Comboios - Comparar Escalas de sets para mocs

Para os entusiastas dos temas contemporâneos.
Responder
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3340
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Comboios - Comparar Escalas de sets para mocs

Mensagem por Sujiro »

Só para originar discução (saudável) abro este tópico para explicar porque uso uma escala maior nos meus MOCs que a Lego usa normalmente em Sets

Como alguém (não quero acusar ninguém mas foi o Conchas,lol) disse na montagem do ECI: "Vocês fazem os Comboios muito compridos"

Hoje a fazer umas limpezas ao lego fotografei os mesmos e cheguei a uma conclusão que pode ferir sustetibilidades que é: "A Escala da Lego é Ridicula,lol"

Compreendo que como brinquedo e para o publico alvo seja melhor encurtar as carruagens e locomotivas de forma a consumir menos peças e acompanhar aquelas curvas "à lá montanha Russa" dos carris usuais da Lego.

Mas por exemplo um conjunto de sets que formam o "Santa Fé" já foi mais destinado para Afols e recria um antigo comboio norte americano.
Na minha opinião o desenho está bm conseguido, mas... parece que houve um choque frontal com uma montanha, porque está compactado ainda para mais a recriar um tipo de comboio que costuma ser "uma ganda besta"

Quando faço os meus mocs tento recriar o máximo possivel tudo o que o modelo real tem, para tal é preciso um "esticanço"
Não conheço carrugens excepto as "Talgo"(... :whistle:...) que tenham menos de 8 janelas laterais, se me passasse ao lado esse pequeno grande detalhe, nunca conseguiria fazer carruagens ou locomotivas tão parecidas com os reais.

Quanto à altura, não tenho nada a apontar, cabem Minifigs de Pé, quanto à largura, já esqueço as minifigs e uso uma relação de comparação com o resto dos veiculos e carris, ninguem manda os MF serem gordos(largos) é o que dá comerem fast food (comida de plastico aka ABS)

Seguem algumas imagens de comparação de tamanhos

http://www.brickshelf.com/gallery/Sergi ... 010175.jpg quem disse que a Esmeralda era grande?

http://www.brickshelf.com/gallery/Sergi ... 010176.jpg até a 2600 é maior  >:D

Para que seja explicado em Studs, a lego usa entre os 25 e 30 studs de comprimento, eu não faço a coisa por menos de 40 studs  :P


Agora fica aqui uma pergunta: acham mesmo que era possivel fazer os Meus Mocs à escala normal da Lego?
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: Comboios - Comparar Escalas de sets para mocs

Mensagem por Suntzu »

Isso é um tema com pano pa mangas mas pessoalmente tb acho que fazem MOCs muito compridos e isso notas bastante nas curvas onde se perde algum realismo...

O problema do LEGO é a relação entre a bitóla ( 6studs) e o diâmetro das roda.

Acho que a se minimizaria o problema com bitóla de 8 mantendo as rodas.

Digo eu...

Mas agora offtopic. O maior maior problema da LEGO, qt a mim nem é nos comboios, é de facto existir apenas 1 diâmetro de axle technic... :notcool: Isso sim limita muita coisa.
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3340
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: Comboios - Comparar Escalas de sets para mocs

Mensagem por Sujiro »

O problema nem é a bitola para mim é mesmo o angulo das curvas, claro que as novas e feiosas linhas flexiveis são uma valente ajuda, mas quem usa 9V não serve. Existe uma edição (que não me lembro qual) de Railbricks que mostra uma tecnica de curvas suaves que basicamente só usa carris rectos e dá um efeito bem real como se pode ver neste video.




outra forma é usar "curva-recta-curva-recta"

há sempre alguém que dá "a volta ao sistema"  >:D
Nuno Lino
Sócio
Sócio
Mensagens: 2169
Registado: 26 jul 2006, 20:31
Localização: Évora

Re: Comboios - Comparar Escalas de sets para mocs

Mensagem por Nuno Lino »

Grande Sugiro,

A gente gosta é das tuas locomotivas e carruagens o mais reais possiveis. ;) Isso é que faz as pessoas olharem e reconhecerem o que veem.

Escala de set's é uma coisa, são comboios para brincar, escala de moc's é outra, é quase modelismo feito em Lego.

