Onde arranjo um router?

Para conversar sobre tudo e sobre nada.
André Araújo
Sr. Member
Sr. Member
Mensagens: 304
Registado: 04 jan 2007, 21:03

Re: Onde arranjo um router?

Mensagem por André Araújo »

[quote="pesgores"]
Então, como é que fazes exactamente?
[/quote]

Ligo um cabo de rede á PS3 e outro á XBOX360, vindos do modem/router que tenho, como se fossem computadores normais que se ligam a uma rede.

É simples :)
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1141
Registado: 10 nov 2008, 15:40
Contacto:

Re: Onde arranjo um router?

Mensagem por Mortymore »

[quote="pesgores"]

E se eu já tiver Modem em casa, ...

[/quote]

Precisamente porque as pessoas pensam assim, e porque depois acontece o que já disse o AVcampos, é que me pareceu importante chamar a atenção para o pormenor.

É que os modems que tipicamente as pessoas usam, têm ligação USB, e depois é uma chatice chegar a casa com router novo e descobrir que não têm onde ligar o modem, pois é raríssimo encontrar um router com entrada USB que te aceite o modem. Por outro lado, a diferença de preço, se a houver, será tão pequena entre um router com e sem modem, que realmente só em casos muito particulares compensa estar a comprar sem modem. Por outro lado um router com modem integrado, fica tudo em 1 e reduzirás eventuais problemas de ligação/configuração.

Quanto a marcas, há muito boas marcas por aí, mas cá em casa só US Robotics.
Isto é o que tenho:

Imagem

O USR9108 tem: modem ADSL 2+ para linha analógica; router; switch 4 portas 10/100; wireless 802.11b/g e MAXg que é uma norma específica da USR com velocidades até 125Mbps

O USR8054 tem: router, switch 4 portas 10/100; wireless 802.11b/g e um modo Turbo que com velocidades até 125Mbps
Como não tem modem, tem uma entrada RJ45 que aceitará modems de qualquer tipo (linha analógica ou RDIS, ADSL ou cabo)

Se fores comprar o router a uma loja, nada como pedir ajuda a um funcionário em caso de dúvida, melhor ou pior, alguém ajudará qualquer coisa. Se as dúvidas persistirem, coloca-as aqui ao pessoal que certamente encontraras aqui quem te clarifique.

Já agora, da USRobotics, um router mais em conta, que tem modems ADSL 2+ analógico e wireless 802.11b/g, mas que só tem 1 saída RJ45, conheço também o USR9111, mas creio que já não será fácil de encontrar. Mas há outras coisas porreiras por aí.

Em relação a wireless, enquanto a norma 802.11n não for definitiva, eu cá não me chateava muito com pré-n ou o que lhe queiram chamar.

Abraço

PS: As antenas que tenho nos routers não são as originais, pois as que estão na foto são de 5dbs (maiores e mais "poderosas" que as originais)
Última edição por Mortymore em 30 nov 2008, 00:31, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
pesgores
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 2377
Registado: 03 fev 2008, 23:56
Localização: Massamá, Lisboa
Contacto:

Re: Onde arranjo um router?

Mensagem por pesgores »

Ahh...obrigado pelas explicações, mas não tenho a certeza de que captei tudo...

Então, tendo eu já um Modem, há a probabilidade de não ligar ao Router que acabar por vir, por isso vale a pena comprar um Router que já tenha Modem...

Como assim? ???

Peço desculpa, mas podiam simplificar um bocadinho a linguagem? :P
[align=center]Cogito, ergo vinco. (Penso, logo venço).
Pesgores: a comportar-se como um idiota desde 13/9/2004
Sócio PLUG nº71
[/align]
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13684
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Onde arranjo um router?

Mensagem por AVCampos »

Depende do modem que tiveres. Como é que ele liga ao computador?

Com ficha USB? [img height=64]http://help.bluebones.net/img/usb_plug.jpg[/img]
Ou com ficha RJ45? [img height=64]http://www.practicallynetworked.com/img/wiresinplug.jpg[/img]

Se for USB, bem podes tirar o brickzinho da chuva e tens de o substituir, pois é quase impossível encontrar um router que ligue ao modem por USB (com router, é ele que liga ao modem e não o computador). Nesse caso, podes optar por um modem com ficha RJ45 e um router em separado, ou um router com modem integrado.
Se for RJ45, o mais barato deve mesmo ser comprares um router à parte e ligá-lo ao modem que já tens.

