Aqui entra o omnipresente problema do controlo de pneumáticos com o RCX: actuar o raio das válvulas! Como preciso dos outros outputs do RCX, tenho de usar só um motor para controlar 4 válvulas (duas a duas; podiam ser só 2 ao todo, mas não tenho T's suficientes), com um diferencial para dividir as duas direcções de rotação.
Enfim, acho que duas imagens valem mais que mil palavras... esta é uma réplica exacta do módulo que fiz para actuar as válvulas, e o mesmo em "corte" para se perceber melhor como funciona. A peça azul é um sensor de rotação para saber quando parar de rodar.

O problema é que esta coisa, com os eixos em cima pressionados pelos elásticos contra as engrenagens de 16 dentes e com o esforço de actuar tantas válvulas, mal se consegue mexer! E não posso fazer mais desmultiplicação das engrenagens, senão o robot demoraria algumas horas só para dar um passo.
Alguém tem alguma ideia sobre como resolver este embróglio, sem comprar T's adicionais? Basta-me uma sugestão, não quero que montem isto de castigo só para me tirar a dúvida.

[/align]
[/align]