Caracóis para petisco
Um Hipermercado que abriu recentemente aqui na zona, no qual infelizmente ainda não encontrei LEGO à venda, teve por outro lado a feliz ideia de vender caracóis em sacos que devem rondar o 1Kg.
Sei que aqui por perto há uma empresa que deles faz cultura mas vende-os em baldes com cerca de 5Kg, o que é muito caracol para fazer apenas um petisco para 2...4 pessoas que queriam passar uma tarde de Verão a conversar, a beber umas bjecas ou um "tinto americano" (Coca-Cola).
Então lá fui comprar um saquinho dos bichinhos que põem os pauzinhos ao Sol, e vou deixar aqui a forma como os arranjei.
1,2Kg de caracóis (era aproximadamente o peso do saco que comprei)
1 cebola média
2 ou 3 dentes de alho grandes
2 ou 3 malaguetas pequenas (daquelas secas que se vendem em saquinhos)
2 folhas de louro
2 ou 3 pitadas de pimenta branca em pó
orégãos (em quantidade generosa)
azeite (um fiozinho)
sal (talvez 1 punhado... depende do tamanho da mão)
Ainda antes de abrir o saco de rede onde vinham os caracóis, coloquei-o dentro de uma bacia e fui-os passando por água para os lavar. A sujidade que continham devia-se essencialmente a bocadinhos de ervas por onde devem ter andado, porque de resto pareceu-me que devem ter levado "tratamento" prévio pois não largaram baba, mas se for necessário pode juntar-se um pouco de vinagre para acelerar esse processo de lavagem. Depois de me parecerem lavados, abri o saco e despeje-os na bacia e ainda levaram mais umas enxaguadelas.
Entretanto coloquei numa panela a cebola cortada aos gomos, as folhas de louro a que tirei previamente o veio central, os alhos cortados ás rodelas, 3 pitadas de pimenta branca em pó, 3 malaguetas, e por cima disto tudo espalhei orégãos generosamente e depois reguei com um fio de azeite (não juntar já o sal). De seguida despejei alguma água na panela e depois coloquei lá dentro os caracóis. Ajustei a quantidade de água acrescentando mais alguma por forma a que esta estivesse 2 a 3 dedos acima no nível dos caracóis.
Só então acendi o lume, que deve ser sempre brando, pois isso fará com que os caracóis saiam mais da casca e sejam posteriormente mais fáceis de retirar com o palito.
Quando levantou fervura, juntei um punhado de sal (não foi muito sal porque não tenho a mão grande, nem o punhado foi ganancioso).
Se os caracóis não tiverem passado por um processo prévio de libertação de "ranhoca", pode formar-se alguma espuma durante a cozedura, que deve ser removida de tempos a tempos com uma espumadeira, no decurso das 1.5 a 2 horas que os caracóis vão estar a banhos na panela. Os que comprei estariam já "limpinhos" porque nunca se formou espuma.
Depois de terem cozinhado e arrefecido um pouco, andei à cata dos gomos de cebola e do louro, que removi.
Se os caracóis não forem para comer na hora, devem depois ser um pouco aquecidos.
Por outro lado a bebida que os acompanhar deve estar bem fresquinha.
Servem-se em pratinhos ou tijelas pequenas, regados com algum molho, e auxiliados por outro prato ou tijela igual, onde se vão depositando as cascas. Não esquecer de fornecer palitos.
Abraço