Página 18 de 31
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 30 nov 2015, 21:54
por PocasNuckie
O que é o adarve?

Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 30 nov 2015, 22:05
por Conchas
Eu estou a usar plates com 4 de largura, por isso salientes ficam 3. Pelo menos no meu caso.

Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 30 nov 2015, 22:18
por AGarcia
[quote="PocasNuckie"]
O que é o adarve?

[/quote]
É o caminho da ronda, no topo da muralha.
Vê neste esquema
aqui
Entretanto fiz mais uma muralha com cadafalso(?), copiado do exemplo que o [member=6806]CyberX[/member] mostrou
aqui

Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 30 nov 2015, 22:37
por CyberX
Estou a gostar muito, começámos a ganhar balanço.
[member=956]AGarcia[/member] é isso mesmo, um cadafalso, fica espectacular: sem ser exuberante dá contraste à muralha e dá-lhe um ar realista, "habitado", diferente dos castelos que visitamos hoje onde só sobrou a pedra (e alguma posta lá por malucos, como o cimento a encher buracos que vi no Castelo de Castelo de Vide há uns bons anos).
[member=956]AGarcia[/member] podes mostrar uma vista áerea, para perceber melhor?
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 30 nov 2015, 22:41
por Conchas
A verdade é que o público vai achar muit estranho estes cadafalsos.
Nunca viram nenhum e não vão saber o que é!
Lá está , a função didática do LEGO.

Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 30 nov 2015, 22:51
por CyberX
[member=68]Conchas[/member] Tenho andado a pensar nisso e na ideia do [member=21]gads[/member] ...
Podíamos colocar pequenos cartões junto a cada "item", só com o nome e um QR Code. E um painel grande, lateral à mesa, com uma explicação - basicamente algo como a foto da wikipedia que já postei e o gads tem referido várias vezes, em GRANDE, e um parágrafo por item.
O QR Code remetia para uma página do site da PLUG.
Exemplo:
CARTÃO: Torre albarrã [QR code para
http://plug-pt/DMC#albarra]
Painel: "Uma torre albarrã (do árabe "al-barran"), em arquitetura militar, é uma torre saliente em um castelo ou em um troço de muralha, à qual se liga, em geral, por um passadiço. Esta figura arquitetónica foi introduzida pelos Almóadas na península Ibérica, com a primitiva função de constituir uma atalaia (se mais distante) e de reforçar a defesa dos muros através do ângulo assim criado (se mais próxima). Junto aos portões de entrada, dificultava o trabalho dos engenhos atacantes, como por exemplo, o dos aríetes. Posteriormente foram-lhe acrescentados Mata-cães, aumentando-lhe o poder defensivo."[sic]
Além disso no painel uma foto grande do Diorama, com legenda e indicação dos autores, número aproximado de peças, etc. Talvez também alguns "zooms" de pormenores.
E depois tudo isso no site.
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 30 nov 2015, 23:03
por AGarcia
[member=6806]CyberX[/member]
Ajuda?
Confesso que não gosto muito de ver a ameia logo ao lado do cadafalso...

Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 30 nov 2015, 23:13
por gads
Muito bom trabalho
Sim, tal como disse o [member=6806]CyberX[/member] acho que ficava muito bem junto da mesa com um painel informativo. Painel esse que pode ser um simples "quadro" ou algo mais avançado estilo "tablet". Conforme o que se arranjar até lá.
[member=956]AGarcia[/member] porque não alargas ligeiramente o cadafalso para incluir as ameias? Assim já ficam ao lado dos "buracos"

Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 30 nov 2015, 23:26
por AGarcia
[quote="gads"]
[member=956]AGarcia[/member] porque não alargas ligeiramente o cadafalso para incluir as ameias? Assim já ficam ao lado dos "buracos"

[/quote]
[member=21]gads[/member]
Hum... e corto o brick arch ao meio?

Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 30 nov 2015, 23:46
por gads
[quote="AGarcia"]
[quote="gads"]
[member=956]AGarcia[/member] porque não alargas ligeiramente o cadafalso para incluir as ameias? Assim já ficam ao lado dos "buracos"

[/quote]
[member=21]gads[/member]
Hum... e corto o brick arch ao meio?

[/quote]
Já te entendi

lol!
Epá... Pois...
Entretanto, estive a fazer um teste com o bricksmith para testar o layout to Conchas.
Acho que dá para nos orientarmos bem

Deixo uma imagem de topo e outra de perspectiva.
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 30 nov 2015, 23:59
por CyberX
[member=21]gads[/member] (desculpa se já foi dito mas já se torna dificil acompanhar 18 páginas) estás a pensar fazer um castelo completo (um poligono fechado) ou apenas para inglês ver (virado para o público e aberto para dentro)?
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 30 nov 2015, 23:59
por Conchas
Será isso! Mais coisa, menos coisa...

Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 01 dez 2015, 00:02
por gads
[quote="CyberX"]
[member=21]gads[/member] (desculpa se já foi dito mas já se torna dificil acompanhar 18 páginas) estás a pensar fazer um castelo completo (um poligono fechado) ou apenas para inglês ver (virado para o público e aberto para dentro)?
[/quote]
Estava precisamente a pensar nisso neste momento.
Com muralhas apenas de um lado, acho que a opção mais viável por enquanto é assumir que é para "inglês ver"...
Se o número de participações for elevado e houver material suficiente para fazer pelo menos algumas muralhas de dupla face, então poder-se-á apontar para um castelo fechado.
Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 01 dez 2015, 00:05
por Conchas
E ele a dar-lhe com as muralhas de dupla face!...

Assim à partida parece-me que tens mais chances de ter um castelo fechado, se esqueceres essa cena das muralhas de dupla face!...

Re: Diorama Medieval colaborativo
Enviado: 01 dez 2015, 00:10
por CyberX
[quote="gads"]
[quote="CyberX"]
[member=21]gads[/member] (desculpa se já foi dito mas já se torna dificil acompanhar 18 páginas) estás a pensar fazer um castelo completo (um poligono fechado) ou apenas para inglês ver (virado para o público e aberto para dentro)?
[/quote]
Estava precisamente a pensar nisso neste momento.
Com muralhas apenas de um lado, acho que a opção mais viável por enquanto é assumir que é para "inglês ver"...
Se o número de participações for elevado e houver material suficiente para fazer pelo menos algumas muralhas de dupla face, então poder-se-á apontar para um castelo fechado.
[/quote]
OK.
Além da curiosidade em si lembrei-me que isso influencia o meu gasto de peças no portão... se preciso fechar os torriões por trás ou posso deixar em fachada, apenas um pouco mais completo do que está agora. Eu prefiro vẽ-lo fechado mas se a participação não chegar sempre é preferível desviar peças para mais muralhas e torres intermédias.