Página 9 de 31

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 17 nov 2015, 12:41
por PocasNuckie
Nenhum  :)

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 17 nov 2015, 13:40
por gads
[quote="PocasNuckie"]
Nenhum  :)
[/quote]

Ah ok! É que parecias tão surpreso com o esferovite quando na verdade um dos factores que influenciou a definição das alturas era precisamente a altura das placas de esferovite  :D

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 17 nov 2015, 14:27
por PocasNuckie
A surpresa é só no facto que eu não sei se consigo arranjar disso. Consegues arranjar esferovite para o castelo todo?  :-\

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 17 nov 2015, 14:56
por Conchas
Estou meio perdido com as contas do relevo e da esferovite… :P

Fala-se em esforovite de 5cm por um lado e 5 bricks mais 1 plate por outro. Ora isto dá 51,2mm.
Atendendo a que a esferovite assenta sobre os studs da plate ou baseplate que está por baixo (1,7mm) ficamos com 51,7mm contra 51,2mm. Ou seja, estamos muito próximos do ideal.

Mas por outro lado as BURPs têm 6 bricks de altura. Se quisermos disfarçar o topo temos para aí pelo menos mais uma plate, ou uma plate e um brick, whatever…
Como estão a pensar fazer isto?
Fica um rebordo todo à volta!?

Por outro lado no documento do Guilherme vejo que fez os rochedos para as elevações com 8 bricks de altura…

Esclareçam-me lá melhor a ideia do que querem fazer?...
Deve haver placas de esferovite ou equivalente com outras alturas também.

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 17 nov 2015, 15:03
por Conchas
Já viram as quantidades e preços de baseplates 16x16 disponíveis no BL?
Mesmo as 16x32 não fica muito melhor.
Sim, não equaciono comprar LEGO usado. Pelo menos em quantidade. :P

Isto parece-me tudo mais viável se feito com plates em vez de baseplates. Que dizem?

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 17 nov 2015, 15:13
por gads
[quote="Conchas"]
Estou meio perdido com as contas do relevo e da esferovite… :P

Fala-se em esforovite de 5cm por um lado e 5 bricks mais 1 plate por outro. Ora isto dá 51,2mm.
Atendendo a que a esferovite assenta sobre os studs da plate ou baseplate que está por baixo (1,7mm) ficamos com 51,7mm contra 51,2mm. Ou seja, estamos muito próximos do ideal.

Mas por outro lado as BURPs têm 6 bricks de altura. Se quisermos disfarçar o topo temos para aí pelo menos mais uma plate, ou uma plate e um brick, whatever…
Como estão a pensar fazer isto?
Fica um rebordo todo à volta!?

Por outro lado no documento do Guilherme vejo que fez os rochedos para as elevações com 8 bricks de altura…

Esclareçam-me lá melhor a ideia do que querem fazer?...
Deve haver placas de esferovite ou equivalente com outras alturas também.

[/quote]

As contas para uma placa de 5cm de altura não batem certo com os bricks por uns míseros milimetros.
No entanto, uma das regras da elevação é que se tem de usar uma altura mínima de 5 bricks e 1 plate mas podes ultrapassar desde que os "buracos" sejam minimizados.
Nas fotos do meu último teste, a elevação sobrepõe-se um pouco à placa de esferovite e gostei do resultado.

[quote="Conchas"]
Já viram as quantidades e preços de baseplates 16x16 disponíveis no BL?
Mesmo as 16x32 não fica muito melhor.
Sim, não equaciono comprar LEGO usado. Pelo menos em quantidade. :P

Isto parece-me tudo mais viável se feito com plates em vez de baseplates. Que dizem?
[/quote]

Se usarmos por norma módulos de 32x32 as baseplates comuns são boas e até se pode usar as da PLUG.
Em Tomar usámos só baseplates e deu para tudo... Aqui também se há-de arranjar!



Acho que agora o importante é realmente escolhermos as muralhas.
Acho que vou reunir as ideas/referências até final da semana para se escolher em 2 ou 3 dias seguintes (podem até debater para quem estiver na AG :P).
Senão o tempo começa a escassear e andamos a escolher o raio da muralha que é para fazer :P

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 17 nov 2015, 15:35
por Conchas
Mas não vamos construir as nossas muralhas sobre as baseplates da PLUG, pois não!?
Já assim desaparecem poucas a cada evento... :(

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 17 nov 2015, 15:54
por agadoijo
[quote="Conchas"]
Estou meio perdido com as contas do relevo e da esferovite… :P

Fala-se em esforovite de 5cm por um lado e 5 bricks mais 1 plate por outro. Ora isto dá 51,2mm.
Atendendo a que a esferovite assenta sobre os studs da plate ou baseplate que está por baixo (1,7mm) ficamos com 51,7mm contra 51,2mm. Ou seja, estamos muito próximos do ideal.

