Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!

Para os entusiastas dos temas contemporâneos.
Responder
Avatar do Utilizador
Super Pinga
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1066
Registado: 26 jul 2006, 23:37

Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!

Mensagem por Super Pinga »

Bom povo, andava aqui a brincar com o Track Designer e realmente enfada-me de que ao passar para os 9V a Lego impossibilitou a existência de "linha dupla" tipificada no 7866.

Dir-me-äo que foi uma medida de futuro, pois a tendência foi para os veículos alargarem, e os comboios näo säo excepçäo. E que se pode fazer algo similar ao 7866, mas as cancelas já têm de estar nas placas adjacentes. :-\

O que fazer entäo às linhas azuis? Veio-me à ideia de que podemos enfiar os nossos eléctrico do 8404 e similares nessas linhas!!! Desse modo as estaçöes de eléctrico seräo mais compactas, como convém numa cidade! E quem diz eléctrico diz metropolitano, é claro!  ;D

(aposto que alguém já teve semelhante ideia) :whistle:
cvgomes
Newbie
Newbie
Mensagens: 1
Registado: 04 abr 2012, 19:28
Localização: Belgica

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!

Mensagem por cvgomes »

Tive de facto ideia semelhante, mas ainda nao passei á acção. Estava mesmo a procurar o forum por experiencias semelhantes feitas por outros utilizadores.
Avatar do Utilizador
Antonio Carvalho
Sócio
Sócio
Mensagens: 2625
Registado: 03 mai 2009, 12:13
Localização: Leiria

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!

Mensagem por Antonio Carvalho »

Por acaso foi uma das coisas que me veio à cabeça, ainda esta semana, a olhar para as linhas azuis e a pensar onde por o elétrico... Só os juntei mesmo ao reparar nas cores :P azul e branco ahah...
LEGO Military
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13803
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!

Mensagem por AVCampos »

Tanto as azuis como as cinzentas que se lhes seguiram dão para fazer vias com 4 studs de largura... em recta. A curvatura dos carris curvos, no entanto, só permite linhas paralelas se tiverem 6 de largura. :notcool:

Poder=se-ia utilizar às peças novas de linha 4L que saíram no Temple of Doom, na Mothership e no playset do Joker, mas as suas terminações não encaixam bem nos carris rectos, para além de terem agarradas às traves transversais cujo nome não me lembro. :(

Passa=se exactamente o mesmo problema que para os mini=comboios!
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3272
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!

Mensagem por JMCampos »

[quote="AVCampos"]
(...) para além de terem agarradas às traves transversais cujo nome não me lembro. :(  (...)
[/quote]

Travessas ou chulipas (do inglês sleepers:fixe:
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
Super Pinga
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1066
Registado: 26 jul 2006, 23:37

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!

Mensagem por Super Pinga »

[quote="AVCampos"]A curvatura dos carris curvos, no entanto, só permite linhas paralelas se tiverem 6 de largura.[/quote]
Mas pelo menos podes meter travessas largura-6, dá-te uma espiga de cada lado para construir relativamente aos carris actuais. Podes construir até à linha, se me faço entender.

Com com carris actuais podes construir até à linha, com 2 placas já em cima da ponta das travessas largura-8, o que visualmente näo afecta, mas afecta a "modularidade" do conjunto, especialmente quando o queres mudar de sítio--vem a linha e a estaçäo agarrada! ;D
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!

Mensagem por Suntzu »

[quote="JMCampos"]
[quote="AVCampos"]
(...) para além de terem agarradas às traves transversais cujo nome não me lembro. :(  (...)
[/quote]

Travessas ou chulipas (do inglês sleepers:fixe:
[/quote]

é sulipas... ( pelo menos é assim que vem em cadernos de encargos da REFER)
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3272
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!

Mensagem por JMCampos »

[quote="Suntzu"]
é sulipas... ( pelo menos é assim que vem em cadernos de encargos da REFER)
[/quote]

Sem querer entrar em polémicas... segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, sulipa é o termo brasileiro correspondente aos portugueses chulipa ou dormente:fixe:

... mas, pelos vistos, agora todos temos de escrever em brasileiro...  >:D
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13803
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!

Mensagem por AVCampos »

Entre sulipas e chulipas. vocês são é chalupas! :D
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: Usar linhas de 4,5 ou 12V para eléctricos!

Mensagem por Suntzu »

[quote="JMCampos"]
[quote="Suntzu"]
é sulipas... ( pelo menos é assim que vem em cadernos de encargos da REFER)
[/quote]

Sem querer entrar em polémicas... segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, sulipa é o termo brasileiro correspondente aos portugueses chulipa ou dormente:fixe:

... mas, pelos vistos, agora todos temos de escrever em brasileiro...  >:D
[/quote]

Mas é engraçado porque ante de te corrigir, fui ver ao google ( pois já vi escrito de 2 formas:  SUlipa e SOlipa) e dado que Sulipa tem mais entradas deduzi que fosse correcto.

Foi a primeira vez que vi "chulipas" com "ch" daí pensar que estava errado...  :whistle:
Mas já verifiquei que tb se usa.  Aparentemente os 3 termos estão correctos e até faz sentido pois é um "aportuguesamento" da palavra  inglesa "sleeper".
Última edição por Suntzu em 06 mai 2012, 10:50, editado 1 vez no total.
Responder