Página 7 de 31

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 16 nov 2015, 00:19
por Conchas
[quote="AlexandreRibeiro"]
Muito honestamente contínuo a preferir a versão inicial...  >:DDD
As BURPs têm o problema de ter 10 studs de comprimento, logo, obrigam a um acerto para módulos de 32.  Peças, peças e mais peças... Estava a destinar as minhas BURPs para outros fins. Aliás, ainda hoje as esgotei para a Constrolandia... Embora as vá desmontar. À partida só posso trabalhar nisso em janeiro, embora tenha ad peças para as paredes. A ver vamos
[/quote]

[member=659]AlexandreRibeiro[/member]
Podes sempre fazer uma versão dupla com duas plates 16x16 junta, e já consegues utilizar 3 BURPs seguidas sem problemas.
Para relevo com alguma continuidade parece-me uma óptima solução.
Cantos exteriores e interiores não levantam problema e laterais simples são sempre um hipótese quando as tenha de ter em número impar.

[member=21]gads[/member]
Acho que era melhor colocares um cópia do link para o documento no post inicial, senão daqui a pouco já ninguém o encontra... ;D

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 16 nov 2015, 08:06
por AlexandreRibeiro
[quote="gads"]
[quote="AlexandreRibeiro"]
Muito honestamente contínuo a preferir a versão inicial...  >:DDD
As BURPs têm o problema de ter 10 studs de comprimento, logo, obrigam a um acerto para módulos de 32.  Peças, peças e mais peças... Estava a destinar as minhas BURPs para outros fins. Aliás, ainda hoje as esgotei para a Constrolandia... Embora as vá desmontar. À partida só posso trabalhar nisso em janeiro, embora tenha ad peças para as paredes. A ver vamos
[/quote]

Tu moço continuas a deixar-me confuso... Qual versão inicial? Esta é a versão inicial...

[member=6806]CyberX[/member] estava a pensar em fazer um portão desses... Vou pensar em mais coisas pois provavelmente não vale a pena dois portões!
Tenho o trebuchet para fazer, portanto posso ficar-me mais em batalha e nas casas :)
[/quote]

Sem as BURPS...

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 16 nov 2015, 10:11
por CyberX
Duas questões:

1. Isto vai ter nome oficial género MCL ou continua a ser "Diorama Medieval Colaborativo" (DMC)?

2. Nas muralhas vem "podendo as contruções variar a textura da parede", isso quer dizer que posso fazer muralhas menos rebuscadas, mais lisas e até sem janelas/seteiras como esta?
Imagem

É que a maior parte dos castelos que me inspiram têm pouco rococó, género Sintra (Mouros), Lisboa (S. Jorge) e Almourol. E além disso sai mais barato comprar menor variedade de peças... que é o que me estou a preparar para fazer.

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 16 nov 2015, 11:54
por PocasNuckie
Eu ontem lembrei-me que se calhar era boa ideia escolher um castelo qualquer real para usar como inspiração (não na forma, mas na textura das muralhas etc ...). Deixo a quem tiver mais conhecimento sobre o assunto fazer propostas nesse sentido.

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 16 nov 2015, 15:18
por AlexandreRibeiro
[quote="CyberX"]
Duas questões:

1. Isto vai ter nome oficial género MCL ou continua a ser "Diorama Medieval Colaborativo" (DMC)?

2. Nas muralhas vem "podendo as contruções variar a textura da parede", isso quer dizer que posso fazer muralhas menos rebuscadas, mais lisas e até sem janelas/seteiras como esta?
Imagem

É que a maior parte dos castelos que me inspiram têm pouco rococó, género Sintra (Mouros), Lisboa (S. Jorge) e Almourol. E além disso sai mais barato comprar menor variedade de peças... que é o que me estou a preparar para fazer.
[/quote]

Estás a ver como já me começar a entender?  :bailinho: :bailinho: :bailinho:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 16 nov 2015, 16:15
por gads
[quote="CyberX"]
[member=21]gads[/member] Não percebi que incluias ponte levadiça. Eu não faço questão de o fazer, posso fazer outro portão com porta de grades içável ou nem sequer portão de todo.

Só por curiosidade... está-se a prever apenas um castelo ou um castelo com uma única muralha, certo? Nada de castelos dos bons e castelo dos maus ou castelo com dois níveis de muralhas.

