Lavar mais branco é que não!
Re: Lavar mais branco é que não!
O astronauta é capaz de precisar de mais uns tempitos no solário.
- Free Your Mind
- Jr. Member
- Registado: 28 jun 2010, 22:55
- Contacto:
[quote="AVCampos"]
[/quote]
Sol já apanhou bastante
[/quote]
Sol já apanhou bastante
O meu blog de LEGO: http://tijolosescala.blogspot.com/
Mas o método de branqueamento envolve, paradoxalmente, expor as peças a branquear ao sol! Qualquer coisa a ver com a reacção química ser desencadeada pelos UV's.
- Free Your Mind
- Jr. Member
- Contacto:
[quote="AVCampos"]
Mas o método de branqueamento envolve, paradoxalmente, expor as peças a branquear ao sol! Qualquer coisa a ver com a reacção química ser desencadeada pelos UV's.
[/quote]
Sim, isso sim. Durante o banho de H2O2
[/quote]
Sim, isso sim. Durante o banho de H2O2
Já agora, a viseira do astronauta já estava assim, ou ficou assim por causa do tratamento?
- Conchas
- Direcção
- Registado: 26 jan 2007, 15:20
- Contacto:
Parece-me que aquelas fotos, são antes do tratamento.
FCorreia
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
- Free Your Mind
- Jr. Member
- Contacto:
Sim as fotos do astronauta são antes do tratamento. Não me ia aventurar a meter logo uma das minhas minifig favoritas num processo quimico.
Aliás ainda tá à espera
Queria ter mesmo a certeza que não ia fazer asneira.
Quanto à viseira também tem que ser pintada que tá toda sarapintada
Aliás ainda tá à espera
Queria ter mesmo a certeza que não ia fazer asneira.
Quanto à viseira também tem que ser pintada que tá toda sarapintada
Eu para lavar as minhas peças de Lego separei as de côr das brancas, pus numa bacia em agua morna com lixivia gentil e pouca quantidade e um sabão liquido para efeitos dermatologicos que me arranjaram.... obti resultados bastante satisfatórios na lavagem .... para secar pus varias peças de cada vez numa toalha dobrada ao meio, ficando as peças nesse meio e pus ao sol.... assim não apanharam raios uv directamente...
Construcções em perspectiva, sol e bom tempo, está na altura de recuperar peças...
Tenciono encomendar água oxigenada 30% (ou outra concentração) em quantidade. Alguém está interessado?
PM-me se estiver.
Tenciono encomendar água oxigenada 30% (ou outra concentração) em quantidade. Alguém está interessado?
PM-me se estiver.
Quanto é que isso custa por litro?
[quote="AVCampos"]
[/quote]
Produto Conc. Vol. IVA Qtd € s/IVA
AGUA OXIGENADA 10 VOL 1L 23 12 0,66
AGUA OXIGENADA 10 VOL 5L 23 1 3,54
AGUA OXIGENADA 20 VOL 1L 23 12 0,88
AGUA OXIGENADA 20 VOL 5L 23 1 4,71
AGUA OXIGENADA 30 VOL 1L 23 12 1
AGUA OXIGENADA 30 VOL 5L 23 1 6
Estava a pensar mandar vir 12x1L a 30Vol. (pode-se sempre diluir..) se alguém estiver interessado em partilhar.
Mas repito, esta concentração é perigosa, utilizar com cuidado (o normal é 10Vol.)
[/quote]
Produto Conc. Vol. IVA Qtd € s/IVA
AGUA OXIGENADA 10 VOL 1L 23 12 0,66
AGUA OXIGENADA 10 VOL 5L 23 1 3,54
AGUA OXIGENADA 20 VOL 1L 23 12 0,88
AGUA OXIGENADA 20 VOL 5L 23 1 4,71
AGUA OXIGENADA 30 VOL 1L 23 12 1
AGUA OXIGENADA 30 VOL 5L 23 1 6
Estava a pensar mandar vir 12x1L a 30Vol. (pode-se sempre diluir..) se alguém estiver interessado em partilhar.
Mas repito, esta concentração é perigosa, utilizar com cuidado (o normal é 10Vol.)
Epá, um litro é demasiado! Só preciso de branquear meia-dúzia de peças...
[quote="AVCampos"]
[/quote]
Sendo assim podes comprar numa farmácia, é mais fácil.
[/quote]
Sendo assim podes comprar numa farmácia, é mais fácil.
Segundo esta receita, juntar um aditivo "Oxi" melhora bastante os resultados.
OK, vi que algumas pessoas estão interessadas na técnica da água oxigenada.
Vou dar mais algumas dicas porque estive a "brincar" com litros disto e já consigo tirar umas conclusões.
1- Utilizar 1º H2O2 10 VOL (diluir 1L de H2O2 30 VOL em 2L de água desionizada fica mais barato), é mais seguro para as mãos e para o LEGO, utilizar concentrações mais altas para as peças mesmo amarelas, as vezes basta repetir o tratamento com a concentração de 10 VOL durante vários dias,
2- Separar por cores, penso que é seguro misturar as cores mais é preciso ter cuidado,
3- Vigiar o tratamento, quando obtiveram o resultado desejado, parar tudo,
4- Nunca deixar o LEGO em demolho vários dias especialmente com concentrações altas de H2O2 (tipo 30 VOL) ; pensava não ter problema mas tenho peças azuis que ficaram mais claras... a água oxigenada atacou a tinta. Isto é superficial e consegui recuperar (relativamente) umas peças passando um pano com acetona. Isto quer dizer que dissolvi uma parte do plástico para ter acesso a uma camada mais profunda. NÃO RECOMENDO.
5- Sempre passar as peças por água depois do tratamento. Água oxigenada NÃO é água!
6- Este tratamento não limpa as peças, pode matar os "bichinhos" mas não tira a sujidade.
Vou dar mais algumas dicas porque estive a "brincar" com litros disto e já consigo tirar umas conclusões.
1- Utilizar 1º H2O2 10 VOL (diluir 1L de H2O2 30 VOL em 2L de água desionizada fica mais barato), é mais seguro para as mãos e para o LEGO, utilizar concentrações mais altas para as peças mesmo amarelas, as vezes basta repetir o tratamento com a concentração de 10 VOL durante vários dias,
2- Separar por cores, penso que é seguro misturar as cores mais é preciso ter cuidado,
3- Vigiar o tratamento, quando obtiveram o resultado desejado, parar tudo,
4- Nunca deixar o LEGO em demolho vários dias especialmente com concentrações altas de H2O2 (tipo 30 VOL) ; pensava não ter problema mas tenho peças azuis que ficaram mais claras... a água oxigenada atacou a tinta. Isto é superficial e consegui recuperar (relativamente) umas peças passando um pano com acetona. Isto quer dizer que dissolvi uma parte do plástico para ter acesso a uma camada mais profunda. NÃO RECOMENDO.
5- Sempre passar as peças por água depois do tratamento. Água oxigenada NÃO é água!
6- Este tratamento não limpa as peças, pode matar os "bichinhos" mas não tira a sujidade.
Última edição por csiquet em 03 jul 2012, 22:54, editado 1 vez no total.