Página 8 de 31
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 16 nov 2015, 23:41
por gads
Eu gosto de todos os exemplos

Assim sendo e porque já estou a ficar como o [member=659]AlexandreRibeiro[/member] em que quero começar a construir o que sugerem como próximo passo?
Abrir uma poll para seleccionarmos o aspecto da muralha?
Eu consegui fazer mais uns testes. Amanhã antes de sair de casa tiro uma foto para publicar aqui.
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 17 nov 2015, 00:46
por agadoijo
Concordo com o [member=68]Conchas[/member] em relação às ligações, a simples plate resolve tudo. É mais simples para a montagem/desmontagem e penso que será possível usar as da PLUG para não haver "misturas".
[member=6806]CyberX[/member] gostei dos exemplos que apresentaste principalmente do Romano!

A ideia de usar os arcos maiores (6 studs) era boa para poupar peças, mas estive a testar e depois não dá para encaixar nas medidas que temos (16x16) ou não consegues meter os arcos todos no espaço ou falta arcos e depois ficas com colunas demasiado largas.
Eu também gosto dos castelos tipo o de S. Jorge mas este tipo de construções em Lego é muito fácil cair no
"Big Gray Wall" Syndrome.
Acho que a opinião geral é que a versão actual do que foi apresentado não satisfaz. Gostei de alguns dos exemplos apresentados e com isto tudo inspirei-me para o que podem ver em anexo.
Do lado esquerdo têm a versão básica, sem qualquer textura e que mesmo assim acho que será interessante de se ver, do lado direito têm a versão com textura, como podem ver mudando alguns bricks fica logo com outro aspecto. A muralha não é maciça para poupar bricks, mas acho que ficaria bastante bem com ambos os lados iguais, por agora deixaria em aberto.
Agora perguntas:
1. Alguém tem alguma ideia de como fazer uma muralha na diagonal?
2. Vamos ter muralhas em níveis de altura diferentes?
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 17 nov 2015, 07:42
por CyberX
«1. Alguém tem alguma ideia de como fazer uma muralha na diagonal?»
http://www.eurobricks.com/forum/index.p ... ntry717766
Tb usam arcos 1x4 mas a escala é mais para microfigs.
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 17 nov 2015, 08:18
por CyberX
E com arcos de 8?
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 17 nov 2015, 08:38
por Conchas
Eu gosto bastante da proposta do Marco.
Só um detalhe. Nos renders dele vejo baseplates 16x16, mas penso que seja para utilizar plates 16x16 em vez de baseplates. Certo!?
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 17 nov 2015, 08:44
por AlexandreRibeiro
Os arcos, quando são grandes impedem, por exemplo, a criação de rampas dentro da própria muralha (como na Muralha da China). Eu continuo na minha... A primeira versão, sem BURPs, definida a altura máxima, o encaixe com peças technic no encontro com o "vizinho" e o alinhamento, são quanto baste para definir o modelo base. Depois qualquer um pode "caprichar" integrando um "guarded inn", um baluarte em madeira, uma Torre de vigia, subir em rampa (desde que volte a descer para reencontrar o alinhamento, com penedos ou sem penedos, etc. é imaginação de cada um e vem enriquecer a variedade. O desafio está previamente nisso: subverter a regra estipulada sem a quebrar...
As muralhas "duplas", era gosto, adoro, mas depois não se queixem da falta de peças.
Eu começava por uma solução mais básica para termos algo feito, senão não saímos da cepa torta e passamos a vida a discutir projectos, é depois podemos pensar em melhorar...
Se calhar em Oeiras apresentamos uma versão mais "light" e em Braga desenvolvemos um bocadinho mais...
[member=21]gads[/member]
Antes disso temos uma serenata para fazer em tua casa para concebemos a tua esposa a deixar-te vir a Braga...

Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 17 nov 2015, 08:49
por gads
[quote="Conchas"]
Eu gosto bastante da proposta do Marco.
Só um detalhe. Nos renders dele vejo baseplates 16x16, mas penso que seja para utilizar plates 16x16 em vez de baseplates. Certo!?
[/quote]
Por enquanto está previsto baseplates para melhor se enquadrar com o resto do layout.
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 17 nov 2015, 09:05
por Conchas
Ooops...
Eu estava a pensar usar plates porque as tenho cm fartura (é o que tem sido adquirido com o LUGBULK nos últimos anos).
E comprar agora disso em quantidade no Bricklink não deve sair nada barato...
A diferença em altura também não é muita.
Relativamente à muralha para satisfazer vários gostos e carteiras, se calhar podemos até selecionar dois tipos (um mais sofisiticado e outro mais simples). Existem castelos que foram expandidos em épocas diferentes. Depois temos é de ter o cuidado de juntar umas coisas para um dos lados e as outras para o outro.

Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 17 nov 2015, 09:31
por Conchas
[quote="agadoijo"]
A ideia de usar os arcos maiores (6 studs) era boa para poupar peças, mas estive a testar e depois não dá para encaixar nas medidas que temos (16x16) ou não consegues meter os arcos todos no espaço ou falta arcos e depois ficas com colunas demasiado largas.
[/quote]
[quote="CyberX"]
E com arcos de 8?
[/quote]
Na segunda página deste tópico o Guilerme apresentou umas muralhas porreiras feitas com arcos de 6.
Funciona e tem a vantagem de ficar melhor se tentarmos crescer depois em escala, castelos maiores, etc...
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 17 nov 2015, 10:13
por Conchas
[quote="Conchas"]
Da minha experiência, ligação com pinos Technic só complica nas montagens...

Para este tipo de construção, parece-me que o melhor mesmo são umas plates aqui e ali.

[/quote]
Lembrei-me de acrescentar que... o problemas dos pinos technic para aplicação em layouts de exposições, é que o encaixe faz-se transversalmente, o que acaba por complicar muito a montagem, para tentar encaixar tudo.
Tem o benefício de ficar tudo escondido, mas com imaginação umas plates aqui e ali também podem ficar bem disfarçadas.
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 17 nov 2015, 10:14
por gads
[quote="AlexandreRibeiro"]
Os arcos, quando são grandes impedem, por exemplo, a criação de rampas dentro da própria muralha (como na Muralha da China). Eu continuo na minha... A primeira versão, sem BURPs, definida a altura máxima, o encaixe com peças technic no encontro com o "vizinho" e o alinhamento, são quanto baste para definir o modelo base. Depois qualquer um pode "caprichar" integrando um "guarded inn", um baluarte em madeira, uma Torre de vigia, subir em rampa (desde que volte a descer para reencontrar o alinhamento, com penedos ou sem penedos, etc. é imaginação de cada um e vem enriquecer a variedade. O desafio está previamente nisso: subverter a regra estipulada sem a quebrar...
[/quote]
Mas acho que sem umas guidelines para o tipo de muralhas vamos ficar com um castelo mega-arco iris...
Uns com muralhas lisas, outros com arcos, outros com sei lá o quê... Não sei se iria gostar de ver...
Ficam aqui mais umas fotos do trabalho que fiz para testar as muralhas ao centro da baseplate.
Não me choca muito e como se pode observar, já dá bastante espaço para torres sobressaídas
EDIT: eis o link para comparação com a versão anterior de muralhas alinhadas à extremidade do tile. Estas não ficam tão bem junto ao precipício mas tendo a vantagem das torres pode ser um bom equilibrio
http://www.plug.pt/forum/http://localho ... 07#p137207
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 17 nov 2015, 10:35
por CyberX
[quote="Conchas"]
Na segunda página deste tópico o Guilerme apresentou umas muralhas porreiras feitas com arcos de 6.
Funciona e tem a vantagem de ficar melhor se tentarmos crescer depois em escala, castelos maiores, etc...
[/quote]
Tens razão, tive de ir lá ver que já não me lembrava. Por mim pode ser algo semelhante. E também gosto da versão de há pouco do gads.
Só para esclarecer a minha picunhice com os arcos de 4 e as janelas:
- o espaço entre cada arco 1x4 é uma minifig sem braços, uma porta muito estreita. Quantas castelos vocẽs se lembram com muralhas tão recortadinhas assim?
- as janelas e as seteiras pressupõe muralhas pouco espessas nesse ponto (no fundo paredes) por isso deviam ser bastante espaçadas para garantir uma muralha estruturalmente forte. Entre o estético e o realistico o público prefere o estético, OK. Se optarmos por 2 arcos por tile de 16 eu tentarei fazer seteiras em vez de janelas.
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 17 nov 2015, 11:44
por gads
Um pouco offtopic mas queria dizer que o ano passado desenvolvemos um projecto com contexto medieval português e acabámos por aprender muita coisa sobre castelos e respectiva evolução, incluindo muralhas, amuras, alambor, barbacãs, torres, mata-cães, etc.
Eu tenho um documento esquemático (de 46 páginas) da evolução de um castelo que foi preparado pela historiadora na altura e que pode ajudar um pouco mais à compreensão sobre este tema. Se alguém estiver interessado, eu posso enviar por PM.
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 17 nov 2015, 11:48
por PocasNuckie
Ah espera aí ... é para usar esferovite para elevação? Buh ... eu que já tinha tudo planeado como fazer isso com peças

Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 17 nov 2015, 12:03
por gads
[quote="PocasNuckie"]
Ah espera aí ... é para usar esferovite para elevação? Buh ... eu que já tinha tudo planeado como fazer isso com peças

[/quote]
Qual é o problema do esferovite?