Página 1 de 1

Iluminação LED para MOCs

Enviado: 09 out 2020, 23:17
por AVCampos
Aqui há uns tempos comprei um kit de iluminação não-oficial (eu sei blah blah mas a LEGO por enquanto não faz disto) para LEGO, e estive a fazer umas experiências.
Thumbnail 1080p.jpg
É um módulo de controlo, que funciona como aqueles controladores de luzes de árvore de Natal: com um botão que alterna entre vários padrões de luzes, para até 12 LEDs lá conectados.

Há várias cores de LEDs disponíveis, mas comprei em branco para iluminar cones trans-neon-green nas ruas espaciais. Este controlador pode ser alimentado por USB ou Power Functions (embora os cabos PF originais não dêem, pois só fornecem alimentação para a parte de cima da ficha e não para a de baixo). Também há uma versão que, para além de USB e PF, pode levar pilhas AAA.

Um bónus do controlador (bónus para mim, porque não era essencial) é que ele pode ser ligado via Bluetooth a um telemóvel, para controlar individualmente cada LED, ou até programar sequências de luzes numa linguagem tipo Scratch. Estes chinocas estão cada vez mais avançados! :o

Aqui está o vídeo de apresentação que fiz:



Agora é "só" implementar isto no meu diorama espacial: o maior desafio será fazer os LEDs chegar a todos os lados necessários. :-X

Re: Iluminação LED para MOCs

Enviado: 09 out 2020, 23:31
por CyberX
E um linkezito para a origem se outros quiserem participar na heresia?

Re: Iluminação LED para MOCs

Enviado: 09 out 2020, 23:49
por AVCampos
Donde comprei foi daqui: https://www.aliexpress.com/item/4001236916887.html Um módulo "2 Power" (não preciso para aqui de alimentação a pilhas) e 12 "white lights 1" (que pelos vistos já estão fora de stock; há-de haver outros vendedores com esse LED ainda em stock).

Não quis incluir o link no vídeo porque o Expresso do Ali é como a Força: o caminho fácil leva ao lado negro. Para além disso, a loja de lá onde comprei existe neste momento mas nunca se sabe se ainda estará aberta no futuro.

Já agora, os LEDs inseridos em plates 1x1 redondas iluminam só para baixo (imagino que os outros também), e estão montados de maneira que não permite encaixar nada por baixo, só por cima. Por isso tive de ser "criativo" a schloncar o cone 1x1 trans-neon-green por baixo do LED.