O Xamarin não é o Visual Studio, é uma extensão para com ele criar aplicações para tablets e mobiles. Ou era, entretanto deve ter crescido.
A Xamarin é/era do mesmo tipo do Mono, o
Miguel de Icaza. Trabalhava na/para a Novell quando começou o Grande Declínio, andou por uma série de projectos Open Source... há uns anos, no último Tech Ed da Microsoft, gostei muito de uma apresentação Xamarin, resistei-me, tentei instalar o produto... e lamentamos mas Linux não é suportado, só Apple e Windows, falei com eles, não temos planos, tchau.
Pelos vistos o/a Xamarin teve tanto sucesso que a Microsoft fez o costume: assimilou.
À Microsoft interessa-lhe muito o Linux, sobretudo se correr em Azure. Contribuiu com imenso código para o kernel... para o Linux poder correr em Hyper-V e em Azure. O Windows não escala e a Microsoft sabe disso. Com toda a gente a correr para Hadoop, Big Data e o catano e o camandro, a Microsoft precisava de ofertas de Hadoop em Azure e conseguiu-o com servidores Ubuntu, há 4 ou 5 anos.
E assim que a Microsoft desistir de vez dos telemóveis vais ver se não começa a apostar mais no open source para mobiles. Só é pena os grandes projectos de Linux para telemóvel terem morrido também, ficou o Android que de Linux só tem o kernel.
Voltando ao Swift suponho que se crescer alguém o implemente para Linux tb. Uma linguagem de programação não pode depender de uma plataforma - se a Apple quiser correr em ARM (leia-se embedded devices, Raspberry Pi, Androids) vai precisar de ajuda.