Tenho acompanhado esta thread com interesse, está na altura de lançar também a minha posta de pescada.
À partida também considero os valores um pouco altos mas depois de uma análise mais cuidada até nem por isso.
Tal como já foi aqui referido, a qualidade paga-se e por vezes bem cara.
Sim, concordo que a LEGO ao longo destes 50 anos construiu uma marca poderosíssima podendo neste momento dar-se ao luxo de cobrar um pouco mais.
Sim, também pode ser mais caro por decisão de marketing.
O preço psicológico é uma componente muito importante na decisão de determinar o preço de um produto e um preço alto muitas vezes transmite a "sensação" de qualidade.
Quantas vezes vão a uma loja e muitas vezes até optam por um produto mais caro pensando "este deve ser melhor porque é mais caro"
No entanto, desde que decidi abrir negócio por conta própria, comecei-me a aperceber de muitas coisas que antes não tinha em conta.
É fácil criticar e dizer que os produtos podiam ser mais baratos... Mas por vezes isso é complicado.
Dando apenas um exemplo simples, sabes quais são as despesas para pagar um salário a um empregado em regime de contrato?
Para além do valor bruto que é entregue ao empregado, junta-lhe mais uma percentagem para pagar à Segurança Social e seguro de trabalho.
Para agravar ainda mais as contas, um empregado trabalha 11 meses e a empresa tem de pagar 14 meses...
Claro que ao transportar-mos um negócio para países mais baratos "salariamente", com menos exigências em direitos de trabalho, etc. pode tornar um produto mais barato.
Claro que pode.
Mas tal o Conchas tem vindo a apontar, será que é isso que realmente queremos?
Mesmo assim a LEGO tal como outras grandes empresas, é obrigada a adaptar-se à economia global, transportando parte da produção para o méxico e outros países mais "baratos".
No entanto, orgulha-se de manter operacionais alguns pontos de produção na Europa.
Eu confesso que sou fã desta marca, assim como existem fãs de clubes de futebol ou outras equipas.
Não sou fanático.
Não compro na concorrência por continuar a acreditar que estou a comprar um produto melhor e que merece o dinheiro que pago por ele.
Claro que ao pagar um valor superior, estou à espera de uma assistência também superior.
E não é isso que acontece?
Quantas marcas clones tens tu, que te enviam gratuitamente sem grandes questões as peças que te faltam no set que acabaste de comprar?
Eu sou daqueles que embora considere os valores altos, não os considero demasiado caros para a qualidade, serviços e afins que estou a adquirir.
Claro que quando surge um set que acho demasiado caro, refilo e não compro.
E se fores a ver esses sets, normalmente vendem-se com maior dificuldade, o que também não tem muito interesse para a empresa.