Uma razão possível é não estar a ocupar o espaço interior com os emperquitelaitanços PF, que tiram detalhes como o motor... e, claro, não terem de se preocupar com a carga das pilhas.
Melhor que 9V, só mesmo 12V: partilha a vantagem do 9V de não precisar de acartar alimentação, e tem todos aqueles automatismos extra. O carril extra central é que... pronto...
Mas o tópico era sobre largura dos comboios, não era?