Esse teu trebuchet vai funcionar?  >:D
[/quote]

O portão agora está por tua conta  >:D
Eu faço umas torres e vou-me dedicar à batalha e ao cais.

Vamos só ter um castelo que está a ser cercado e atacado por uma facção inimiga :)

Provavelmente vou precisar dos teus conhecimentos técnicos para colocar em prática a ideia que tinha para o trebuchet ;)

[quote="AGarcia"]
[member=21]gads[/member]

Estás a planear uma mesa para ser vista de todos os lados?

[/quote]

Era giro mas não estou a contar com isso tendo em conta o tipo de mesas tipicamente disponíveis em Paço de Arcos.
Estava a pensar numa mesa tipo a de Tomar

[quote="AlexandreRibeiro"]
[quote="gads"]
[quote="AlexandreRibeiro"]
Muito honestamente contínuo a preferir a versão inicial...  >:DDD
As BURPs têm o problema de ter 10 studs de comprimento, logo, obrigam a um acerto para módulos de 32.  Peças, peças e mais peças... Estava a destinar as minhas BURPs para outros fins. Aliás, ainda hoje as esgotei para a Constrolandia... Embora as vá desmontar. À partida só posso trabalhar nisso em janeiro, embora tenha ad peças para as paredes. A ver vamos
[/quote]

Tu moço continuas a deixar-me confuso... Qual versão inicial? Esta é a versão inicial...

[member=6806]CyberX[/member] estava a pensar em fazer um portão desses... Vou pensar em mais coisas pois provavelmente não vale a pena dois portões!
Tenho o trebuchet para fazer, portanto posso ficar-me mais em batalha e nas casas :)
[/quote]

Sem as BURPS...
[/quote]

Aaahh! Mas não precisas de usar BURPs :)
Eu tenho terreno com BURPS e outro só com slopes.


[quote="Conchas"]
[member=21]gads[/member]
Acho que era melhor colocares um cópia do link para o documento no post inicial, senão daqui a pouco já ninguém o encontra... ;D
[/quote]

Já lá está desde ontem  ;)

[quote="CyberX"]
Duas questões:

1. Isto vai ter nome oficial género MCL ou continua a ser "Diorama Medieval Colaborativo" (DMC)?

2. Nas muralhas vem "podendo as contruções variar a textura da parede", isso quer dizer que posso fazer muralhas menos rebuscadas, mais lisas e até sem janelas/seteiras como esta?
Imagem

É que a maior parte dos castelos que me inspiram têm pouco rococó, género Sintra (Mouros), Lisboa (S. Jorge) e Almourol. E além disso sai mais barato comprar menor variedade de peças... que é o que me estou a preparar para fazer.
[/quote]

A ideia é nós concordarmos na estrutura da muralha (como sugestão em cima da mesa por enquanto está a que coloquei no documento) e depois é possível cada um variar ligeiramente a textura... Caso contrário provavelmente tinhamos um castelo com pouco nexo...

Se tiverem outras sugestões para muralhas, avancem rapidamente para votarmos/concordarmos em qual havemos de usar :)

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 16 nov 2015, 16:57
por CyberX
Eu não tenho propriamente sugestões concretas... em termos de gostos puramente pessoais preferia muralhas mais maciças em vez de finas como a que incluis no documento com passadiço por cima.
Ou seja preferia muralhas como as dos 3 castelos que referi, século VIII a século XI, de origem maioritariamente árabe e depois reaproveitados pelos primeiros tugas. O estilo de muralha que apresentas é mais rebuscado e tem mais variadade de peças, faz-me lembrar mais as cidades-estado italianas do século XIV em diante. É bonito mas não faz bem o meu géner (claro que se for votado será desse género que monto).

Perguntei a questão do número de muralhas por causa disso mesmo: em castelos com várias muralhas, a mais exterior é mais tosca e bruta para defender da artilharia e a mais interior é mais trabalhada e ligeira e serve sobretudo para conter a progressão da infantaria.

Tenho uma sugestão quanto aos pontos de fixação: um brick technic 1x2 com furo não me parece suficiente, penso que deveriam ser pelo menos 2 (em baixo) ou melhor ainda 3 (2 em baixo e 1 mais acima)

Depois para a batalha pode ser que arranje qualquer coisa, talvez uma torre de assaulto.

