Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Para os entusiastas da exploração espacial do futuro!
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por PocasNuckie »

Esse último avião é aquele que andou aí 2 anos a fazer não se sabe bem o quê?
Imagem
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por CyberX »

[quote="PocasNuckie"]
Esse último avião é aquele que andou aí 2 anos a fazer não se sabe bem o quê?
[/quote]

Acho que sim. X37-B
http://www.af.mil/News/Article-Display/ ... ce-center/

[quote="AGarcia"]
Já agora, também queres o lago à volta da pista? :P
[/quote]
Nesta fase queremos tudo. Ainda não fizemos contas às áreas mas espelhos de água artificiais e canais podem se calhar ser simples tiles, quem sabe com autocolantes para quebrar a monotonia.

Na maior parte das fotos até agora não se percebeu mas aquela zona toda é misto de Peninsula de Tróia com Ria de Aveiro, quase tudo pântano ou paúl... não é só na Área de Aterragem que vamos precisar de charcos, lagos e canais:

Imagem
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por gads »

Não estamos a derivar um bocado para o megalómano com tanta construção?
Pelo menos falo por mim que não vou aguentar sozinho com uma plataforma de lançamento... :(
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por CyberX »

Estamos.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por CyberX »

Depende muito do número de interessados em cada coisa e do seu potencial de investimento.

Eu gostaria muito de fazer um crawler, motorizado claro, mas não tenho grande interesse nas plataformas em si por isso quase me é indiferente se leva um Saturno V ou um Vaivém.
Havendo mais interessados poderiamos ter 2 crawlers mas ter um já é um marco importante.

Havendo interessados podemos tb ter 2 plataformas. Podemos até ter 2 plataformas e apenas um crawler. Mas se calhar podiamos pensar numa plataforma adaptável que pudesse ser convertida de um para o outro.

Mas se tivermos só uma plataforma se calhar temos de ir a votos... Saturn V ou Space Shuttle?
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por CyberX »

--- IGNORAR : revisto 2 posts abaixo ---

No tocante à disposição da mesa, estava a pensar mais ou menos nisto (anexo)

1 = VAB (Vehicle Assemble Building) o grande cubóide de onde sai o Saturn V ou o Space Shuttle para o lançamento
2 = Launch Pad ou Área de Lançamento
3 = Área dos Visitantes
4 = Área de Aterragem
6 = Zona de observação de lançamentos (o 5 seria a estrada para lá)
7 = Ferrovia NASA (desactivada em 2015)
8 = Caminho do crawler
9 = Estrada de acesso dos visitantes

deveria ainda haver uma estrada do VAB à Área de Aterragem, esqueci-me

Convém o Launch Pad estar na berma da mesa para podermos aceder com facilidade já que vai ser a zona mais complexa.
Pela mesma razão coloquei a Área de visitantes próxima da berma oposta, se houver carrossel, carrinhos de choque ou monorail também vamos querer chegar lá com facilidade.

Também se pode deslocar o VAB do centro para a berma direita se quisermos acesso mais facilitado ao caminho dos crawler, sendo que a zona de observações terá de ir também.
Última edição por CyberX em 27 mai 2017, 10:03, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por CyberX »

Parvoíce... com as dimensões em jogo a mesa terá de ser rectangular, já refaço.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por gads »

[quote="CyberX"]
Depende muito do número de interessados em cada coisa e do seu potencial de investimento.

Eu gostaria muito de fazer um crawler, motorizado claro, mas não tenho grande interesse nas plataformas em si por isso quase me é indiferente se leva um Saturno V ou um Vaivém.
Havendo mais interessados poderiamos ter 2 crawlers mas ter um já é um marco importante.

Havendo interessados podemos tb ter 2 plataformas. Podemos até ter 2 plataformas e apenas um crawler. Mas se calhar podiamos pensar numa plataforma adaptável que pudesse ser convertida de um para o outro.
[/quote]

Porquê 2 quando podemos ter 3  :P

Eu estou a planear fazer uns testes rápidos no stud.io para começar a estimar o tamanho da coisa
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4937
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por AGarcia »

Gosto mais desta segunda versão, dá mais liberdade de construção e/ou de expansão futura.

