minha cidade.  Não é por esse facto que devo ser contra a lego fazer soldados imperiais, ou alguem fazer um moc de uma cena das invazões francesas.

O mesmo por exemplo se passa com a Cruz de Cristo, foram cometidas as maiores barbaridade a seu pretexto, como a inquisição, mas não é por isso que nao devem ser feitos moc's de igrejas. aliás a lego já teve igrejas em set's seus.

A diferença do caso do silbolo nazi e destes que dei é a espaço temporal. Nuns já passaram muitos anos para a nossa sensibilidade à questão ser inferior e não reagirmos logo mal. A Segunda Guerra Mundial ainda está muito fresca na nossa memoria colectiva e por isso é que se calhar existe maior reactividade.

Voltando à minha opinião, não me choca que esteja lá o simbolo, mas se ele não estiver também não sinto a necessidade de fazer um autocolante e ir lá por.

Nuno Lino
Sócio Fundador n.º 5 da PLUG
Imagem
Responder