Página 1 de 1

NXT resolve quebra cabeças - Labirinto

Enviado: 22 ago 2007, 01:16
por BionicDroid
Tal como nos joguinhos de revista tipo quebra cabeças em que nos aparece labirintos para encontrar-mos a saída, o Mindstorm NXT também consegue resolver o problema.
No seguinte vídeo pode ver-se o Mindstorms NXT a fazer várias tentativas até encontrar a saída de um labirinto, reparem que quando ele encontra a saída ele transmite os dados a um segundo veículo NXT informando-o do melhor caminho a seguir até á saída do labirinto.
http://www.youtube.com/watch?v=zefTnkWW ... ed&search=
Neste casos em que existe trabalho de equipe por parte dos robôs NXT o primeiro actua como master (mestre) e os restantes actuam como Slaves (escravos), com o LEGO® Mindstorms RCX sei que um master poderia transmitir informação ou blocos pré-programados para 255 Robôs slaves, neste caso do NXt não sei o seu limite.

Re: NXT resolve quebra cabeças - Labirinto

Enviado: 22 ago 2007, 10:47
por donnye
wowww que espectáculo!!!!
O NXT é mesmo um espectáculo, só tenho pena de andar com tantos projectos e não ter muito tempo para ele
Pergunto-me quando vou conseguir fazer uma coisa assim :P loool

Re: NXT resolve quebra cabeças - Labirinto

Enviado: 22 ago 2007, 13:43
por gads
Está porreira a ideia, mas parece-me que o algortimo está a precisar de umas heurísticas mais apuradas :)

Re: NXT resolve quebra cabeças - Labirinto

Enviado: 22 ago 2007, 15:17
por AVCampos
Era também o que ia comentar... quando o robot encontra um beco sem saída, percorre o labirinto todo outra vez até à primeira intersecção que encontrou, em vez de poupar movimentos e ir à última (deve guardar a lista de intersecções por onde passou em "queue" e não em "stack").

E parece-me que li algures que o NXT pode ser emparelhado via BT com três outros; com o RCX, usando o firmware 2.0, pode-se criar um protocolo de IV tão complicado quanto se queira para comunicar com quantos RCX's se queira.