MOC: Real ou Virtual

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.

Fazer concursos de MOC reais e de MOC virtuais separados

Sim
9
43%
Não
11
52%
Talvez
1
5%

Total de votos: 21

Super Pinga
Hero Member
Hero Member
Registado: 26 jul 2006, 23:37

Re: MOC: Real ou Virtual

Mensagem por Super Pinga »

[quote="Roger_the_gogogo"]
Abstenção também é, de certo modo, um voto de protesto, e pior para um governo é uma maior percentagem de abstenção do que de votos em branco... quem vota em branco preocupa-se que chegue com política para ir ao voto.  :D ;D
[/quote]
Aí está a maior falácia, fomentada pelos sucessivos governos!
Para um governo, o MELHOR que pode acontecer é ter uma grande abstençäo, porque quer dizer que podem fazer o que bem lhes apetecer e näo têm que prestar contas a ninguém--só a quem votou neles.

Se se pensa que a abstençäo é voto de protesto, desenganem-se. Abster-se é desligar-se, é desinteressar-se, é abrir o caminho a ditaduras, por mais "esclarecidas" que se intutulem.
É o aceitar de qualquer que seja o resultado.
Se não formos minimamente responsáveis pelos nossos destinos, perdermos a razão no acto de pedir contas a quem de direito.

O voto de protesto é mesmo o voto em branco. Se os abstencionistas "de protesto" votassem em branco (a serem assim tantos), haveríamos de ver se a comunicaçäo social näo os diferenciaria!
E aí, sim, os eleitores ganhariam o respeito da classe política.
Agora abstendo-se, aí é que nunca, mas nunca seräo levado a sério.
Ribatagus
Sócio
Sócio
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

[quote="Roger_the_gogogo"]
Abstenção também é, de certo modo, um voto de protesto, e pior para um governo é uma maior percentagem de abstenção do que de votos em branco... quem vota em branco preocupa-se que chegue com política para ir ao voto.  :D ;D
[/quote]
desculpem o off-tópico, mas apetece-me dar uma aula de formação cívica!  8)
É assustador a falta de conhecimento cívico da população em geral. Mas a classe política é a primeira que quer que isto aconteça, para poder fazer a sua vidinha sem que ninguém os chateie...

Já trabalhei em mesas de voto e sei do que estou a falar.  ;)

Existem 3 tipos de voto:
Voto normal - especifica inequivocamente uma força política (no caso de eleições) ou opção (no caso de referendos)

fonte: CNE - http://www.cne.pt/dl.cfm?FileID=648
Artigo 133º - Voto nulo
O voto nulo é um boletim de voto que não é branco , e não está preenchido inequivocamente em que força política votou. Por ter algum rabisco, palavra, mais que um quadrado preenchido, etc... Estes votos não têm valor legal.

Artigo 132º - Voto em branco
"Considera-se «voto em branco» o correspondente ao boletim de voto que não contenha qualquer sinal em qualquer quadrado.  "
Voto branco é também o chamado "voto de protesto".
À excepção das eleições presidenciais, este voto é válido e é um protesto legal.
Em alguns países, onde um voto branco é considerado nulo, o próprio boletim de voto tem uma cruz para assinalar "branco".

Todos conhecemos alguma terra que faz boicote às eleições. Fazê-lo é ilegal e constitui um crime. Se em vez disso se apelar ao voto branco, e este GANHAR, então o protesto tem validade legal! Agora digam isso aos "canas de senhorim" e semelhantes, em vez de fazerem figuras tristes...
Para efeitos estatísticos, uma abstenção é a opção de "não participação" no acto eleitoral. Legal? É. Vale de alguma coisa? não... Vejamos um exemplo de uns resultados eleitorais, fictícios:
50,5% partido A
25% partido B
10% partido C
15% ...
abstenção: 60%
O que quer isto dizer?

...agora, incluindo a abstenção e metendo as proporções correctas:
60% das pessoas NÃO votaram
30% votaram em A
15% votaram em B
...

