[quote="Pebrick"]
[quote="AVCampos"]
Tudo depende da escala a que estás a pensar construir.

Imagino que, à escala que exige motores XL ou
RC, o motor será a menor das preocupações... coisas como robustez da estrutura e evitar torcer eixos e partir engrenagens tornam-se mais importantes.
[/quote]
Para quem diz que nunca experimentou estás muito esclarecido!

Eu apesar de não ter concretizado por aí além confirmo que essas são preocupações reais. Foi chocante ver uma engrenagem a 90º despedaçar-se e ir encontrar os restos mortais a três cantos do quarto.
É tipo homem aranha… “com grande poder, vem grande responsabilidade”.. eheh
Ao Garcia
Eu estou a fazer protótipos à escala do super carro e ter um motor M a cada roda já dá um efeito engraçado. Os XL são mais desmultiplicados, portanto têm mais torque e menos velocidade. Claro que podes ter uma conversão de engrenagens (grande (motor) – pequena (roda)) mas tal como disse o Alexandre… estás a convidar a torção de eixos ou coisas assim…
Cumps,
Pedro Pebrick
[/quote]
Boas
Desculpem estar a meter-me, mas... Como viciado em Trial (Lego e não Lego)... Pessoalmente o mais dificíl não é o tipo de suspensção, mas sim construir um bom eixo dianteiro com tracção e que permita alguns abusos, isto tudo tentando manter uma forma compacta e suspensa de uma maneira +/- realista...
O melhor que cheguei até agora foi este:

BrickShelf:
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=475974
É um eixo rígido de 5 apoios, os dois laterais e um superior em "A" que actua quase como um pendulo articulado mantêm o eixo no seu lugar, em conjunto com os dois amortecedores que ajudam a uma boa resistencia e permite algum cruzamento sem o eixo saltar fora, infelizmente tenho de o melhorar pois cruza bastante pouco...
Do género do eixo traseiro do meu Tipo-2 e Tipo-4 lembram-se? Mas com direcção e amortecedores pequenos em vez dos grandes... Alguém em dá ideias para melhorar este eixo?
Agora como tenho mais peças, ando a estudar uma suspensão "multilink" do tipo da que o André Araújo usou no seu Jipe de Corridas... Lembram-se?
Mas primeiro tenho de construir uma espécie de "Thin Racer" para ver se a ideia funciona em eixos motorizados antes de começar a "descascar" o meu Tipo-5 para adaptar eixos novos...
Até agora não tive problemas com torção de eixos, apenas uma coroa de 8 dentes e alguns cardans que foram a vida... Mas graças ao BrickLink encomendei um grande stock de sobressalentes!
Cump's