Página 11 de 31

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 18 nov 2015, 20:46
por AGarcia
[quote="CyberX"]
Imagem
[/quote]

Um pequeno castelo, ou umas ruinas, ficaria giro numa ilha...

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 20 nov 2015, 09:22
por agadoijo
Para quem ainda se questiona sobre qual seria o aspecto da muralha com arcos de 6 como a que o [member=21]gads[/member] tinhas colocado na página 2 aqui fica algo que encontrei ontem

Imagem

Devo dizer que gosto bastante, pensei que as colunas de 4 studs no meio dos arcos me iria fazer confusão mas não, até que gosto, permite colocar ali mais um pouco de detalhe e textura.

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 20 nov 2015, 10:02
por CyberX
:jump: A meu ver fica muito bem assim e com uma superficie maior para experiências, como essas trepadeiras. E goto mesmo da parte em madeira, alem do contraste dá um ar habitável, realista à coisa.

Vamos lá a essa nova proposta [member=21]gads[/member] que estamos quase entendidos na muralha e o meu lote 2x2 chegou para poder ensaiar pontes levadiças e portcullis mecanizados (CAD não é comigo)

Imagem2015-11-20_09-51-14 by Jorge Pereira, on Flickr

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 20 nov 2015, 10:24
por gads
Alô,

Queria partilhar convosco os últimos testes com muralhas. Desta vez inclui a versão com arcos de 6 também usando apenas peças LBG para testar!
Inclui também algumas rochas na base para cortar um pouco o efeito reitclinieo da intersecção da muralha com o terreno.

Acho que estamos em condições de tomar uma decisão quanto ao aspecto da muralha.
Vou avançar com a minha opinião e esperar pela opinião do pessoal antes de se avançar.
- Gosto genuinamente dos três tipos de muralha e portanto será difícil para mim escolher à partida uma sem considerar outros factores
- Sobre usar apenas peças LGB, pessoalmente, gosto de ver algumas DBG também pelo meio mas número esse que pode limitar-se apenas a 2 ou 3 peças.
- Gosto de ver algumas rochas na base que me parece dar mais "realismo"
- Gosto dos balcões matacães com os arcos 1x4 e as amuras por cima
- Historicamente as paredes lisas parecem mais adequadas
- Usando muralhas lisas acho que também não me importaria de ver também alguns módulos de arcos de 6 pelo meio até porque as muralhas antigamente eram muito usadas como suporte para edificios, eram alvo de reparações ou adaptações que podem justificar zonas diferenciadas.
- Gostava de ver também outros elementos como janelas (exemplo o castelo de Pombal tinha janelas nas muralhas porque a casa do Senhor era encostada à muralha), balcões de madeira, zonas meio arruinadas, seteiras, etc. Vou tentar reunir um conjunto de elementos para servir de inspiração ao pessoal.
- Se optarmos por um castelo mais historicamente correcto, acho que gostava de acompanhar o layout com informação sobre os elementos da muralha (por exemplo, estou a pensar construir uma torre de menagem com alambor encostada à muralha, era interessante o público perceber o que era isso). Talvez até arranjasse uma espécie de quiosque digital para colocar ao pé da mesa.

Fico a aguardar pelo vosso feedback :)

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 20 nov 2015, 10:48
por CyberX
Gosto bastante mais das 2 muralhas à esquerda da torre. As janelas OK, em torres ou no topo de muralhas altas, mas talvez ligeiramente mais espaçadas.

«Inclui também algumas rochas na base para cortar um pouco o efeito reitclinieo da intersecção da muralha com o terreno»
Gosto. Ando com o mesmo dillema, só com BURPs fica tudo quadradão.

«Sobre usar apenas peças LGB, pessoalmente, gosto de ver algumas DBG também pelo meio mas número esse que pode limitar-se apenas a 2 ou 3 peças»
Eu estou como o Alexandre, não impunha grandes normas quanto à textura ou cor, apesar de na prática concordar contigo quanto à proporção.

«Gosto dos balcões matacães com os arcos 1x4 e as amuras por cima»
Tb gosto. O meu problema com os arcos era com a face da muralha em si.

«- Historicamente as paredes lisas parecem mais adequadas
- Usando muralhas lisas acho que também não me importaria de ver também alguns módulos de arcos de 6 pelo meio até porque as muralhas antigamente eram muito usadas como suporte para edificios, eram alvo de reparações ou adaptações que podem justificar zonas diferenciadas.»

Penso que isso possa ser deixado ao critério de cada um, desde que haja algum entendimento durante o planeamento para que na montagem final não fique muito estranho.

«Gostava de ver também outros elementos como janelas (exemplo o castelo de Pombal tinha janelas nas muralhas porque a casa do Senhor era encostada à muralha), balcões de madeira, zonas meio arruinadas, seteiras, etc. Vou tentar reunir um conjunto de elementos para servir de inspiração ao pessoal.»

Apoiado entusiasticamente.

»Se optarmos por um castelo mais historicamente correcto, acho que gostava de acompanhar o layout com informação sobre os elementos da muralha (por exemplo, estou a pensar construir uma torre de menagem com alambor encostada à muralha, era interessante o público perceber o que era isso). Talvez até arranjasse uma espécie de quiosque digital para colocar ao pé da mesa»

Mesmo que não seja historicamente correcto seria bom fazê-lo. Acho o factor pedagógico importante e gera interacção com o público, lêem, fazem perguntas, apontam e tiram fotografias de pormenor, os professores usam como exemplo e vêm dar sugestões. E quando não está ninguém na mesa continua a dar-lhe utilidade.
Com links ou QR codes para os mais interessados puderem continuar por si.

No essencial é importante fixar a estrutura da muralha e estamos quase lá.
Haver 2 tipos de muralha (A e B) não me chocaria.
Deixar o máximo de espaço aos participantes para improvisar e inovar é importante - cores e texturas iriam para aqui.
Dar sugestões que enriqueçam a coisa óptimo, desde que vistas como opcionais. Uso de madeiras, adereços, precisões históricas... tudo bem-vindo.

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 20 nov 2015, 17:22
por AGarcia
Também gosto muito dos exemplos de muralha do [member=21]gads[/member]
:clapping: :clapping: :clapping:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 20 nov 2015, 19:53
por Conchas
Gosto muito dos três tipos de muralha, mas talvez prefira as versões com arcos de 6 e lisa.
A haver pelo menos dois tipos dtambém gostava de fazer mais do que um para quebrar a monotonia. :)

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 20 nov 2015, 22:37
por agadoijo
Gostei bastante deste último teste com os arcos de 6! :D
Para mim acho que só precisa ali de uns bricks para separar um pouco mais os arcos...
Inspirado por ambas as criações que parecem agradar a mais pessoal aqui ficam dois renders das muralhas com arcos de 6 e lisas... e surpresa de um lado é uma coisa do outro é outra! A muralha para agradar a gregos e a troianos! ;D

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 20 nov 2015, 22:54
por AGarcia
[quote="agadoijo"]
Para mim acho que só precisa ali de uns bricks para separar um pouco mais os arcos...
[/quote]

Também concordo!

[quote="agadoijo"]
Inspirado por ambas as criações que parecem agradar a mais pessoal aqui ficam dois renders das muralhas com arcos de 6 e lisas... e surpresa de um lado é uma coisa do outro é outra! A muralha para agradar a gregos e a troianos! ;D
[/quote]

Excelente!
:clapping: :clapping: :clapping:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 20 nov 2015, 22:54
por PocasNuckie
Excelente!  :clapping:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 21 nov 2015, 02:25
por CyberX
[quote="agadoijo"]
Inspirado por ambas as criações que parecem agradar a mais pessoal aqui ficam dois renders das muralhas com arcos de 6 e lisas... e surpresa de um lado é uma coisa do outro é outra! A muralha para agradar a gregos e a troianos! ;D
[/quote]

Uma saída muito inteligente, este troiano tira-te o chapéu  :clapping:

Vamos lá fechar isto pessoal que preciso de saber o que comprar, vai ter de ser às mijinhas que o raio dos bricks 1x2 "tijolo" e os arcos custam os olhos da cara, para o mês que vem é Natal e o salário não estica.

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 21 nov 2015, 07:28
por Conchas
Por mim está fechado!
Mas estou a ver que tenho de acrescentar à lista de compras plates 1xN LBG, com fartura... :P :)

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 21 nov 2015, 10:10
por gads
Acho que o [member=6727]agadoijo[/member] fechou o debate  ;D
Fica então assim os dois temas disponíveis para a muralha, lisa ou com arcos de seis.
A recomendação é a muralha ter duas faces mas diria que por enquanto não seria obrigatório até vermos quantos módulos conseguimos juntar para o layout.

O equilíbrio e arrumação entre os módulos de arcos ou lisa será feita durante o planeamento e montagem do layout.

Irei actualizar o documento com este desfecho.
Irei incluir também algumas referências de elementos para muralhas que possam servir de inspiração.

Agora toca lá a construir  :expectation:
Hoje já vou às compras também  :P

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 21 nov 2015, 10:14
por gads
Estava agora a analisar melhor as imagens e reparei que tem duas linhas de amuras.
Para efeitos de muralha, só um dos lados necessita de amuras. Se construirem com duas faces recomendo que deixem a linha de amuras suficientemente independente para que possamos no local escolher qual das faces se enquadra melhor para o intereior/exterior do castelo.

Cheers!

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 21 nov 2015, 11:40
por PocasNuckie
Alguém pode fazer um resumo do regulamento final no primeiro post, ou até noutra thread (que fique fechada e sem possibilidades de posts para não distrair)?