Bembembembem - vamos lá por partes...
[quote="Hyphos"]
Antes demais os meus parabéns ao João pela iniciativa.
[/quote]
Agradeço, mas, como referi no princípio do tópico, a ideia inicial partiu do Fernando; foi ele que me lançou o desafio de construir uma pista de corridas em módulos. Eu apenas estou a tentar dar seguimento a esse desafio...
[quote="Conchas"]
(...) Tão somente por uma razão muito simples, a ideia era ter layouts reais e suficientemente grandes que pudessem por exemplo encher uma mesa do ECI já este ano...
De outra forma temo que muitos se irão cortar dado o investimento avultado, outros deverão já estar a pensar em LUGBULK o que iplica a disponibilidade de peças em quantidades suficintes lá para finais de 2016... e quando chegar a hora de improvisar para completar uma mesa, não vamos ter como...
Isto para dizer aquilo que já vocês sabem,
o óptimo é inimigo do bom!
Mas vejamos no que isto vai dar e vamos a ver se não investem tudo no asfalto e depois ficamos com uma autódromo árido e deserto.

[/quote]
Quando comecei a pensar a sério do assunto, a minha primeira ideia era realmente usar as
roadplates da LEGO. Era a solução mais fácil, rápida e económica. Mas seria a melhor? Aliás, cheguei a pôr essa hipótese nos
posts iniciais.
No entanto (penso que aqui estou a exprimir o consenso de todos os que têm comentado neste tópico), cedo se chegou à conclusão de que essa via ia ser muito limitativa se quiséssemos avançar com um projecto verdadeiramente modular e aberto à imaginação de todos os que nele quisessem colaborar, à maneira dos MFL cujo sucesso tem sido indesmentível.
Foi por isso que me lancei "de cabeça" pela via modular, que me parece ter um potencial imenso em termos de expansão e renovação contínuas, porque sendo nós a "fabricar" a nossa própria pista podemos fazer virtualmente com ela o que quisermos e como quisermos - em grande ou mais pequeno, simples ou mais elaborado... e aqui para nós, que ninguém nos ouve...
roadplates qualquer um é capaz de apresentar!
O investimento será assim tão avultado? Bem... certamente que um módulo não pode ficar tão barato (ou tão pouco caro!) como uma
roadplate. Vejamos:
Por contas feitas assim por alto e aos preços do Bricklink, um módulo MILS "cru", sem nada por cima a não ser a sua cobertura de
plates, ficará por cerca de 20 euros.
Tomando a mesma bitola, o "asfalto" para o módulo de curva à esquerda que apresentei mais lá para cima (ou seja, o conjunto dos
tiles) fica por cerca de 15 euros.
Ou seja: um módulo com a superfície e o "acabamento" equivalentes aos de uma
roadplate custará cerca de 35 euros - é mais do dobro, sim, mas compare-se o aspecto visual de uma e do outro. Não valerá essa diferença?
Pois, o drama do LUGBULK... certamente que ter as peças lá para o fim de 2016 não é uma perspectiva que nos agrade particularmente, pelo menos para as primeiras concretizações do projecto.
Mas não temos o "velho" Bricklink? Pois, mais caro - mas muito mais expedito na entrega. E por que não minimizar os portes juntando as necessidades de vários dos interessados numa só encomenda? Podíamos avançar pelo BL agora nestas primeiras impressões e usávamos o LUGBULK para as expansões futuras. Por aí, sinceramente, não vejo grande obstáculo.
[quote="AVCampos"]
A minha preocupação é o oposto: potencialmente ter peças para "material circulante" e não para a "infraestrutura".

Por falar nisso, não seria bom definir também algum standard para os carros?
[/quote]
O "material circulante" - já existe algum, e entretando vai certamente aparecer mais. Só à minha parte, assim de repente posso juntar 6 Speed Champions (com tó colantes e tudo), mais 6 por construir... e ainda tenho uns 9 MOCs que se podem facilmente enquadrar no tema (sem falar numa ambulância e num jipe dos bombeiros).
Por isso, o "povoamento" da pista já estará assegurado; a minha preocupação vai mais para o "à volta" - minifigs (muitas mesmo!) para encher bancadas e outros espaços, carros "civis" para estacionar por ali,... mas, à boa maneira PLUGuiana, as coisas vão de certeza ir aparecendo, em quantidade e sobretudo em qualidade. Tem sido sempre assim, felizmente!
[quote="Jorge Reis"]
corridas são várias, F1, GT, Turismo, karting...
[/quote]
E o pessoal da PLUG já deve ter por aí bons MOCs para qualquer destes temas!
[quote="Hyphos"]
Em relação às rectas é facil colocar um padrão de ligação entre os módulos, em relação a outros modulos, curvas chicanes , gancho, etc é mais dificil.
D qq forma qualquer que seja o tipo de módulo, este têm de respeitar sempre a mesma posição de "entrada" e de "saída", digamos por exemplo o asfalto centrado na base.
[/quote]
[quote="AVCampos"]
(...) não seria bom definir também algum standard para os carros?
[/quote]
Assim que tivermos o consenso acerca da largura básica da pista (parece que vamos mesmo ficar nos 22
studs, não é), vamos tentar uma regra para os módulos "não-recta" (é tomado como axioma que a recta tem de estar ao centro da
baseplate), e também um conjunto de normas o mais abertas possível em relação aos carros.
UFFF! Este deve ter sido o
post mais longo da minha "carreira"! Acho que mereço pelo menos 2 créditos!
