Truck Trial

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
AGarcia
Administrator
Administrator
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Contacto:

Re: Truck Trial

Mensagem por AGarcia »

Para quem gosta de visualizar Truck Trial. Segue uma prova algures na Polónia no passado dia 14 de Maio.
É muito extenso, mas vale a pena, pois tem cenas em slow motion.

http://www.youtube.com/watch?v=4ly8cPRlc4g

:fixe:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Nave4x4
Newbie
Newbie
Registado: 31 dez 2008, 01:55

Mensagem por Nave4x4 »

[quote="Pebrick"]
[quote="AVCampos"]
Tudo depende da escala a que estás a pensar construir. ;) Imagino que, à escala que exige motores XL ou RC, o motor será a menor das preocupações... coisas como robustez da estrutura e evitar torcer eixos e partir engrenagens tornam-se mais importantes.
[/quote]

Para quem diz que nunca experimentou estás muito esclarecido!  ;D
Eu apesar de não ter concretizado por aí além confirmo que essas são preocupações reais. Foi chocante ver uma engrenagem a 90º despedaçar-se e ir encontrar os restos mortais a três cantos do quarto.  :notcool:
É tipo homem aranha… “com grande poder, vem grande responsabilidade”.. eheh  :whistle:

Ao Garcia
Eu estou a fazer protótipos à escala do super carro e ter um motor M a cada roda já dá um efeito engraçado. Os XL são mais desmultiplicados, portanto têm mais torque e menos velocidade. Claro que podes ter uma conversão de engrenagens (grande (motor) – pequena (roda)) mas tal como disse o Alexandre… estás a convidar a torção de eixos ou coisas assim…

Cumps,
Pedro Pebrick

[/quote]

Boas :)

Desculpem estar a meter-me, mas... Como viciado em Trial (Lego e não Lego)... Pessoalmente o mais dificíl não é o tipo de suspensção, mas sim construir um bom eixo dianteiro com tracção e que permita alguns abusos, isto tudo tentando manter uma forma compacta e suspensa de uma maneira +/- realista...

O melhor que cheguei até agora foi este:

Imagem
BrickShelf: http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=475974

É um eixo rígido de 5 apoios, os dois laterais e um superior em "A" que actua quase como um pendulo articulado mantêm o eixo no seu lugar, em conjunto com os dois amortecedores que ajudam a uma boa resistencia e permite algum cruzamento sem o eixo saltar fora, infelizmente tenho de o melhorar pois cruza bastante pouco...

Do género do eixo traseiro do meu Tipo-2 e Tipo-4 lembram-se? Mas com direcção e amortecedores pequenos em vez dos grandes... Alguém em dá ideias para melhorar este eixo? ???

Agora como tenho mais peças, ando a estudar uma suspensão "multilink" do tipo da que o André Araújo usou no seu Jipe de Corridas... Lembram-se?

Imagem

Mas primeiro tenho de construir uma espécie de "Thin Racer" para ver se a ideia funciona em eixos motorizados antes de começar a "descascar" o meu Tipo-5 para adaptar eixos novos...

Até agora não tive problemas com torção de eixos, apenas uma coroa de 8 dentes e alguns cardans que foram a vida... Mas graças ao BrickLink encomendei um grande stock de sobressalentes! :expectation:

Cump's
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Pois, o eixo dianteiro é sempre o mais problemático por causa de ter de ser ao mesmo tempo complexo e robusto...
Estou a ver porque anseias pelo 8110: aquelas peças de transmissão e suspensão parece que calham aí que nem uma luva!
Nave4x4
Newbie
Newbie

Mensagem por Nave4x4 »

Pessoal quero partilhar com vocês algumas fotos do meu Tipo-5, não era para vos mostrar já pois queria melhorar alguns aspectos, mas devido ao falhanço dos testes de hoje... Apresento-o já pois vai ser desmontado:

Motor XL (transmissão).
Motor M (direcção).
Motor M (gincho).
Transmissão 4x4 com dois diferenciais.
Motor falso funcional, com ventoinha.
Suspensão realista (sem batotas pendulares). :P

Imagem
Brickshelf: http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=476450

Já agora... O que acham que falhou neste modelo?
Espero que gostem! ;D
Perguntas ou questões? ;)

Cump's
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Fixolas, parece camião americano! :clapping:

O que falhou? Hmm,.. a distância ao solo entre as rodas, que não sei como se chama mas que é o que os "portal axles" ajudam a resolver?

[quote="Nave4x4"]
Suspensão realista (sem batotas pendulares). :P[/quote]
Batotas? ???
Nave4x4
Newbie
Newbie

Mensagem por Nave4x4 »

Brincadeira! ;)
Eu sou um pouco "anti-pendular", penso que facilita muito as coisas... E se é fácil... Não me serve. ;D

O que falhou foi o eixo dianteiro, que tinha um veio de transmissão demasiado curto... O que levou mais um cardan a estalar... Foi curado agora com super cola 3... Mas... Curiosamente com o eixo dianteiro sem tracção as prestações não foram muito diferentes... >:(

A distância ao solo não foi um grande problema, mas sem dúvida que um eixo portal ajuda... No entanto não quero alargar o eixo muito mais, porisso terei de esperar pelo 8110...

Vou tentar arranjar algo parecido com o 8081 com 4x4 e PF... Que já está "under construction"! ;)

Cump's
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Parece-me que a vantagem principal do 8081 é ter muito espaço para modificações... talvez a única vantagem para além do aspecto.
Nave4x4
Newbie
Newbie

Mensagem por Nave4x4 »

O 8081 não tem só bom aspecto como tem um bom chassi, é uma excelente base para alterações e motorizações... De resto... Blha... :P
Na minha opinião considero o preço um pouco exagerado (preço igual ao 8041, que é muito mais detalhado), devido a ser bastante pobre em peças... Até o 8068 tem peças mais úteis...

Ainda bem que a Lego tem os livros de instruções para download... ;D
Peças não me faltam! :expectation:

Cump's
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Para mim o 8081 é melhor que o 8041 por, apesar de ter "menos motor", ao menos ter suspensão...

Ah, e o 8041 também tem um modelo B melhor, mas para peças continuo a preferir o novo.
Nave4x4
Newbie
Newbie

Mensagem por Nave4x4 »

Pessoal acabei ontem o meu protótipo do Tipo-6, é apenas um veículo de testes por isso não o vou apresentar como sendo um MOC... Serviu apenas para testar uns novos eixos e direcção que andei a engenhocar... :-)||

Imagem

O veículo não se comportou mal, mas devido à construção apressada (cerca de 8 horas) havia muitas "arestas para limar", e quando entrava em esforço numa subida... La começava tudo a estalar por causa das folgas criadas pela pressão do motor na transmissão...
Alguém já tinha experientado este tipo de direcção que usei?

Imagem

Para ver mais: http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=476803
Espero que gostem!
Cump's ;)
Responder