Arranjei aqui há uns tempos um kit da Horizon contendo uma Fuel Cell reversível.
Aquilo carrega (produz H2) com um painel solar (muito lento) ou com um conjunto de 2 pilhas AA (poucos minutos) e depois podemos fazer andar um "carro" muito levezito.
Bom, o inevitável seria trocar o painel solar, as pilhas e o motor por LEGO.
e assim enquanto uns discutem o lítio contra o gasóleo eu vou já no hidrogénio.
No video não está o tal painel solar LEGO, quer por ter sido gravado de noite quer por ser lento. Mas é possível.
Re: LEGO + Fuel Cell
Enviado: 05 fev 2020, 08:57
por Conchas
Lá contamos ver isso no espaço MINDSTORMS em Oeiras!!
Re: LEGO + Fuel Cell
Enviado: 05 fev 2020, 10:03
por AVCampos
Hmm, para além do armazenamento de energia (que também é interessante), o que imediatamente me captou a atenção foi a geração de hidrogénio.
Com as reduções de peso nos receptores (compatíveis com) LEGO e o aparecimento de peças estruturais mais leves (39790 e 39794), a substituição de hélio por hidrogénio pode ser o que faltava para fazer uma nova versão mais maneirinha do STPA 10.
Pode é ter um ou outro inconvenientezeco.
Re: LEGO + Fuel Cell
Enviado: 05 fev 2020, 10:12
por Conchas
Seria porreiro para expor em alguns eventos!
Re: LEGO + Fuel Cell
Enviado: 05 fev 2020, 10:22
por AVCampos
A demonstração da célula de combustível, o dirigível a arder, ou ambos?
Re: LEGO + Fuel Cell
Enviado: 05 fev 2020, 10:26
por Conchas
Esse mesmo!
Re: LEGO + Fuel Cell
Enviado: 05 fev 2020, 11:10
por CyberX
Eu voto no "ambos" (já me conhecem, onde houver fogos e faíscas e fumo e explosões... )
(in)Felizmente os gobelés de plástico não retêm H2 / O2 por mais que uns meros minutos. É gerar um pouco de H2, mostrar o motor a funcionar (pode ficar a rodar um quarto de hora em vazio) e começar de novo.
E ter um garrafão de água destilada ao lado e alguma pachorra para mexer nos pneumáticos.
E por falar em pneumáticos... são 1/8", compatíveis com LEGO. Estou a considerar tentar armazenar algum num Air Tank. A ideia de um Flametrooper Constraction tem-me vindo à cabeça com alguma regularidade. Fogo, faíscas, explosões!!!
Re: LEGO + Fuel Cell
Enviado: 05 fev 2020, 11:27
por CyberX
Só mais umas notas:
- o motor M também funciona mas é preciso um empurrãozinho para vencer a inércia
- até levo isto para Oeiras, enquadra-se no "eco friendly" mas porquê MINDSTORMS? zero de programação/automação
Re: LEGO + Fuel Cell
Enviado: 05 fev 2020, 12:01
por Conchas
Porquê? Sei lá!
Porque é uma utilização avançada!...
Re: LEGO + Fuel Cell
Enviado: 05 fev 2020, 13:08
por CyberX
Temos de ter uma conversa ou duas sobre utilizações avançadas, no fundo da minha gaveta de gadgets se calhar arranjava-se mais alguma coisa.
Re: LEGO + Fuel Cell
Enviado: 05 fev 2020, 13:44
por Conchas
Vamos lá ver se os Chinocas tb me fazem chegar um gadget esp"a"cial a tempo de Oeiras...
Re: LEGO + Fuel Cell
Enviado: 05 fev 2020, 14:08
por CyberX
Conchas Escreveu: 05 fev 2020, 13:44
Vamos lá ver se os Chinocas tb me fazem chegar um gadget esp"a"cial a tempo de Oeiras...
Ficquei curioso.
Mas deve ir para quarentena junto com os meus neodimios.
Re: LEGO + Fuel Cell
Enviado: 05 fev 2020, 14:13
por Conchas
O painel LED chegou esta semana, vindo da China!...
Re: LEGO + Fuel Cell
Enviado: 08 fev 2020, 15:59
por gads
Eia o que para aqui vai de experiências malucas
Não tarda nada temos de começar a incluir sinalética nos eventos para alertar sobre de perigos vários!