LPE Power SYS 3 Inline Engine

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

LPE Power SYS 3 Inline Engine

Mensagem por CyberX »

Já tinha introduzido isto noutro tópico mas acho que esta "besta" merece o seu próprio tópico.

Trata-se de um motor pneumático (dentro da comunidade Technic conhecido como um LPE, LEGO Pneumatic Engine).
Tem algumas (muitas?) semelhanças com um motor de combustão no sentido em que é a pressão de um gás que faz mover pistões (neste caso 3) de forma alternada resultando num movimento mais ou menos contínuo de um eixo.

O autor apresenta o produto aqui.

Já tinha mostrado o funcionamento só com uma bomba acionada manualmente, agora experimentei algo mais:
- os meus 4 compressores usados nas experiências com a Fonte Dinâmica
- um pequeno compressor portátil que arranjei na seçao automóvel de um desses supermercados das grande superficies
- uma lata de ar comprimido

Curiosamente a lata (nova) parece ter maior pressão interna que o compressor eléctrico - quando o usei o leitor mostrava 20 psi, acho pouco para a alta rotação atingida até porque quando o usei com os meus outros MOCs invariavelmente alguma coisa saltava fora o que significa que atingira mais de 32 psi) mas não tinha à mão nenhuma forma de confirmar a leitura.

No final do video mostro a potência do bicho, ligando um motor 'E' da LEGO (uma versão Education propositadamente produzida com pouca ou nenhuma redução interna de modo a ter baixa resistência mecânica e poder ser usado tanto como motor - com baixo binário - como gerador).
Com a lata de ar comprimido o LPE acoplado ao motor 'E' consegue gerar electricidade suficiente para alimentar um motor Power Functions 'L'.

Agora pensar em utilizações práticas.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder