[não-LEGO] "Robot" hexápode telecomandado

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

[não-LEGO] "Robot" hexápode telecomandado

Mensagem por AVCampos »

Já há uns anos que tinha tido conhecimento dum "robot" (aspas porque não é autónomo, só telecomandado) hexápode, criado pelo Jaimie Mantzel, que usa apenas dois motores para se mover muito fixemente em todas as direcções, mas nunca mais peguei nisso... até que recentemente vi no feisbuc publicidade a uma versão feita com "legos chineses".

Imagem

O @CyberX apontou-me para uma versão que o Daniele Benedettelli, mestre da robótica LEGO, começou a fazer mas não acabou: https://robotics.benedettelli.com/spider-tank/
Imagem

Eu queria ver as instruções para fazer uma versão com LEGO a sério, mas encontrei agora esta review, em que se vê que não só usa uma turntable muito maior que as da LEGO (que talvez pudesse ser substituída por bananas), como também requer peças muito mais especializadas... incluindo um eixo metálico. :-X

https://blog.naver.com/snami76/222156497496 (não consigo colocar aqui link de tradução automática)

Fica portanto aqui a ideia, caso alguém esteja interessado em adaptar ou fazer de raiz uma versão LEGO!
Última edição por AVCampos em 03 jan 2021, 18:53, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [não-LEGO] "Robot" hexápode telecomandado

Mensagem por CyberX »

Já que o meu nome veio à baila, esta ideia que penso ser de um grupo de estudantes japoneses (ou talvez de um dos seus professores) requer apenas Technic e Power Functions:

Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15878
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: [não-LEGO] "Robot" hexápode telecomandado

Mensagem por Conchas »

A versão Xiaomi parece ser realmente um brinquedo do catano!
A integração AR é qq coisa de extraordinário!
Deve ter deixado a malta em Billund de olhos em bico... e acredito que já tenham encomendado, para ver como se faz!... :P

Não me agrada nada dizer isto mas estou a ficar fã de algumas chinesices... >:D
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [não-LEGO] "Robot" hexápode telecomandado

Mensagem por CyberX »

Eu fiquei com a ideia clara, à procura de um video para o @AVCampos que a App ainda é vaporware... não havia nenhum mortal vivo que pudesse mostrar aquilo a funcionar, apenas demos.

Mas até nisso Billund já é expert: comprem, comprem, que a gente há-de por isto a funcionar [nem que tenhamos que pedir ajuda aos otários anónimos do costume que ficam todos contentes com amendoins]
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: [não-LEGO] "Robot" hexápode telecomandado

Mensagem por AVCampos »

Eu também andei a pesquisar, e aparentemente a app para funcionar em pleno precisa de registo com um número de telefone chinês... 🤦‍♂️ Nem a LEGO faz isso, portanto não te podes queixar.

Mas, para ter só instruções, aparentemente não é preciso registar; já descarreguei a aplicação mas ainda não tive tempo de a instalar (e verificar se tem bicharoco que não aquele que é para construir) e tirar screenshots às instruções para as partilhar.
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15878
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: [não-LEGO] "Robot" hexápode telecomandado

Mensagem por Conchas »

Também procurei a app, mas não encontrei assim rapidamente!
Ainda pensei que fosse o QR-Code que se via numa das fotos da review, mas népias!... :P
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4311
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [não-LEGO] "Robot" hexápode telecomandado

Mensagem por CyberX »

Já vi qye o próximo grande virus electrónico va-se propagar no mundo ocidental atraves de telemóveis de AFOL's que usam simultaneamente LEGO e ... cenas.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: [não-LEGO] "Robot" hexápode telecomandado

Mensagem por AVCampos »

Conchas Escreveu: 04 jan 2021, 10:41 Também procurei a app, mas não encontrei assim rapidamente!
Acho que é esta: https://app.mi.com/details?id=com.aiqi.robotwar

O Google Play Protect não encontrou problemas, a aplicação não pede nenhumas permissões, e o Greenify não reporta que ela fique a correr em background; mas, pelo sim pelo não, não me responsabilizo por coisas sideloadadas em aparelhos de outros.
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: [não-LEGO] "Robot" hexápode telecomandado

Mensagem por AVCampos »

Entretanto vi este outro, que aparenta usar o mesmo princípio básico mas tem diferenças:
https://mouldkingblock.com/product/moul ... ntrol-app/
Imagem

Bem procurei, mas não encontrei instruções em lado nenhum para tentar adaptar para LEGO... alguém faz alguma ideia de onde poderão haver para descarregar?
Responder