Grande Mocador da Classe Ferroviária continua o que tens feito que a gente gosta.  ;D

Nuno Lino
Sócio Fundador n.º 5 da PLUG
Imagem
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15878
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Comboios - Comparar Escalas de sets para mocs

Mensagem por Conchas »

Tudo tem o seu lugar.

É facil de compreender que não seria adequado a LEGO fazer material muito comprido nos sets, por vários motivos.
Além do número de peças encarecer demasiado o modelo, torna as composições muito compridas e pesadas. Aí começam todos os tipos de problemas.
Consumos mais elevados, curvas, comboios que deixam de andar com as pilhas um pouco mais fracas, múltiplos motores, etc...

Para AFOL é tudo válido e o realismo assume uma importância fundamental. Estes também são muito mais capazes de resolver os problemas do que as crianças, que em vez de brincar com o modelo, ficariam frustradas com muito mais facilidade.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3340
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: Comboios - Comparar Escalas de sets para mocs

Mensagem por Sujiro »

[quote="Conchas"]
Tudo tem o seu lugar.

É facil de compreender que não seria adequado a LEGO fazer material muito comprido nos sets, por vários motivos.
Além do número de peças encarecer demasiado o modelo, torna as composições muito compridas e pesadas. Aí começam todos os tipos de problemas.
Consumos mais elevados, curvas, comboios que deixam de andar com as pilhas um pouco mais fracas, múltiplos motores, etc...

Para AFOL é tudo válido e o realismo assume uma importância fundamental. Estes também são muito mais capazes de resolver os problemas do que as crianças, que em vez de brincar com o modelo, ficariam frustradas com muito mais facilidade.
[/quote]

Concordo plenamente, mas acho estranho por exemplo iventaem um set supostamente à escala Minifig com tamnhos absurdos como o camião dos agentes e depois fazer comboios pequenos.

Mas sim compreendo o facto de dar mais jeito a escala normal da Lego e não pretendo muito discutir isso

A minha intenção seria discutir mais o "os Mocs devem ou não ser feitos na mesma escala?"
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15878
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Comboios - Comparar Escalas de sets para mocs

Mensagem por Conchas »

Concordo que os MOCs de AFOLS devem ser feito numa escala mais interessante para os mesmos.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1306
Registado: 18 fev 2009, 15:47
Localização: Dinamarca
Contacto:

Re: Comboios - Comparar Escalas de sets para mocs

Mensagem por Cassiebsg »

Sim, a escala da LEGO nos comboios (e não só) é ridicula. :(

Continua a fazer os teus combois a uma escala realista, que é isso que lhe dá charme e interrese.

Agora, claro, que se a tua intensão for criar uma caricatura de comboio, então a escala da LEGO é perfeita. ;)
There are those who believe that life here began out there...
Avatar do Utilizador
Jnunes
Sócio
Sócio
Mensagens: 2646
Registado: 27 jul 2006, 00:35
Localização: FERNÃO FERRO -SEIXAL

Re: Comboios - Comparar Escalas de sets para mocs

Mensagem por Jnunes »

podem ver aqui como se resolve o problema das curvas apertadas

http://railbricks.com/media/railbricks_1.pdf


na revista RAILBRICKS 1 | The Premiere Issue


pagina 32 ,33

--------------------------------------------------------------------------------




jnunes
Última edição por Jnunes em 09 jan 2010, 23:28, editado 1 vez no total.
Imagem
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Comboios - Comparar Escalas de sets para mocs

Mensagem por AGarcia »

Também sou da opinião que os MOCs (não só de comboios) devem ser feitos a uma escala mais realista.
A questão do ângulo das curvas, tem que se lhe diga. A LEGO não se pode dar ao luxo de ter curvas com vários raios, como acontece no modelismo ferroviário, por exemplo. Este ângulo não pode ser muito largo, senão não ha espaço para criar um layout. Aliás, como se pode ver pelo vídeo que o Sugiro postou, aquelas curvas estão mais realistas mas quase que dão a volta à casa toda...

Se já à escala mais usada em modelismo ferroviário (H0 - 1/87) é dificil ter curvas à escala real... então em LEGO pior ainda...

Só para dar um exemplo, mostro-vos uma foto em que se vê curvas na escala H0 e de LEGO, tendo estas ultimas um ângulo mais apertado, quando deveria ser precisamente o oposto!

Imagem
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Responder