Página 22 de 31

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 09 dez 2015, 10:48
por gads
[quote="Conchas"]
[quote="gads"]
Eis o primeiro layout preliminar do castelo baseado nas construções que o pessoal já apresentou!
Faltam bastantes módulos de muralha que ainda não inclui. Também acho que baseado no espaço que já ocupa o layout e baseado no que falta, acho que dá pelo menos para fazer uns quantos com dupla face.

Relativamente ao layout, acho que já está bastante grande, cabendo uma cidade inteira no interior...
Acho que está um bocado "quadrado" e precisamos de uns cantos e talvez mais umas torres.
Na próxima versão vou tomar a liberdade de assumir que invés de muralhas direitas o pessoal pode contribuir com alguns cantos :)
Mesmo neste já tomei a liberdade de assumir que o [member=6727]agadoijo[/member] poderia fazer a muralha dele para canto invés de direita ;)

Também tenho de estudar melhor por onde pode passar o fosso...
[/quote]


Também acho que ainda está um bocado quadrado... :)
Seria necessário pelo menos mais um canto convexo, e possívelmente um ou os dois fazerem um recuo maior.

Ou então, porque não fazer também uma segunda muralha interior, quição até num nível mais elevado!?
Acho preferível isso a estarmos a investir peças em muralha dupla. :)
[/quote]

Também pensei nessa alternativa.
Ontem à tarde não me andei a sentir bem e acabei por não conseguir efectuar os testes de layout que pretendia.
Hoje a ver se consigo efectuar os tais testes :)

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 09 dez 2015, 14:01
por Conchas
Entretanto também estive a fazer uma alternativa ao layout do meu canto, para quebrar um pouco mais o quadrado.

Vê o novo anexo.

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 10 dez 2015, 14:52
por gads
Alô pessoal,

Ontem estive de volta de mais uma versão do layout.
[member=68]Conchas[/member], usei os teus módulos sem neste momento pensar muito no layout definido que sugeriste. Espero que não te importes :/

Nesta versão (rascunho) do layout, optei por criar duas zonas distintas também comuns na época. A zona mais pequena reservada à casa do senhorio e respectiva torre de menagem teria acesso por um portão interno.

Tenho a dizer que gosto bastante mais desta versão do layout em relação à anterior embora ainda esteja a tentar resolver a questão da elevação dentro da zona mais pequena, como podem contactar pela terceira imagem em anexo.

O [member=6727]agadoijo[/member] também levantou algumas questões sobre a integração do seu módulo que vou tentar ainda analisar.

[member=956]AGarcia[/member] a seguir-se com uma versão semelhante, haveria problema em alterares um pouco o teu módulo para formar o canto?

[member=6806]CyberX[/member] Qual é a dimensão da tua ponte? É que o próximo passo que estava a pensar fazer era reavaliar o fosso. Estou com uma ideia na cabeça que talvez venha a funcionar mas preciso de saber qual a largura que devo usar pelo menos na zona do portão :)

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 10 dez 2015, 14:53
por gads
Aqui está a terceira imagem com a tal questão da elevação dentro da região mais pequena da muralha.

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 10 dez 2015, 15:14
por CyberX
[member=21]gads[/member]: a ponte levadiça tem
Largura: 12 studs
Comprimento: 14 studs
Espessura: 1 brick + 2 plates

O comprimento útil sobre o fosso será menor que os 14 studs porque cerca de 2 studs ficam assentes sobre o chão da casa do portão (a dobradiça), o que dá cerca de 12 studs.
O fosso pode ser mais estreito que estes 12 studs, batendo a ponte sobre o chão do outro lado do fosso, mas tb pode ser mais largo se fizermos um género de arco de pedra ou meia-ponte por onde se acedia à ponte levadiça. Estava à espera de uma decisão quanto ao desenho global para pensar melhor nisso, posso fazer de ambas as formas.

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 10 dez 2015, 15:25
por CyberX
A propósito, o novo desenho 2 posts acima está muito melhor, mais "urbano".

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 10 dez 2015, 15:28
por gads
[quote="CyberX"]
[member=21]gads[/member]: a ponte levadiça tem
Largura: 12 studs
Comprimento: 14 studs
Espessura: 1 brick + 2 plates

O comprimento útil sobre o fosso será menor que os 14 studs porque cerca de 2 studs ficam assentes sobre o chão da casa do portão (a dobradiça), o que dá cerca de 12 studs.
O fosso pode ser mais estreito que estes 12 studs, batendo a ponte sobre o chão do outro lado do fosso, mas tb pode ser mais largo se fizermos um género de arco de pedra ou meia-ponte por onde se acedia à ponte levadiça. Estava à espera de uma decisão quanto ao desenho global para pensar melhor nisso, posso fazer de ambas as formas.
[/quote]

Um arco em pedra era o que tinha em mente. Era também uma abordagem comum haver "meia ponte de pedra" até ao local onde assentava a ponte de madeira :)

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 10 dez 2015, 15:47
por CyberX
Eu até gosto mais do arco/meia-ponte. Mas temos então de fechar o tamanho do fosso [sem urgência].

O meu conjunto está a ocupar 48 de largura (2 torriões mais a "casa do portão" apenas, nada de muralhas) e cerca de 28 de comprimento com a ponte descida [tenho de confimar em casa, mas parece-me que anda por aí].

-- edit: confirmo, 28 studs ---

Para ficar em múltiplos de 16 seria 48x32 mas assim só me sobram 4 studs para o arco de pedra, é pouco. Por isso saltaria para 48x48 (uma baseplate cinzenta, tenho várias) e então teria bastante espaço para o arco e para o fosso.

Gostava também de saber como pensas apresentar "fechar" do lado do público - para haver fosso tem de haver terreno mais elevado para cá do fosso. Esse terreno é tapado por esferovite ou vai descendo em escarpas até à base de todo o diorama? (não sei se me expliquei convenientemente)

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 10 dez 2015, 16:21
por gads
Sobre o fosso ainda vou trabalhar um pouco nele porque queria tentar usá-lo como rio com água real.
Daqui a pouco provavelmente já conseguirei responder melhor à tua questão ou pelo menos avançar com uma proposta para ser mais fácil analisar e discutir.

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 10 dez 2015, 17:20
por AGarcia
[quote="gads"]
[member=956]AGarcia[/member] a seguir-se com uma versão semelhante, haveria problema em alterares um pouco o teu módulo para formar o canto?
[/quote]

[member=21]gads[/member]
Se estás a falar do módulo da torre albarrã que ainda não acabei de construir, posso efectivamente transformá-la num canto.
:fixe:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 13 dez 2015, 16:58
por gads
Eis uma actualização com a divisão de módulos.
Existe ali ainda uma torre livre que dependendo das peças que me sobrarem, talvez consiga fazer caso ninguém avance.

Em relação ao terreno, vou fazer aqueles módulos de dupla elevação e talvez faça mais uns pequenos para manter a coerência até ao canto do [member=956]AGarcia[/member].

[member=68]Conchas[/member] arranjas-te com a muralha na diagonal? Aquela muralha na parte de trás do castelo, na verdade acho que dá para ser apenas de uma face caso "invertas" as ameias para ficarem apontadas para fora na mesa.
Estava a pensar colocar o assalto à muralha a vir do "teu lado". Talvez seja necessário alterar ainda o layout da elevação de terreno mas acho que em nada afecta a quantidade de trabalho.

Digam de vossa justiça e confirmem se não me enganei.

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 13 dez 2015, 17:18
por gads
Lembrei-me de voltar a consultar os documentos que tinha do projecto com contexto medieval que realizámos o ano passado para ver que tipo de edifícios existiam.

Quando o castelo é de pequenas dimensões, tipicamente apenas os seguintes edifícios/espaços se encontravam dentro das muralhas:
- Feira
- Forja
- Conselho de homens-bons (poder civil): que é uma espécie de local onde o pessoal se reunia para tomar decisões -> Eu estou a pensar fazer este de acordo com a imagem que anexo
- Guarnição
- Celeiro

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 13 dez 2015, 17:25
por Conchas
Na realidade dimuniste-me consideralvemente o trabalho e investimento... Menos 4 tiles de muralha e menos e menos 9 tiles de elevações (rocha)!?
Não há elevações do lado de trás.

Quanto à moralha na diagunal até podia ser um canto convexo assimétrico, mas conforme ficar o layout final, faço o que for necessário.
Não queres fazer isso um bocado maior, já que tinha previstas mais tiles?

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 13 dez 2015, 17:56
por AGarcia
Vejo que também diminuíste o meu trabalho (que já está feito), tenho ao todo 6 tiles já feitas e no esquema só puseste duas.
O canto com a torre albarrã vai ficar numa baseplate 32x32.

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 13 dez 2015, 18:32
por gads
[quote="Conchas"]
Na realidade dimuniste-me consideralvemente o trabalho e investimento... Menos 4 tiles de muralha e menos e menos 9 tiles de elevações (rocha)!?
Não há elevações do lado de trás.

Quanto à moralha na diagunal até podia ser um canto convexo assimétrico, mas conforme ficar o layout final, faço o que for necessário.
Não queres fazer isso um bocado maior, já que tinha previstas mais tiles?
[/quote]

As elevações vão ser necessárias para o layout, por isso contaria com eles na mesma :)
Em relação às muralhas, podemos alargar mais dois tiles mas talvez antes disso talvez fosse interessante saber o que podemos contar em termos de edifícios para o castelo.

Acho que está na altura de abrir o tópico para coordenação de mesa para ver que elementos o pessoal pode contribuir.
Se houver bastantes elementos que justifiquem o castelo maior, tanto melhor :)

[quote="AGarcia"]
Vejo que também diminuíste o meu trabalho (que já está feito), tenho ao todo 6 tiles já feitas e no esquema só puseste duas.
O canto com a torre albarrã vai ficar numa baseplate 32x32.

[/quote]

Esqueci-me dos teus dois módulos, assim sendo, acho troco por dois módulos meus que ainda não construi e dedico-me à torre em falta  ;)
Thanks pelo reparo.