Página 1 de 1

LEGO + Fuel Cell

Enviado: 05 fev 2020, 08:15
por CyberX
Arranjei aqui há uns tempos um kit da Horizon contendo uma Fuel Cell reversível.
Aquilo carrega (produz H2) com um painel solar (muito lento) ou com um conjunto de 2 pilhas AA (poucos minutos) e depois podemos fazer andar um "carro" muito levezito.

Bom, o inevitável seria trocar o painel solar, as pilhas e o motor por LEGO.



e assim enquanto uns discutem o lítio contra o gasóleo eu vou já no hidrogénio.
No video não está o tal painel solar LEGO, quer por ter sido gravado de noite quer por ser lento. Mas é possível.

Re: LEGO + Fuel Cell

Enviado: 05 fev 2020, 08:57
por Conchas
Lá contamos ver isso no espaço MINDSTORMS em Oeiras!! :clapping: :brincka:

Re: LEGO + Fuel Cell

Enviado: 05 fev 2020, 10:03
por AVCampos
Hmm, para além do armazenamento de energia (que também é interessante), o que imediatamente me captou a atenção foi a geração de hidrogénio.

Com as reduções de peso nos receptores (compatíveis com) LEGO e o aparecimento de peças estruturais mais leves (39790 e 39794), a substituição de hélio por hidrogénio pode ser o que faltava para fazer uma nova versão mais maneirinha do STPA 10. :expectation:

Pode é ter um ou outro inconvenientezeco.
Imagem

Re: LEGO + Fuel Cell

Enviado: 05 fev 2020, 10:12
por Conchas
Seria porreiro para expor em alguns eventos! ;D

Re: LEGO + Fuel Cell

Enviado: 05 fev 2020, 10:22
por AVCampos
A demonstração da célula de combustível, o dirigível a arder, ou ambos?

Re: LEGO + Fuel Cell

Enviado: 05 fev 2020, 10:26
por Conchas
Esse mesmo! :D

Re: LEGO + Fuel Cell

Enviado: 05 fev 2020, 11:10
por CyberX
Eu voto no "ambos" (já me conhecem, onde houver fogos e faíscas e fumo e explosões... ;D )

(in)Felizmente os gobelés de plástico não retêm H2 / O2 por mais que uns meros minutos. É gerar um pouco de H2, mostrar o motor a funcionar (pode ficar a rodar um quarto de hora em vazio) e começar de novo.
E ter um garrafão de água destilada ao lado e alguma pachorra para mexer nos pneumáticos.

E por falar em pneumáticos... são 1/8", compatíveis com LEGO. Estou a considerar tentar armazenar algum num Air Tank. A ideia de um Flametrooper Constraction tem-me vindo à cabeça com alguma regularidade. Fogo, faíscas, explosões!!!

Re: LEGO + Fuel Cell

Enviado: 05 fev 2020, 11:27
por CyberX
Só mais umas notas:
- o motor M também funciona mas é preciso um empurrãozinho para vencer a inércia
- até levo isto para Oeiras, enquadra-se no "eco friendly" mas porquê MINDSTORMS? zero de programação/automação

Re: LEGO + Fuel Cell

Enviado: 05 fev 2020, 12:01
por Conchas
Porquê? Sei lá! ;D

Porque é uma utilização avançada!... ::)

Re: LEGO + Fuel Cell

Enviado: 05 fev 2020, 13:08
por CyberX
Temos de ter uma conversa ou duas sobre utilizações avançadas, no fundo da minha gaveta de gadgets se calhar arranjava-se mais alguma coisa.

Re: LEGO + Fuel Cell

Enviado: 05 fev 2020, 13:44
por Conchas
Vamos lá ver se os Chinocas tb me fazem chegar um gadget esp"a"cial a tempo de Oeiras... ;D

Re: LEGO + Fuel Cell

Enviado: 05 fev 2020, 14:08
por CyberX
Conchas Escreveu: 05 fev 2020, 13:44 Vamos lá ver se os Chinocas tb me fazem chegar um gadget esp"a"cial a tempo de Oeiras... ;D
Ficquei curioso.
Mas deve ir para quarentena junto com os meus neodimios.

Re: LEGO + Fuel Cell

Enviado: 05 fev 2020, 14:13
por Conchas
O painel LED chegou esta semana, vindo da China!... :-\

Re: LEGO + Fuel Cell

Enviado: 08 fev 2020, 15:59
por gads
Eia o que para aqui vai de experiências malucas ;D
Não tarda nada temos de começar a incluir sinalética nos eventos para alertar sobre de perigos vários!