Página 2 de 2
Re: Eliminador de Pilhas
Enviado: 30 abr 2026, 20:37
por CyberX
Há uns tempos correu o boato que as pilhas IKEA eram Eneloop.
Mas entre IKEA USA, UK, Sweden e PT nunca consegui perceber se era apenas boato, realidade local ou global. Se te dás bem com elas, força!
Eu já usei MediaMarkt, Auchan, Continente, Duracell, Evermax, Evergreen e sei lá mais o quê... ao fim de uns meses kaput.
Re: Eliminador de Pilhas
Enviado: 01 mai 2026, 23:25
por vascolp
Os que tenho são muito parecidos com os da primeira mensagem do @AVCampos, de 1.2A.
Mas nunca os tinha usado muito, praticamente foram estreados na Brincka.
Hoje estive a usa-los bastante para alterar umas coisas no código da plataforma stewart e fiquei com a sensação que tinha mais dificuldade em ligar do PC aos TechnicHubs, do que usando pilhas recarregáveis.
Então medi a tensão em vazio (por código Pybricks) e dava 9.3V.
Mudei a tensão do transformador para 7.5V e a coisa funciona bastante bem. A plataforma tem 3 motores por hub que trabalham bastante ao mesmo tempo e nunca senti problemas.
Re: Eliminador de Pilhas
Enviado: 02 mai 2026, 10:31
por CyberX
Em geral os transformadores desse tipo, com selector de tensão, são de baixa eficiência, com grandes perdas (pelo menos os baratos, que em geral não têm nenhum regulador de tensão e sim um transformador com um enrolamento com vários pontos de saída ligados ao selector, que depois encaminha para um circuito simples de ponte rectificadora e condensadores).
Como a potência é limitada, aumentando a tensão sobra menos folga para estabilizar a corrente e por isso puxando pela corrente começas a ter um sinal de saída no condensador muito irregular... e com muitas harmónicas, que podem interferir com o BT (especulação). Talvez por isso, ao baixares para 7.5 tenha melhorado.
Se tiveres um multímetro podes ver a tensão e a corrente à saída do transformador? A minha experiência há uns anos era que 7.5 não eram nada 7.5, idem para 9... sempre bastante mais. Mas gostava mesmo era de saber a corrente consumida... os motores grandes Powered Up puxam corrente que é uma coisa maluca, queimei um regulador nas minhas primeiras experiências com a gaita de foles e tive de repartir os 8 motores por 4 hubs.
Re: Eliminador de Pilhas
Enviado: 02 mai 2026, 10:38
por CyberX
Esqueci-me de referir que uso o gira-discos com 9.4 - 9.6 Volt sem problema. 4 motores médios Power Up (do tipo que vem no Spike). Com os PID modificados quer para não acelerar muito quer para reduzir o erro na velocidade final, isso talvez baixe um pouco os picos de corrente (sobretudo no início).
Os motores LEGO em geral podem ir até aos 12V. O Technic Hub suporta provavelmente mais de 10V mas não me apetece descobrir se sim ou se não
Ainda assim estou a considerar distribuir os 4 motores por dois hubs a ver se melhora (e também para libertar portas para umas ideias).
Re: Eliminador de Pilhas
Enviado: 04 mai 2026, 08:41
por vascolp
Medi todas as posições... Curiosamente (ou não) bate muito certo com os valores medidos no pybricks para os 7.5V e 9V.
Posição Medido
12V 12.33V
9V 9.25V
7.5V 7.73V
6V 6.17V
5V 5.05V
4.5V 4.45V
3V 3.07V
A minha queixa tinha mais a ver com estabelecimento da ligação do PC com o hub, para instalação de software... por isso, com os motores todos parados... Para já estou a usar 7.5V, parece ok.
Re: Eliminador de Pilhas
Enviado: 04 mai 2026, 11:25
por CyberX
Acho esses valores bastante bons. O transformador deve ter um desenho bastante melhor do que supus inicialmente.
Mas acho estranho a conexão do IDE do Pybricks ao hub ser instável a 9V (ou 9.5) e estável a 7.5. O hub tem um regulador interno para a electrónica (essencialmente o microcontrolador que costuma incluir o BT e alguns sensores extra) sendo a alimentação ddas pilhas derivada para os motores directamente (talvez com um circuito de proteção pelo meio).
Eu uso Linux e Chrome. Suponho que o Chrome para Windows seja essencialmente o mesmo e qu eo Pybricks use Bleak em ambos pelo que a diferença está apenas no stack BT - no Linux é o Bluez e no Windows é sabe-se lá o quê que passa na cabeça da Microsoft (desde o Windows 7 passam o tempo a mexer, a corrigir, a "melhorar" e vejo montes de queixas regulares de que estava tudo bem e o último Windows Update estragou tudo).
Em iPad ou Mac não sei dizer, aquilo é um ecosistema tão fechado. Mas tendo em conta que a Apple foi um dos patrocinadores do BLE inicial, devem saber mais do protocolo que a Microsoft.
No meu Linux tenho apenas um problema ocasional, e apenas na primeira conexão ao hub que depois i IDE não consegue fazer upload do programa. Quando isso acotnece alguns retires vão lá mas de vez em quando lá tenho de reiniciar o BT e o hub.
Penso que isto é um resquicio de um problema que encontrei há uns anos e reportei ao David Lechner, o BlueZ acumulava uma lista de identificadores dos hubs e não a limpava, nem o Chrome nem o Bleak o faziam, tinha eu de apagar tudo dentro de uma pasta do BlueZ. O David reportou ao Bleak e ao Bluez, penso que tb à Google e uns meses depois o problema desapareceu.
Mas tb pode ter a ver com o chipset do meu portátil Dell. Em geral os chisets dos portáteis são fracos, no anterior até tive de usar um dongle externo para o poder ligar à minha gaita de foles porque estava a usar o pybricksdev para me ligar aos 4 hubs e o chipset só aceitava 2 sessões simulâneas. Até agora o melhor chipset que encontrei é o CSR mas desde que a Qualcomm comprou a Cambridge Silicon Radio está dificl de encontrar dongles desses, talvez o melhor agora seja o da Asus (BT400 ou BT500, qq coisa assim).
Re: Eliminador de Pilhas
Enviado: 04 mai 2026, 13:52
por vascolp
Ena tanta coisa :-)
O meu portátil é um HP com Windows 11 com mais ou menos 2 anos, mas uso um dongle TP-link que funciona muito melhor que o BT nativo do HP.
Com o BT da HP, o enviar o programa falha muitas vezes a meio... e os meus programas são grandotes, demoram bastante a transmitir nos Technic/City hubs... o Prime é MUITO melhor.
Normalmente não uso o IDE, uso o pybricksdev na linha de comando, que estabelece uma nova ligação sempre que envio para lá o programa, e depois desliga.
Não explorei muito a coisa, baixei a voltagem, pareceu melhor, segui....
Um dia quando tiver mais tempo experimento de novo com os 9V a ver se faz diferença.
Re: Eliminador de Pilhas
Enviado: 22 mai 2026, 20:01
por AVCampos
Com medo da falta de corrente, acabei por comprar os componentes isoladamente (escolhi o modelo que dá 3-12 V e 5 A) em vez do "tudo-em-um".
PXL_20260522_182234550.jpg
Para testar, liguei a uma caixa de pilhas PF Technic estes motores abertos que tinha à mão e pu-los a funcionar todos em vazio:
- 3 x XL;
- 1 x L;
- 1 x M;
- 2 x micromotores chineses ("miclomotoles"?
).
Com a fonte a indicar 9.69 V com os motores desligados, ao ligá-los a indicação baixou para 9.55 V e para os motores propriamente ditos medi 8.20 V e 430 mA.
Aqui reparei que faz diferença qual a versão da caixa de pilhas em uso. A versão antiga (com LED verde-lima) desliga-se passado uns momentos com estes motores a trabalhar, e para não cortar corrente assim que a ligo tenho de encaixar as fichas dos motores uma a uma. Com a versão nova (com LED verde forte), já não tive problemas nenhuns.
Re: Eliminador de Pilhas
Enviado: 22 mai 2026, 22:24
por Conchas
Interessante!
Que items compraste mesmo!?
Re: Eliminador de Pilhas
Enviado: 23 mai 2026, 00:39
por AVCampos
Foram estes coisos...
Fonte de alimentação:
https://www.aliexpress.com/item/1005010774275252.html (Color: 3V-12V 5A; Socket Standard: EU)
Pilha falsa principal:
https://www.aliexpress.com/item/1005009869317217.html (Color: EU; não encontrei sem fonte de alimentação)
Pilhas falsas "de enchimento":
https://www.aliexpress.com/item/4000589667648.html (Color: AA)
Re: Eliminador de Pilhas
Enviado: 23 mai 2026, 09:18
por CyberX
AVCampos Escreveu: 22 mai 2026, 20:01
A versão antiga (com LED verde-lima) desliga-se passado uns momentos com estes motores a trabalhar, e para não cortar corrente assim que a ligo tenho de encaixar as fichas dos motores uma a uma. Com a versão nova (com LED verde forte), já não tive problemas nenhuns.
Se bem me recordo, a versão "nova" tem um circuito protector que permite maior corrente. Provavelmente também picos maiores.
Re: Eliminador de Pilhas
Enviado: 23 mai 2026, 12:33
por AVCampos
Sim, é também o que tenho ideia de ter lido na altura. O engraçado é que até agora nunca tinha presenciado a diferença de comportamento: pelos vistos nunca puxei assim tanto pelos meus modelos.
Re: Eliminador de Pilhas
Enviado: 23 mai 2026, 13:57
por Conchas
Também tenho ideia de o Philo referir essa melhoria.
Re: Eliminador de Pilhas
Enviado: 23 mai 2026, 19:51
por CyberX
AVCampos Escreveu: 23 mai 2026, 12:33
Sim, é também o que tenho ideia de ter lido na altura. O engraçado é que até agora nunca tinha presenciado a diferença de comportamento: pelos vistos nunca puxei assim tanto pelos meus modelos.
talvez tenha a ver com os motores que estás a usar.
Tenho uma ideia muito nublada que a malta do SBrick quando começou teve problemas com um dos motores, salvo erro o M, puxar demasiada corrente no arranque, tiveram de acrescentar (acho) uns condensadores ao SBrick para não se passar no início. A ser assim, o battery pack mais recente também se portará melhor com esses motores do que o original.
mas estamos a falar de algo com 12 ou mais anos... começa a entrar no folclore/mito/lenda.
Re: Eliminador de Pilhas
Enviado: 25 mai 2026, 11:46
por Conchas
Não comprava nada há muito tempo... lá encmendei um kit destes também!
Encomendei a fonte 3-12V 5A com adaptador para corcodilos, e duas pilhas eliminadoras mais dois kits de pilhas falsas (AA e AAA).
Há-de vir a ser útil com certeza...