Resultado: menos de 1/3 da população "manda" no restante, com maioria absoluta. Valem assim tanto como metade do país. Porquê? porque mais de metade NÃO foram votar...!
Agora reparem nisto: bastava que metade dos que não votaram, fosse votar num outro partido, para dar a volta ao resultado todo... :o

Conclusão: Não fiquem em casa. votem. nem que não gastem caneta. Se o fizerem até fazem valer a pena lá ter ido! Vale a pena "abalar a classe política", e não é a reclamar na rua. Como cidadãos, temos o direito de manifestação, e temos meios LEGAIS para o fazer. Vamos fazê-lo! ;)

agora com o resultado REAL deste inquérito:
O Fórum tem +-300 utilizadores. 21 votaram. 11 decidiram!
ISTO É: 3% MANDAM!
mas isto é "democracia"... uns poucos mandam [porque se exprimiram no voto] o resto segue calado [porque deixou passar o direito a opinar].
Isto é "democracia"... Mesmo que na prática passe a ser uma "ditadura consentida"...
Última edição por Ribatagus em 21 out 2008, 12:46, editado 1 vez no total.
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
INSTAGRAM BRICKSHELF
csiquet
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Contacto:

Mensagem por csiquet »

Muitos parabéns ao Ribatagus pelo curso.  :clapping:
Deverias publicá-lo antes das próximas eleições em Portugal. Nunca vi um povo com tanto desinteresse nas eleições dos seus líderes. Tantas abstenções...

Por acaso, o voto é obrigatório no meu país. Eu voto por correio.
Ribatagus
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

[quote="csiquet"]
Deverias publicá-lo antes das próximas eleições em Portugal. Nunca vi um povo com tanto desinteresse nas eleições dos seus líderes. Tantas abstenções...
[/quote]
Já está "agendado" no meu blog, e também vai aparecer noutros sites onde gosto de ir dizer umas "coisinhas" de vez em quanto. Está agendado para a altura das próximas eleições :P (que é quando valerá a pena publicá-lo)
http://vasser-ribatagus.blogspot.com

[quote="csiquet"]
[/quote]
Que país é esse?
-------
Vasco Serranho
INSTAGRAM BRICKSHELF
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="Ribatagus"]
Que país é esse?
[/quote]
Bélgica! Duh! :P
giacomo
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 10 out 2007, 17:01

Mensagem por giacomo »

[quote="csiquet"]

[/quote]

De quem será a culpa??
Ribatagus
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

[quote="AVCampos"]
[quote="Ribatagus"]
Que país é esse?
[/quote]
Bélgica! Duh! :P
[/quote]
(duhh mesmo... bastou uma visita ao tópico de apresentação!)  :-X  :-\

Em Portugal, o voto é um direito e não uma obrigação.
A diferença é que uma podes optar por fazê-lo ou não... uma obrigação penaliza-te se não o fizeres.
Fiquei curioso: sendo obrigatório, quais as sanções no caso de não votares?
(pela qualidade dos que são elegidos por causa de quem não vota...acho que temos uma penalização "silenciosa" mas muito grande! Mas isso são opiniões minhas...)
Última edição por Ribatagus em 22 out 2008, 12:15, editado 1 vez no total.
-------
Vasco Serranho
INSTAGRAM BRICKSHELF
csiquet
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Contacto:

Mensagem por csiquet »

[quote="Ribatagus"]
Em Portugal, o voto é um direito e não uma obrigação.
A diferença é que uma podes optar por fazê-lo ou não... uma obrigação penaliza-te se não o fizeres.
Fiquei curioso: sendo obrigatório, quais as sanções no caso de não votares?
(pela qualidade dos que são elegidos por causa de quem não vota...acho que temos uma penalização "silenciosa" mas muito grande! Mas isso são opiniões minhas...)
[/quote]

Podes visitar: http://www.guardian.co.uk/politics/2005 ... rapathy.uk e http://en.wikipedia.org/wiki/Compulsory_voting
Multas:
  • 1ª vez: 25€-50€
  • 2ª vez: 50€-125€
  • 4 vezes em 15 anos: não pode votar e não pode avançar numa carreira pública durante 10 anos
Mas as multas são raramente aplicadas
Responder