Página 10 de 31
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 17 nov 2015, 17:13
por AGarcia
[quote="agadoijo"]
Certo, mas a baseplate mais barata de 16x16 em green é tipo 3.70 eur no Bricklink...
[/quote]
[quote="Conchas"]
No LUGBULK saem mais baratinhas...

[/quote]
[member=68]Conchas[/member]
Achas que ainda será possível encomendar estas baseplates pelo LUGBULK?
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 17 nov 2015, 17:16
por Conchas
Referia-me às plates.
Quanto à disponibilidade de baseplates tenho de ver noutra altura...

Lembra-me no Sábado.
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 18 nov 2015, 10:12
por gads
Mais um teste, desta vez com muralhas "lisas" mas mantendo um balcão matacães (os tais arcos).
Relativamente à construção, gostei do efeito se for aplicado uma textura que quebre a monotonia do cinzento.
Curiosamente, como mantive o mesmo balcão e amuras, gostei da integração com as muralhas dos arcos.
Entretanto, lembrei-me do meu projecto do Castelo de Porto de Mós que já tem uns anos e que ainda não viu a luz do dia mas que encaixa perfeitamente neste tema medieval.
Estou a tentar construí-lo o mais "realista" possível e segundo o que consegui apurar, o castelo sofreu várias alterações ao longo dos anos mas tinha umas amuras bastante elaboradas.
Na imagem os arcos que se vem a tan, na verdade deveriam ser alaranjados pois os arcos eram em tijolo. O que não consegui perceber é se as amuras também seriam em tijolo ou se seriam em pedra.
Esta fortificação é bastante engraçada e foi parcialmente recuperada no tempo de Salazar (vocês sabiam que a maior parte das amuras que vemos nos castelos hoje em dia foram feitas ou reconstruídas pelo programa de governo do Salazar?) depois de ter sofrido grandes danos no terramoto de Lisboa em 1755.
Isto para dizer que nem todas as muralhas em Portugal (o castelo de Leiria é outro exemplo) tem de ser completamente lisas. Aliás, depende muito da época histórica que nos estamos a referir. No inicio da idade medieval as muralhas eram simples e nem amuras tinham. As torres de menagem, alambor, balcões, amuras, vários tipos de seteira, janelas, etc. foram sendo adicionados ao longo dos tempos e nem todos os castelos tinham.
Ou seja, dá para inventarmos muita coisa mesmo com alguma coerência histórica só temos é de optar por uma opção

Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 18 nov 2015, 10:56
por Conchas
Gosto muito desse teste!! Embora eu seja mais adepto de uma versão mono-cromática (LBG).
Acho que assim dá espaço a todos para brilharem e fazerem um pouco ao seu gosto, com as penças que têm ou pensam adquirir.

Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 18 nov 2015, 14:00
por CyberX
Tb gosto muito desse teste. E posto ao lado da versão mais moderna dá a sensaçao de ter havido um restauro da muralha.
Eu já encomendei uns quantos 2x2 LBG, hão-de servir para qualquer coisa e preciso de matéria prima para o portão com ponte levadiça.
Já tenhos umas ideias, tanto para o portão como para a grade (portcullis), farei uma primeira versão lisa para testar as engrenagens e depois preocupo-me com os acabamentos.
Comecei tb com um fosso, aproveitando as minhas BURPS.
@ gads, que planos tinhas para o fosso? Isto não dá para rodear uma muralha enorme com um fosso a toda a volta, ninguém tem BURPs suficientes. Temos que inventar um truque qualquer, como uma lagoa (castelo de Eilean Donan, do filme "Highlander"):
ou então limitar o fosso a um pedaço da muralha, como no Castelo de S. Jorge (que acho que foi lá colocado só pelo romantismo de ter uma ponte levadiça, por sinal micro e quase dos fundos).
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 18 nov 2015, 14:16
por gads
Bem, o que estava a pensar em termos de layout era termos o castelo elevado com um ou dois níveis de terreno (podíamos até ter uma parte mais elevada).
Para o fosso, estava a pensar fazer parte de um rio usando água real que passava em frente ao castelo e que desaguava numa baía do lago semelhante ao que tínhamos em Tomar.
Acho que será mais fácil mostrar o que tinha em mente com um esquema do pseudo-layout.
Vou tratar disso e publico aqui mais tarde.
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 18 nov 2015, 15:48
por PocasNuckie
Eu queria se fosse possível ficar responsável por duas torres. A minha ideia era fazer cada uma numa baseplate de 32x32, fazendo eu a torre e os 2 pedaços de muralha exactamente a seguir para cada um dos lados (ficando depois o remanescente 1/4 da baseplate livre para dentro da muralha).
Mas isto para já é preciso saber se se vai usar baseplates ou plates. E depois é preciso saber mesmo o desenho/textura das muralhas que sem isso não vale a pena avançar com nada.

Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 18 nov 2015, 16:01
por gads
[quote="PocasNuckie"]
Eu queria se fosse possível ficar responsável por duas torres. A minha ideia era fazer cada uma numa baseplate de 32x32, fazendo eu a torre e os 2 pedaços de muralha exactamente a seguir para cada um dos lados (ficando depois o remanescente 1/4 da baseplate livre para dentro da muralha).
Mas isto para já é preciso saber se se vai usar baseplates ou plates. E depois é preciso saber mesmo o desenho/textura das muralhas que sem isso não vale a pena avançar com nada.

[/quote]
Parece-me muito boa ideia

Eu também devo fazer uma torre.
Em relação à baseplate vs plate, será baseplate.
A textura da muralha será definida no máximo até inicio da semana que vem que o pessoal tem de começar a construir para haver tempo para tudo.
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 18 nov 2015, 19:44
por AGarcia
[quote="Conchas"]
Gosto muito desse teste!! Embora eu seja mais adepto de uma versão mono-cromática (LBG).

[/quote]
x2
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 18 nov 2015, 19:52
por PocasNuckie
Siga

Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 18 nov 2015, 20:18
por gads
[quote="AGarcia"]
[quote="Conchas"]
Gosto muito desse teste!! Embora eu seja mais adepto de uma versão mono-cromática (LBG).

[/quote]
x2
[/quote]
A sério que vocês preferem uma parede lisa LBG sem qualquer textura?

Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 18 nov 2015, 20:24
por CyberX
A malta do Technic tem a estética de um ogre. Eu vejo com bons olhos meia duzia de DBG e algum Light Gray antigo, e a textura à base de peças variadas sobretudo LBG. Sand green é q já não e ainda para mais custam os olhos da cara.
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 18 nov 2015, 20:28
por Conchas
Com textura sim, claro! Embora me tencione focar essêncialmente nos masonery bricks e algumas tiles sobressaídas (poucas).
Mistura de bricks DBG é que não - o contraste é demasiado grande.
Quando muito alguns Sand Green (poucos) - os que Jorge não gosta.
Pelo menos é assim que imagino agora a minha seção de muralha.

Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 18 nov 2015, 20:34
por CyberX
Vá lá temos consenso no LBG, ainda não veio ninguém com muralhas Friends :-)
Eu ainda faço uma secção em ruinas só pela textura...
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 18 nov 2015, 20:44
por AGarcia
[quote="gads"]
[quote="AGarcia"]
[quote="Conchas"]
Gosto muito desse teste!! Embora eu seja mais adepto de uma versão mono-cromática (LBG).

[/quote]
x2
[/quote]
A sério que vocês preferem uma parede lisa LBG sem qualquer textura?

[/quote]
Com textura sim, mas sem variações de cor, queria eu dizer.