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 16 nov 2015, 17:06
por Conchas
Da minha experiência, ligação com pinos Technic só complica nas montagens... :P
Para este tipo de construção, parece-me que o melhor mesmo são umas plates aqui e ali. ;)

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 16 nov 2015, 17:32
por PocasNuckie
[quote="CyberX"]
2. Nas muralhas vem "podendo as contruções variar a textura da parede", isso quer dizer que posso fazer muralhas menos rebuscadas, mais lisas e até sem janelas/seteiras como esta?
Imagem
[/quote]

Não é nada pessoal Cyber, mas se é para apresentar este tipo de muralha acho que vale mais ficar em casa  :dontcare:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 16 nov 2015, 18:27
por gads
Começando pelo pins technic, concordo com o Conchas :)
Sendo prático, acho que basta as plates para ligar os módulos. Na cidade ninguém tem paciência para andar a encaixar os modulares uns aos outros com pins technic. Nem eu em casa uso isso que dá dá é trabalho e a separar muitas vezes só dá "cocó".

Em relação ao aspecto das muralhas, foi algo que também pensei e não é por acaso que sugeri aquele estilo mais rococo.
Para teres uma muralha mais real e para ficar visualmente interessante convém incluir bastante textura o que também consome bastante peças.
Com muralha usando os arcos, mesmo que não uses texturas e uses painels, a muralha continua a parecer interessante.

De qualquer das formas, eu tinha uns testes com uma muralha mais realista.
Posso publicá-los também.

Ontem à noite, quando cheguei a casa ainda fui espreitar as muralhas que tinha feito e realmente, consegui com que elas tivessem 6 studs de largura invés de 9 e as amuras também são mais estreitas.

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 16 nov 2015, 19:21
por PocasNuckie
Pois a largura convinha ser reduzida dos originais 9. Quem vai ver de frente não vai notar nada e para nós poupa muita peça. Não sei é qual é a medida ideal para garantir a estabilidade da cena.  :fixe:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 16 nov 2015, 19:30
por Conchas
Eu também preferia umas muralhas um pouco mais para o elaborado, com aqules paines con janela e cenas assim.
Mas só devo poder começar a fazer testes lá para meados de Dezembro. :P

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 16 nov 2015, 19:53
por CyberX
Peço desculpa pelo exemplo pobre.

Queria apenas salientar  que na maior parte dos castelos antigos [o estilo que me agrada] quase não têm janelas e seteiras a existirem são tão pequenas que na escala minifig nem se veriam - as ameias eram recortadas justamente para oferecer protecção aos vigias e atiradores.

Haver textura em si não estava em causa, claro que não tão complexa quanto isto (e reparem que tem apenas 2 seteiras):
Imagem

Seguem outros exemplos do estilo a que me refiro, alguns até bastante elaborados:

Este mostra a complementaridade com madeira - a maior parte do que seriam os castelos perdeu-se, apenas ficaram as pedras, no final do século XIX e no inicio do século XX é que o romantismo e o nacionalismo se lembraram de recuperar os castelos, nalguns casos com invenções completamente malucas.

Imagem

Este apesar de uma época já mais recente para mim tem a vantagem de ter os arcos exteriores mais largos (4 studs em vez de 2):
Imagem

Este tem ainda demasiadas janelas para ser realista mas fez-me lembrar o de Sintra:
Imagem

Este é um espectáculo apesar de Romano e não Medieval:
Imagem

E finalmente este, apesar de dizer Muralha da China faz claramente lembrar o Castelo de S. Jorge:
ImagemGreat Wall of China by Tony Sava, on Flickr

Mas não vou insistir mais, sigo o que for decidido.

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 16 nov 2015, 20:13
por PocasNuckie
A última imagem fez-me lembrar uma coisa que me lembrei ontem (passe a redundância) que é a forma das torres. Redondas ou octagonais se calhar dava mais cenário, mas se calhar por uma questão de mais fácil encaixe com o resto é melhor optarmos pelo menos para já por torres quadradas não?

Re: Diorama Medieval colaborativo

Enviado: 16 nov 2015, 20:59
por Jorge Reis
[member=6806]CyberX[/member]

eu gosto mais deste tipo de castelo

[align=center]Imagem[/align]

a muralha não se vê muito bem mas é assim e é modular

[align=center]Imagem[/align]

aqui esta a muralha completa em 2011, agora deve ser maior

[align=center]Imagem[/align]