Informações quanto ao MINDSTORMS
-
Joret
- Newbie

- Registado: 26 abr 2007, 20:11
Informações quanto ao MINDSTORMS
Boas Pessoal...
Sou novato nestas andanças e vou utilizar pela primeira vez legos com o intuito de participação num concursode robótica, mas antes gostaria de ter mais informações específicas de certos componentes, tais como:
- que tipo de linguagem de programação usa o NXT Intelligent Brick, quantos acessórios sepodem lá ligar, etc...
- se existem receptores de infravermelhos eemissores ?(estive à procura mas não encontrei)...
- o Interactive Servo Motor já tem incluidas as rodas?
- os sensores ultrasónicos funcionam sem problemas?
- No meu caso é para ligar pelo menos 7 elementos extra ao NXT Intelligent Brick, cabem todos? é possivel interligar NXT Intelligent Brick entre sí???
Desde já obrigado
Sou novato nestas andanças e vou utilizar pela primeira vez legos com o intuito de participação num concursode robótica, mas antes gostaria de ter mais informações específicas de certos componentes, tais como:
- que tipo de linguagem de programação usa o NXT Intelligent Brick, quantos acessórios sepodem lá ligar, etc...
- se existem receptores de infravermelhos eemissores ?(estive à procura mas não encontrei)...
- o Interactive Servo Motor já tem incluidas as rodas?
- os sensores ultrasónicos funcionam sem problemas?
- No meu caso é para ligar pelo menos 7 elementos extra ao NXT Intelligent Brick, cabem todos? é possivel interligar NXT Intelligent Brick entre sí???
Desde já obrigado
-
Platonic
- Sr. Member

- Registado: 26 abr 2007, 19:09
Re: Informações quanto ao MINDSTORMS
Linguagem penso que é C++ 
- AVCampos
- Sócio

- Registado: 27 fev 2007, 19:26
- Contacto:
Olá Joret, bem-vindo! Podes criar um tópico de apresentação aqui, para te dares a conhecer ao resto do pessoal. 
Quanto ao NXT...
Quanto ao NXT...
- É programado numa linguagem parecida com G, usada no LabView da National Instruments.
- Não existem interfaces de infravermelhos para ele (o precursos do NXT, o RCX, usa IV mas o NXT não), mas acho que anda-se a desenvolver uma.
- O conjunto, entre outras peças, traz também rodas. Mas podes lá ligar outras rodas Technic que tenhas.
- Só tendo um NXT é que posso saber (algum voluntário para me oferecer um?
), mas, pelo que sei, os sensores de ultra-sons medem distâncias com precisão, mas não a direcção dos obstáculos. - O NXT dá exactamente para ligar 7 elementos: 3 servos e 4 sensores. Claro que se lhe podem ligar outras peças, senão não se conseguia fazer grande coisa.

- Pode-se ligar vários NXT's, se não me engano 3 no máximo. Eles comunicam entre si via Bluetooth.
- Conchas
- Direcção

- Registado: 26 jan 2007, 15:20
- Contacto:
Estão em desenvolvimento algumas das coisas que mencionas.
A LEGO pela primeira vez fez acordos OEM e tem outras empresas a produzir sensores "autorizados" para o NXT.
Uma delas é a HiTechnic que tem na calha quase tudo o que mencionas (links IR e módulos de expansão) entre outros sensores já comercializados nos US (já tenho alguns).
http://www.hitechnic.com/ (vê 'Products' e 'Development Lab'. Não consigo obter os links directos...)
A LEGO pela primeira vez fez acordos OEM e tem outras empresas a produzir sensores "autorizados" para o NXT.
Uma delas é a HiTechnic que tem na calha quase tudo o que mencionas (links IR e módulos de expansão) entre outros sensores já comercializados nos US (já tenho alguns).
http://www.hitechnic.com/ (vê 'Products' e 'Development Lab'. Não consigo obter os links directos...)
FCorreia
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
- gads
- Administrator

- Registado: 11 set 2006, 23:58
A microsoft também anda a desenvolver algo que funciona com os mindstorms - MS Robotics
http://msdn2.microsoft.com/en-us/robotics/default.aspx
Ainda não experimentei, mas segundo um colega meu, supostamente consegues simular o comportamento do robot no PC.
http://msdn2.microsoft.com/en-us/robotics/default.aspx
Ainda não experimentei, mas segundo um colega meu, supostamente consegues simular o comportamento do robot no PC.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
-
Joret
- Newbie

- Registado: 26 abr 2007, 20:11
desde já obrigado a todos os que se disponizaram para me ajudar, e todas as informações colocadas foram úteis.
Mas o objectivo final do meu robot seria seguir um sinal infravermelho com uma determinada frequencia. pelos vistos até ao momento o RCX é o único que dá, já estive à procura mas não encontro nada sobre esse alguem me pode ajudar??
obrigado
Mas o objectivo final do meu robot seria seguir um sinal infravermelho com uma determinada frequencia. pelos vistos até ao momento o RCX é o único que dá, já estive à procura mas não encontro nada sobre esse alguem me pode ajudar??
obrigado
- AVCampos
- Sócio

- Registado: 27 fev 2007, 19:26
- Contacto:
Para fazer essas coisas avançadas com os infravermelhos, o software standard de programação do RCX, o RCX Code, não dá. O passo seguinte natural é usar uma linguagem alternativa, mantendo o mesmo firmware.
Para esse efeito, a mais utilizada é o NQC, que, com o firmware 2.0 no RCX, pode receber dados série via infravermelhos, não só as mensagens standard.
Mas, em vez de usar o NQC assim como está, é capaz de dar mais jeito usá-lo num ambiente de desenvolvimento completo, como o Bricx Command Center.
Para esse efeito, a mais utilizada é o NQC, que, com o firmware 2.0 no RCX, pode receber dados série via infravermelhos, não só as mensagens standard.
Mas, em vez de usar o NQC assim como está, é capaz de dar mais jeito usá-lo num ambiente de desenvolvimento completo, como o Bricx Command Center.