Página 2 de 2

Re: MOC - Helicóptero de Salvamento

Enviado: 10 set 2007, 02:46
por AVCampos
[quote="AVCampos"]
Mas, se alguém estiver a pensar em usar os ficheiros de LDraw para montar um, não recomendo: ao deixá-lo a trabalhar para o galheiro para gastar as pilhas, reparei que ele é um destruidor de correias elásticas: partiu-me uma vermelha! :-X[/quote]
Problema resolvido, aqui está a versão 2! 8)
Ela usa engrenagens para ligar o motor ao rotor, e assim não come elásticos, nem ao pequeno-almoço nem a mais nenhuma refeição. Também acrescentei um mecanismo de roquete (é assim que se chama? ???) ao guincho, para ele não desenrolar tão facilmente.
Como efeito secundário, tive de tirar a wedge da frente para dar espaço para engrenagem, o que tornou o helicóptero mais feio. :(
[align=center]Imagem[/align]

Depois de moderada, está também na respectiva pasta do Brickshelf uma imagem com as modificações principais a verde.

Re: MOC - Helicóptero de Salvamento

Enviado: 11 set 2007, 00:34
por Farrusco
Está uma maravilha... Fui um dos felizardos que o vi na sua apresentação na Caparica. Parabéns!  :D

Farrusco

Re: MOC - Helicóptero de Salvamento

Enviado: 11 set 2007, 11:16
por Roger_the_gogogo
Olha! Não é o heli do Você na TV?  ;D

Muito bom estou mesmo à espera de o ver ao vivo.

Re: MOC - Helicóptero de Salvamento

Enviado: 11 set 2007, 11:22
por AVCampos
Sim, esse mesmo, onde perdeu a antena... :'(
Mas, como disse acima, já não o vais poder ver como na TVI: como dava cabo das correias elásticas tive de o alterar.

Re: MOC - Helicóptero de Salvamento

Enviado: 16 set 2007, 18:53
por AVCampos
Em princípio, o problema que o Conchas relatou de o rotor principal vibrar demasiado e bater no da cauda está resolvido.
É claro que só o posso corrigir depois de ele (o helicóptero, não o Conchas :D) voltar do AirShow, mas já fiz em LDraw as alterações, que estão na mesma pasta da versão 2 (depois de moderada).
Assim há também a vantagem de serem usadas menos engrenagens (7 em vez de 8), o que reduzirá ligeiramente o atrito.

Re: MOC - Helicóptero de Salvamento

Enviado: 16 set 2007, 18:55
por Conchas
Não era preciso levares a minha observação (construtiva) tão a peito! ;)

Re: MOC - Helicóptero de Salvamento

Enviado: 16 set 2007, 18:59
por AVCampos
Ora essa, um MOC é como uma peça de software: ROPM (Release Once, Patch Many), nunca está perfeita! :D E, pelo andar da carroça, estou a ver que ainda há-de aparecer alguma outra modificação que tenha de fazer! :P
Talvez vá já juntando um pacotinho com as peças necessárias para fazer a alteração, para me entreter enquanto não chega a comida no jantar da PLUG. ;D

Re: MOC - Helicóptero de Salvamento

Enviado: 16 set 2007, 19:01
por Conchas
Gostava de saber é como é que consegues construir um modelo destes em MLCAD... :o
Pior ainda,... é como fazer alterações à posteriori, chegando a certas peças, sem desmontar uma boa parte. ??? ::)

Re: MOC - Helicóptero de Salvamento

Enviado: 16 set 2007, 19:06
por AVCampos
O número de peças a alterar não é muito, a desmontagem (e remontagem) de peças é que é bastante... Para modificar o mecanismo do rotor, tenho de tirar todas as estruturas e liftarms verticais, para soltar a parte de baixo e o motor. Acaba por não ser muito difícil, com a prática que tive de obter para mudar de elásticos para engrenagens... :-\

[edit] Vê-se melhor aqui a alteração principal, que não é grande, mas é lá muito dentro do modelo:
[align=center]Imagem[/align]

Re: MOC - Helicóptero de Salvamento

Enviado: 16 set 2007, 19:14
por Conchas
Estava-me a referir às alterações no MLCAD.
Imagino que não tenhas de desmontar nada para soltar o que quer que seja, mas sim para clicar/identificar certas peças que de outra forma deixas de as ver ou então seleccionas outras onde não queres mexer.
A não ser que saibas exactamente qual é qual, na lista de peças, o que me parece pouco provével pama muitas delas...

Agora imagina aqueles que construiram modelos MLCAD do 8880 e afins... :o
Ainda ontem estava a comentar essa situação com o Roger.

Re: MOC - Helicóptero de Salvamento

Enviado: 16 set 2007, 19:19
por AVCampos
Ah, isso! É fácil, é só arrastar o cursor para seleccionar um monte de peças em que não quero mexer, e usar o comando "Hide" nelas. Depois de acabadas as alterações, clico em "Unhide All" e volto a ter tudo. É a melhor invenção da Humanidade desde o gato! ;D

Aliás, foi o que usei na imagem acima para me livrar de tudo menos do que interessava. Gravei, abri no LDView para a screenshot, fiz "Unhide All" e voltei a gravar para voltar ao normal.

Re: MOC - Helicóptero de Salvamento

Enviado: 16 set 2007, 19:24
por Conchas
Sempre a aprender! ::) :)

Re: MOC - Helicóptero de Salvamento

Enviado: 16 set 2007, 20:52
por Ricardo T
Também desconhecia!!! :O Muito útil! Obrigado! :)

Re: MOC - Helicóptero de Salvamento

Enviado: 17 set 2007, 21:09
por Conchas
... tanta complicação... basta diminuir um stud nas pás do rotor de cauda!... ;D

Re: MOC - Helicóptero de Salvamento

Enviado: 17 set 2007, 21:35
por AVCampos
Não necessariamente... vejo agora que, com o funcionamento continuado, ao vibrar, o rotor tem tendência a sair cada vez mais. Deixava de bater no de cauda mas, assim que se soltasse, bateria em qualquer outra coisa e voavam peças por tudo o que é sítio. :-\
Debug, debug, debug... ::)