Quanto à zona da aterragem, gostaria que ficasse mais à esquerda da mesa e mais afastado da zona dos visitantes, de maneira a ficar com um rectângulo para trabalhar.
Ficaria mais facilitado e teria "só" a tarefa de coordenar a ligação da estrada e da ferrovia.

Uma vez que vou construir com o sistema MILS, se o meu "vizinho" não tiver, eu farei também a transição.
:fixe:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por CyberX »

[quote="AGarcia"]
Gosto mais desta segunda versão, dá mais liberdade de construção e/ou de expansão futura.

Quanto à zona da aterragem, gostaria que ficasse mais à esquerda da mesa e mais afastado da zona dos visitantes, de maneira a ficar com um rectângulo para trabalhar.
Ficaria mais facilitado e teria "só" a tarefa de coordenar a ligação da estrada e da ferrovia.

Uma vez que vou construir com o sistema MILS, se o meu "vizinho" não tiver, eu farei também a transição.
:fixe:
[/quote]

Perfeitamente.
Até porque assim podemos jogar com o tamanho da pista acrescentando ou removendo módulos - de inicio começávamos com o mínimo dos mínimos e depois iamos vendo até onde dava. Fazendo o mesmo com o Caminho dos crawlers o tamanho da mesa cresce à medida que estas duas infra-estruturas crescerem.

Quanto à ferrovia não estava a pensar fazê-la passar na "tua" área por isso pode-se chegar mais abaixo. A menos que queiras pegar nela também.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
csiquet
Sócio
Sócio
Mensagens: 3843
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Localização: V.N.Gaia
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por csiquet »

Se eu bem me lembro, acho que o [member=13]Jorge Reis[/member] já tinha feito um crawler para o Shuttle mas não sei onde estão as fotografias.

Numa Brincka, tinha brincado com mousse de poliuretano para criar um ambiente espacial.
Estão a considerar esta possibilidade ou está proibido?

Imagem
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por CyberX »

Eu considero qualquer hipótese, sabes bem :)
E apesar de a onda purista ainda não ter atacado aqui, não sei se isso se enquadra bem num centro espacial "terrestre na Terra", vejo mais isso num base lunar ou noutro sítio qualquer.

Isso chama-se mesmo "mousse"? Não é a "espuma" que se usa para encher espaços ocos entre tijolos e fins parecidos que se encontra no AKI?
Vem dessa cor ou pintaste?
É fácil de manusear depois de seco, dá para cortar?
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por AVCampos »

[quote="CyberX"]
Vem dessa cor ou pintaste?
[/quote]
É pintada, de origem ela é amarelada. Se for como a pista do Crawler (o 9398, não o do shuttle) Challenge​, terá levado uma camada fina de areia antes de pintar, para dar textura.
csiquet
Sócio
Sócio
Mensagens: 3843
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Localização: V.N.Gaia
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por csiquet »

[quote="AVCampos"]
... terá levado uma camada fina de areia antes de pintar, para dar textura.
[/quote]

Sim é espuma de PU com areia por cima antes de secar e depois foi pintada (a areia ajudou muito o Crawler a subir o declive).
Corta-se muito facilmente com uma faca por exemplo.
Também é possível moldá-la quando está a expandir (eis a proteção térmica que moldei).
A ideia era mostrar [ao público] que não era necessário ter milhões de peças LEGO para ter alguma envolvente.
Também já usei areia neste sentido.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Centro Espacial PLUG - tópico síntese

Mensagem por CyberX »

Tem piada... a primeira (e penúltima) vez que usei espuma de poliuretano foi para encher o espaço dentro da caixa negra que fizemos para o dito foguete/missil na faculdade, para amortecer o impacto na queda e proteger os circuitos.

Pode servir para sustentar a infra-estrutura da Área de Lançamento (Launch Pad) e criar relevos à semelhança das placas de esferovite que o [member=21]gads[/member] usou no DMC (Castelo). Não é bem essa a tua ideia, eu sei... vou deixar à consideração dos participantes.

Pessoalmente nunca fiz segredo que não tenho qualquer problema em pintar, colar, furar ou esculpir quando não tenho à mão outra alternativa. Mas também nunca incentivei nem incentivarei outros a não ser na parte das electrónicas onde não há mesmo alternativas.

E penso que é também reconhecido e valorizado por todos o contributo da base TT do crawler Technic nos nossos eventos.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder