[WIP] Line follower para Cidade (teste de ideias)
[WIP] Line follower para Cidade (teste de ideias)
@RicardoS foi deste brinquedo que te falei em Alverca
vem com um marcador de tinta magnética e no papel funciona bastante bem.
Arranjei folha magnética (no armazém chinês, serve para fazer os nossos próprios imanes de frigorifico) e recortei um circulo, coloquei por baixo de uma baseplate e funciona...mas no limite, tenho de aperfeiçoar a coisa antes de poder enfiar o circuito dentro de um carro LEGO.
vem com um marcador de tinta magnética e no papel funciona bastante bem.
Arranjei folha magnética (no armazém chinês, serve para fazer os nossos próprios imanes de frigorifico) e recortei um circulo, coloquei por baixo de uma baseplate e funciona...mas no limite, tenho de aperfeiçoar a coisa antes de poder enfiar o circuito dentro de um carro LEGO.
Última edição por CyberX em 11 out 2018, 14:57, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Re: [WIP] Line follower para Cidade (teste de ideias)
Não vejo nada...
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Ideia genial!!! Tenho de testar em casa
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
[quote="AGarcia"]
Não vejo nada...
[/quote]
Não? Eu vejo o preview. O link directo é este:
https://youtu.be/PYSl7U735Mo
Não vejo nada...
[/quote]
Não? Eu vejo o preview. O link directo é este:
https://youtu.be/PYSl7U735Mo
Jorge Pereira
Um link para o bicho no Bangood:
https://www.banggood.com/Magic-Pen-Indu ... s=category
https://www.banggood.com/Magic-Pen-Indu ... s=category
Jorge Pereira
Agora já vejo!
Muito fixe a ideia.
Já imagino uns carros a circular pela cidade.
Muito fixe a ideia.
Já imagino uns carros a circular pela cidade.
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Faaaaaaannnnttttaaaaasssstttiiiiiiiccccccooo
Sem mais palavras
fica bem
RUI LIMA
Sem mais palavras
fica bem
RUI LIMA
Brincka a toda a hora
O motor do brinquedo tem força suficiente para movimentar uma "viatura" LEGO ligeira.
Mas a folha magnética não é suficiente para guiar a "viatura" (embora as falhas do vídeo até sejam bastante aceitáveis, tendo em conta o circuito ter sido feito às 3 pancadas e só ter cá em casa 2 baseplates de estrada).
Se encontrar uma fonte acessível de magnetite tentarei fazer a minha própria tinta ou fita magnética. Até lá vou ter de me desenrascar com mais uns raides aos armazéns chineses e ao Bricomarche.
Mas a folha magnética não é suficiente para guiar a "viatura" (embora as falhas do vídeo até sejam bastante aceitáveis, tendo em conta o circuito ter sido feito às 3 pancadas e só ter cá em casa 2 baseplates de estrada).
Se encontrar uma fonte acessível de magnetite tentarei fazer a minha própria tinta ou fita magnética. Até lá vou ter de me desenrascar com mais uns raides aos armazéns chineses e ao Bricomarche.
Jorge Pereira
Neste segundo vídeo o mecanismo falhou umas quantas vezes
A viatura veio do banggood? Ou encontraste por cá?
A viatura veio do banggood? Ou encontraste por cá?
Bangood, aquele link que escrevi acima.
Falhou sobretudo na transição chão-baseplate, seguia em frente em vez de acompanhar a fita... se fosse só isso não seria problema uma vez que numa mesa Cidade perfeita as baseplates estão todas niveladas (não foi o caso de Alverca, infelizmente )
O problema é a folha magnética ser muito fraquinha, por baixo da baseplate azul ainda consegui que o carro a seguisse (primeiro video) mas em casa, por baixo das baseplates de estrada, já não.
Existem umas fitas adesivas magnéticas, vou tentar. São um bocado mais espessas e espero que também magneticamente mais fortes e já vi à venda num armazém chinês de Massamá Norte mas entretanto desapareceu. Há um site alemão só de cenas magneticas que vende fita adesiva com neodimio em vez de magnetite... é mais caro mas provavelmente fará a diferença que me falta.
Por enquanto estou mais preoucpado em replicar o sistema com a minha própria electrónica para não ficar dependente das 4 pilhas de relógio (6V) que o brinquedo leva, não duram muito e são altamente poluentes, preferia usar um mini battery pack USB (5V) ou outra coisa qualquer recarregável.
Falhou sobretudo na transição chão-baseplate, seguia em frente em vez de acompanhar a fita... se fosse só isso não seria problema uma vez que numa mesa Cidade perfeita as baseplates estão todas niveladas (não foi o caso de Alverca, infelizmente )
O problema é a folha magnética ser muito fraquinha, por baixo da baseplate azul ainda consegui que o carro a seguisse (primeiro video) mas em casa, por baixo das baseplates de estrada, já não.
Existem umas fitas adesivas magnéticas, vou tentar. São um bocado mais espessas e espero que também magneticamente mais fortes e já vi à venda num armazém chinês de Massamá Norte mas entretanto desapareceu. Há um site alemão só de cenas magneticas que vende fita adesiva com neodimio em vez de magnetite... é mais caro mas provavelmente fará a diferença que me falta.
Por enquanto estou mais preoucpado em replicar o sistema com a minha própria electrónica para não ficar dependente das 4 pilhas de relógio (6V) que o brinquedo leva, não duram muito e são altamente poluentes, preferia usar um mini battery pack USB (5V) ou outra coisa qualquer recarregável.
Jorge Pereira
Desmontei o tanque (2 parafusos mais um terceiro para retirar a torre) mas não consegui desencaixar o suporte das pilhas, talvez tenham usado cola e fundido o suporte ao chassis do tanque, não vale a pena rebentar por isso cortei os fios.
O circuito precisa de aimentações positivas e negativas, cerca de 3V para cada lado (2 conjuntos de duas pilhas de relógio AG13 cada). Usei 2 pilhas CR2032, tipo calculadoras (ou motherboards):
Fica pequenino... alguém sugere uma viatura para o meu boneco?
Em casa vou tentar com 2 baterias LiPo de 3.7V e depois uma bateria de lítio de modelismo de 2 células (7.4V 2S) usando o pino intermédio como massa.
As lagartas e as rodas auxiliares do tanque saem bem (as rodas têm um género de prego ou pino de fixação que sai até demasiado facilmente, com o uso tem tendência a sair em andamento).
Só as rodas de tração não saem, estão agarradas aos eixos de uma caixa de engrenagens muito jeitosa que estou inclinado a aproveitar para outras coisas se conseguir arranjar mais.
O circuito precisa de aimentações positivas e negativas, cerca de 3V para cada lado (2 conjuntos de duas pilhas de relógio AG13 cada). Usei 2 pilhas CR2032, tipo calculadoras (ou motherboards):
Fica pequenino... alguém sugere uma viatura para o meu boneco?
Em casa vou tentar com 2 baterias LiPo de 3.7V e depois uma bateria de lítio de modelismo de 2 células (7.4V 2S) usando o pino intermédio como massa.
As lagartas e as rodas auxiliares do tanque saem bem (as rodas têm um género de prego ou pino de fixação que sai até demasiado facilmente, com o uso tem tendência a sair em andamento).
Só as rodas de tração não saem, estão agarradas aos eixos de uma caixa de engrenagens muito jeitosa que estou inclinado a aproveitar para outras coisas se conseguir arranjar mais.
Última edição por CyberX em 12 out 2018, 13:43, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
Fui todo contente buscar as baseplates de estrada do #1... e puf!
Funciona muito bem na face inferior das baseplates.
Funciona muito bem no soalho flutuante.
Porque raio não funciona nas baseplates de estrada? Aderência? Não pode ser... a menos que... será?!?
Pois é, toda a gente mente. Magnético o tanas...,infravermelhos isso sim.
Agora fica outro mistério... porque raio no primeiro video de todos desta thread isto funcionou (com a fita circular por baixo da baseplate) ?!?
Funciona muito bem na face inferior das baseplates.
Funciona muito bem no soalho flutuante.
Porque raio não funciona nas baseplates de estrada? Aderência? Não pode ser... a menos que... será?!?
Pois é, toda a gente mente. Magnético o tanas...,infravermelhos isso sim.
Agora fica outro mistério... porque raio no primeiro video de todos desta thread isto funcionou (com a fita circular por baixo da baseplate) ?!?
Jorge Pereira
Bolas, isso estraga todo o esquema de fazê-los andar sem estragar a estética da estrada. Pelo menos descobriste antes de gastar dinheiro em fitas magnéticas caras!
Será que a baseplate que usaste no primeiro vídeo é transparente aos IVs?
Será que a baseplate que usaste no primeiro vídeo é transparente aos IVs?
Sim e não... a minha ideia era replicar o bicharoco e por isso mantenho os planos.
Já tenho um sensor magnético (efeito de Hall) que vou testar com um Arduino, se funcionar refaço o meu Formula LEGO IoT com um modelo pequeno (um Trincket ou um NodeMCU) sem wireless, apenas o sensor e os 2 motores.
Já tenho um sensor magnético (efeito de Hall) que vou testar com um Arduino, se funcionar refaço o meu Formula LEGO IoT com um modelo pequeno (um Trincket ou um NodeMCU) sem wireless, apenas o sensor e os 2 motores.
Jorge Pereira