Página 3 de 4
Re: Ideias para estações espaciais
Enviado: 20 mar 2016, 01:42
por Conchas
Não tinha visto este tópico mas veio à conversa na montagem no Oeiras Parque.
Pessoalmente já tinha arrancado com compra de algumas peças que espero vir a utilizar numa construção para este tema. É contudo um projeto que para já considero individual. Contudo estou também disponível para participar em algo comunitário que me agrade.
Sou fã de Neo-Classic Space, mas apesar de tudo a minha onde de Space e LEGO consiste num diorama à luz daquilo que são as iniciativas e planos atuais para a exploração espacial (Lua, Marte e outras sondas). Portant tudo muito dentro daquilo que é a realidade da exploração espacial atual e futura extrapolando com base no atual.
Pegando nas imagens que o gads deu como exemplo, vejo-me a fazer coisas neste género.
[align=center]

[/align]
Adoro por exemplo esta outra construção!
É este o estilo que defendo! À conquista de Marte, que deverá ser um tema em crescendo nas proximas décadas.
[align=center]

[/align]
Re: Ideias para estações espaciais
Enviado: 20 mar 2016, 09:09
por gads
Também me revejo muito dentro desse tema

Tanto com uma base-espacial como base-terrestre!
Re: Ideias para estações espaciais
Enviado: 20 mar 2016, 10:41
por nunofilipe72
Pegando nessas fotos:
O branco é de longe a cor mais natural a ser usada como base de construção.
Sendo realista e lógico , o branco reveste a maioria das construções da NASA conhecidas, pela capacidade de reflectir melhor a luz !
Sugeria o LBG como côr dos greebles e o uso de uma outra côr para "animar" e não ficar tudo monocromático!
Podemos , com certo limite (às peças que existem) , até escolher cada construtor ter a sua côr , ou cada especificidade do módulo ter a sua côr (por exemplo, módulo médico branco-vermelho, módulo energia, branco-amarelo.....)
Podemos dar um toque especial e colocar , por exemplo a bandeira de Portugal ,em cada módulo/veículo, afinal basta um brick/plate 1x1 em verde e outro em vermelho !!
Exemplos
[img width=500]
http://www.brickshelf.com/gallery/nunof ... s/2016.png[/img]
[img width=500]
http://www.brickshelf.com/gallery/nunof ... o_ship.png[/img]
Re: Ideias para estações espaciais
Enviado: 20 mar 2016, 12:20
por Conchas
[quote="gads"]
Tanto com uma base-espacial como base-terrestre!
[/quote]
Também tinha uma ideia semelhante.
Este trabalho colaborativo podia-se estender entre "mesas"
- City: Complexo espacial incluindo estação de lançamento (existe muita coisa que pode ser construida deste "lado")
- Marte: Mesa ao lado com a parte da exploração espacial
- Estação orbital suspensa algures entre as duas mesas
[member=1847]nunofilipe72[/member]
Eu sou mais favorável à utilização de uma segunda cor única para pequenos detalhes ou uma linha decorativa fina de plates. Por exemplo mermelho.
A questão da codificação de cores que sugeres além de não me agradar pessoalmente, penso que também não é percebida pelo público.
A bandeira parece-me bem! Esse grande brand Octan criado em homenagem à nossa nação, fica bem em qualquer tema incluindo o espacial...

Até podiamos fazer os tais apontamentos de detalhe a duas cores - verde e vermelho...
Outra coisa importante a definir é a cor dos vidros.
Concordo que não sejam amarelos e devem ser uma cor comum e com vidros variados, portanto à que fugir também aos vermelhos, laranjas, etc.
Só velho a possibilidade do trans-medium-blue ou trans-black. Prefiro os segundos embora existam algumas peças apenas disponíveis na primeira cor e eventualmente vice-versa.
O que me chateia mesmo é a tendência do branco para amarelecer e ficar tudo pouco uniforme...

É um investimento em peças muito mau... Tenho relativamente pouco branco por causa disso.

Re: Ideias para estações espaciais
Enviado: 20 mar 2016, 12:34
por nunofilipe72
[quote="Conchas"]
Outra coisa importante a definir é a cor dos vidros.
Concordo que não sejam amarelos e devem ser uma cor comum e com vidros variados, portanto à que fugir também aos vermelhos, laranjas, etc.
Só velho a possibilidade do trans-medium-blue ou trans-black. Prefiro os segundos embora existam algumas peças apenas disponíveis na primeira cor e eventualmente vice-versa.
[/quote]
Conchas, não quererás dizer Trans-Light Blue ??
É mais barata que o trans-black e possui maior variedade de peças
Re: Ideias para estações espaciais
Enviado: 20 mar 2016, 12:38
por nunofilipe72
Mas antes de tudo:
Fazemos as nossas regras, ou seguimos as regras MOONBASE ??
Re: Ideias para estações espaciais
Enviado: 20 mar 2016, 12:59
por Conchas
Sim, queria dizer trans-light blue!
Moonbase: Eu entendo o principio e gosto de alguns aspetos mas não sou adepto!
Acho que tem pouco a ver com a realidade da exploração espacial previsivel e portanto viola a minha ideia base. Construções crediveis dentro que é a realidade da exploração espacial.
- Não faz sentido elevar os módulos da superficie
- Módulos 48x48 são um exagero e o tal sorvedouro de peças de que vocês se queixam
- Por força da escala imposta fica tudo demasiado quadrado
Vejo mais utilidade no investimento de peças para criar alguns relevos.
Agora porreiro, porreiro seria fazermos isto depois de a LEGO lançar baseplates 32x32 em 'Dark Orange' ou 'Medium Dark Flesh'...

Re: Ideias para estações espaciais
Enviado: 20 mar 2016, 13:06
por nunofilipe72
[quote="Conchas"]
Vejo mais utilidade no investimento de peças para criar alguns relevos.
[/quote]
Tipo
MILS ??
Não gosto das regras MOONBASE, pelos mesmos motivos! Também concordo enveredar por outro caminho.
[quote="Conchas"]
Agora porreiro, porreiro seria fazermos isto depois de a LEGO lançar baseplates 32x32 em 'Dark Orange' ou 'Medium Dark Flesh'...

[/quote]
Se vier ao preço equivalente às peças , esquece lá !!
O tan não é uma cor cara para a base, o chão, há baseplates e pode-se então usar 'Dark Orange' ou 'Medium Dark Flesh' para os enfeites no terreno.
Re: Ideias para estações espaciais
Enviado: 20 mar 2016, 13:17
por Conchas
Sim, tipo MILS o apenas as baseplates com relevo de bricks em cima.
De outra forma tens dificuldade em usar as baseplates de pista (se quiseres) e tens de fazer tudo com bricks, o que faz logo crescer imenso a quantidade de peças...
E tens razão quanto ao tan + bricks de cores mais alaranjadas.
Por falar em pista, a primeira coisa que fazia era banir os cinzentos antigos do diorama...

O que acabava logo com as pistae monorial (o qu aliás também não é uma coisa muito realista no tema... mas escapa)...

Re: Ideias para estações espaciais
Enviado: 20 mar 2016, 13:36
por nunofilipe72
Não estou a ver fazerem pistas em Marte, pior ainda, fazerem com estrada com riscos brancos e tudo

Sugiro qualquer coisa semelhante ao que o Paulo Castanho usou no diorama Egipto, usar o dark tan para os caminhos.
Quanto ao cinza antigo, penso que te referes às baseplates, aí concordo.
Mas para relevo, "pedras", material espalhado, aí admitia !!
Ver o exemplo
O monorail é "classic space" e "city", deixá-lo por lá....desde que não ponham linhas do comboio na base

Re: Ideias para estações espaciais
Enviado: 20 mar 2016, 14:01
por Conchas
Sim, admito os cinzentos antigos para essa utilização, embora pessoalmente também não goste de utilizar muito. Aquele ar amarelado sujo dá-me cabo dos nervos! Já basta o branco caquinha...
Depois em Marte é tudo à base de laranja pelo que consta...

Re: Ideias para estações espaciais
Enviado: 20 mar 2016, 14:54
por AGarcia
[quote="Conchas"]
Agora porreiro, porreiro seria fazermos isto depois de a LEGO lançar baseplates 32x32 em 'Dark Orange' ou 'Medium Dark Flesh'...

[/quote]
Consta que, depois da LEGO lançar baseplates 32x32 nas cores
Light Bluish Gray,
Red e
Redish Brown, vem aí na cor
Dark Orange...

Re: Ideias para estações espaciais
Enviado: 20 mar 2016, 16:56
por gads
Até agora alinho no que se está a dizer!
Ter um "combo" city+marte é uma ideia que me agrada muito

Re: Ideias para estações espaciais
Enviado: 20 mar 2016, 17:58
por nunofilipe72
Quando penso numa base dese tipo ,lembro-me deste exemplo que esteve no lego cuusoo.

Re: Ideias para estações espaciais
Enviado: 20 mar 2016, 18:04
por nunofilipe72
Mas também, se eventualmente alguém quiser construir uma coisa assim, será bem vindo
[img width=600]
https://i.ytimg.com/vi/p2K120PZmd8/maxresdefault.jpg[/img]