Mas por outro lado as BURPs têm 6 bricks de altura. Se quisermos disfarçar o topo temos para aí pelo menos mais uma plate, ou uma plate e um brick, whatever…
Como estão a pensar fazer isto?
Fica um rebordo todo à volta!?

Por outro lado no documento do Guilherme vejo que fez os rochedos para as elevações com 8 bricks de altura…

Esclareçam-me lá melhor a ideia do que querem fazer?...
Deve haver placas de esferovite ou equivalente com outras alturas também.

[/quote]

[member=68]Conchas[/member] acho os rochedos com 8 bricks de altura são culpa minha, quando falei com o [member=21]gads[/member] vi que um brick tem 9.6 mm de altura e uma plate tem 3.2 mm ora 9.6 * 8 = 76.8 + 3.2 = 80 mm dá exactamente para duas placas de esferovite de 4 cm de altura.
Ref: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... nsions.svg
Mas como o [member=21]gads[/member] já tinha as placas de 5 cm e para tentar reaproveitar, as regras mudaram um bocado.


[quote="gads"]
[quote="Conchas"]
Já viram as quantidades e preços de baseplates 16x16 disponíveis no BL?
Mesmo as 16x32 não fica muito melhor.
Sim, não equaciono comprar LEGO usado. Pelo menos em quantidade. :P

Isto parece-me tudo mais viável se feito com plates em vez de baseplates. Que dizem?
[/quote]

Se usarmos por norma módulos de 32x32 as baseplates comuns são boas e até se pode usar as da PLUG.
Em Tomar usámos só baseplates e deu para tudo... Aqui também se há-de arranjar!
[/quote]

Ahahahahah!
Já me ando a debater com isto à imenso tempo, sempre achei que os módulos (tiles) deviam ser de 32x32 por causa das bases de construção, para mim sejam baseplates ou plates de 16x16 é um custo adicional que sinceramente não consigo justificar.
Mesmo com as baseplates já vamos ter problemas nas cores... bright green vs green, foi realmente uma bright idea da LEGO :dontcare:

Pessoalmente acho que cada pessoa devia construir o que quer em cima de uma baseplate, as baseplates da PLUG deviam ser usadas para os "tapa buracos", por exemplo, zonas verdes onde também podem ser usadas as árvores da PLUG.
Percebo perfeitamente a ideia das tiles 16x16 para facilitar a participação de pessoal... mas... no fim acho que pode complicar mais do que ajudar, pois parece-me que estamos a chegar à conclusão que afinal é preciso construir em cima de baseplates de 32x32 ou então vamos ter tudo a alturas distintas.

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 17 nov 2015, 16:00
por AlexandreRibeiro
Eu também preferia as pares de 16x16, para dar algum uso às sacanitas...
Se possível, acho que devemos evitar as da PLUG e reservar para outras mesas...

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 17 nov 2015, 16:04
por Conchas
As placas 16x16 são muito mais fáceis de arrumar transportar. ;)

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 17 nov 2015, 16:04
por PocasNuckie
Eu só uso material meu  :fixe:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 17 nov 2015, 16:35
por agadoijo
[quote="Conchas"]
As placas 16x16 são muito mais fáceis de arrumar transportar. ;)
[/quote]

Certo, mas a baseplate mais barata de 16x16 em green é tipo 3.70 eur no Bricklink... se calhar não me importo de fazer as coisas um pouco mais complicadas de transportar! :P

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 17 nov 2015, 16:40
por Conchas
No LUGBULK saem mais baratinhas... :)

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 17 nov 2015, 17:06
por CyberX
[quote="Conchas"]
As placas 16x16 são muito mais fáceis de arrumar transportar. ;)
[/quote]
Eu prefiro plates 16x16 mas da maneira que isto esta a ir mais vale um tile ser 32x32 e noutro evento ve-se melhor a coisa.

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 17 nov 2015, 17:10
por AGarcia
Eu tanto tenho plates 16x16 como tenho baseplates 32x32, posso usar um ou outro.

Para as muralhas podem-se usar as plates 16x16 e para o terreno usar as baseplates 32x32, por exemplo.

Também só vou usar material meu, já me chega as linhas de 9v da PLUG que tenho nos módulos MFL.