Em relação à escolha entre modem+router ou modem com router integrado, prefiro a primeira: caso mudes de fornecedor de acesso à Internet, só precisas eventualmente de mudar o modem.
Avatar do Utilizador
pesgores
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 2377
Registado: 03 fev 2008, 23:56
Localização: Massamá, Lisboa
Contacto:

Re: Onde arranjo um router?

Mensagem por pesgores »

OK, é um RJ45, felizmente...
[align=center]Cogito, ergo vinco. (Penso, logo venço).
Pesgores: a comportar-se como um idiota desde 13/9/2004
Sócio PLUG nº71
[/align]
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1141
Registado: 10 nov 2008, 15:40
Contacto:

Re: Onde arranjo um router?

Mensagem por Mortymore »

[quote="AVCampos"]
...caso mudes de fornecedor de acesso à Internet, só precisas eventualmente de mudar o modem.
[/quote]

E mesmo aí... depende.

Só tem que mudar o equipamento se mudar o tipo de ligação, do estilo, de ADSL para cabo ou vice-versa, ou se mudar de uma linha analógica para RDIS ou vice-versa, porque tratando-se de mudanças de ISP mas baseados na mesma tecnologia/tipo de ligação o equipamento pode manter-se embora todos eles gostem que os clientes só usem equipamentos deles (ISPs). O problema é que o pseudo-técnicos de todos eles, se tiverem que reparar uma avaria no cliente, poucos se devem orientar com routers que não sejam prata da casa.  :P

Uma coisa é certa... mas tarde ou mais cedo se uma pessoa se quiser manter na onda, vai ter que mudar, seja porque passamos para ADSL superior á actual 2+, quer por causa do wireless passar a norma n... seja por causa de um novo sistema de encriptação de dados mais eficiente, seja pelo que for. Eu cá já não me chateio mais com "picuinhices". Também já fui dos que gostava de tudo separado. Acontece que o que custa um modem, um router (exclusivamente router), um switch, um access point, tudo separado, encontro router que com tudo que custam pouco mais de que o preço de cada um dos equipamentos em separado, ou mesmo menos do que alguns nomeadamente access points.

Mas cada um saberá o que melhor lhe convém. Cá para mim é tudo em 1 e no dia que tiver que mudar, vem tudo novo com o que houver de XPTO, e não fico agarrado a tecnologias ultrapassadas.

O meu primeiro router foi um USR8000 e usava com ele um modem diamond 56k. Só um SMC7404BRA (ainda funcionaria perfeitamente, mas tenho-o encaixotado) quebrou a linhagem USRobotics cá em casa. O printserver porta paralela que ele tem pode sempre vir a dar jeito.  ;)

Já agora... esqueci-me anteriormente de mencionar que o USR9108 também tem integrado um print server USB.  ;)

Abraço

PS: [quote="pesgores"]
OK, é um RJ45, felizmente...
[/quote]

Estás safo! Então é a escolha do freguês.  :bailinho:

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
PS2: Estive a dormir sobre o assunto e ocorreu-me que não conhecia nenhum modem ADSL, fornecido pelos ISPs, que tivesse ligação RJ45. Ou melhor, só me lembro de 1 que em tempos a SAPO fornecia mas custava uns €75, salvo erro, que se destinava a ser usado com uma consola qualquer.
Isto quer dizer que, desconfio que ou tens uma ligação cabo, pois aí sim parece-me que é (ou era) comum os modems terem até os 2 tipos de ligação USB e RJ45, ou então o que tens na verdade é um router pequenino, tipo o SpeedTouch 516, passível de ser confundido com um simples modem.

Ora bem, o que realmente importa para que se possa fornecer uma ajuda mais apropriada, é saber que tipo de ligação tens ADSL/cabo, analógica/RDIS, qual a marca e modelo do equipamento que tens, e talvez o teu ISP (fornecedor de serviço internet), já que algumas pessoas reportam certas "incompatibilidades" entre alguns equipamentos e ISPs.
Última edição por Mortymore em 30 nov 2008, 12:22, editado 1 vez no total.
Responder