Página 1 de 3

[WIP] Drum Kit

Enviado: 09 jan 2021, 22:54
por CyberX
A saga MIDI continua.
Desta vez tem mais LEGO que o habitual: fiz o meu próprio sensor de força para EV3 à custa de um sensor de cor:



o sensor funciona em modo de medição apenas da luz reflectida. Coloquei um liftarm branco por cima do sensor, a cerca de 2 bricks de altura.
4 borrachas Technic (links 2x1) mantém o "pad" acima do sensor e consoante a força com que bato no pad o sensor mede valores entre "34" e "40 e tal". Nao é muito mas ja é suficiente para poder ter uma gama de "volumes" que se distinga.

Depois ocorreu-me que podia fazer o "pad" de outra forma, como uma alavanca, provavelmente conseguirei uma gama de "volumes" maior. Tenho de testar.

Com 4 "pads" poderei ter uma bateria muito básica, atribuindo cada "pad" a um instrumento da bateria. A norma MIDI reserva o canal 10 para instrumentos de percussão sendo depois cada nota associada a um instrumento - por exemplo o tambor maior ("Brass Drum") é a nota "24h" ou C2 (Dó, segunda oitava).

Re: [WIP] Drum Kit

Enviado: 09 jan 2021, 23:08
por Conchas
Epá... desculpa lá!
Tralha a mais e LEGO e menos!... >:D

Não é que eu não faça as minhas próprias incursões nos dominios do demo... ;D

Ainda assim muito bem esgalhado!! :fixe: :fixe:

Re: [WIP] Drum Kit

Enviado: 09 jan 2021, 23:26
por CyberX
Eu percebo a "tralha a mais"... mas a tralha faz parte do "estúdio", fosse um LEGO MINDSTORMS ou um Drum Kit MIDI ou um PC era a mesma tralha.

Vou ter de confinar a tralha nos próximos videos para que se foquem na parte LEGO:
- no Trompete, o sensor de pressão pneumático e os botões de pressão
- no Drum Kit, os sensores de pressão "custom" baseados em sensores de cor
- na Harpa Laser os sensores de cor ligados associados aos lasers (que podem ser luzes Power Function)

Re: [WIP] Drum Kit

Enviado: 10 jan 2021, 23:38
por CyberX
Refiz o "pad" para funcionar com base numa alavanca:

Imagem

Imagem

conforme suspeitava, a gama de valores é maior, nalguns casos tenho mais de 50 valores diferentes - fiz 4 "pads" e tenho 4 sensibilidades diferentes, uma delas muito diferente das outras 3. Em repouso, tenho estes 4 valores (são percentagens pelo que o valor máximo em modo "reflexão" é 100):

63 56 46 71

vou tentar trocar o 4º sensor por outro que ainda tenho disponível para não ter de implementar mecanismos de calibração chatos no programa.

Como tenho 4 "pads" e uma bateria tem bastante mais variedade de instrumentos estou a tentar arranjar um sub-set satisfatório. Por agora estou a ensaiar com estes: BASS_DRUM_1, HAND_CLAP, SNARE_DRUM e RIDE_CYMBAL.
Hoje não há video que os miúdos já estao a dormir e como isto faz um bocado de barulho estou a ensaiar com auscultadores. Por isso mais umas imagens:

Imagem

Imagem

Re: [WIP] Drum Kit

Enviado: 11 jan 2021, 02:52
por Conchas
Ficamos então a aguardar pelo video e respectiva barulheira!... :D

Re: [WIP] Drum Kit

Enviado: 11 jan 2021, 11:05
por CyberX
Conchas Escreveu: 11 jan 2021, 02:52 Ficamos então a aguardar pelo video e respectiva barulheira!... :D
By your command!



a toalha está ali para amortecer o barulho das minhas batidas no LEGO em si... foi o que apanhei à mão quando me apercebi que o telemóvel apanhava mais o barulho do plástico que da mini-coluna

Re: [WIP] Drum Kit

Enviado: 11 jan 2021, 15:56
por Conchas
Temos baterista! :D

Ou melho... tocador de tralha! ;D >:D

Re: [WIP] Drum Kit

Enviado: 11 jan 2021, 17:00
por CyberX
Tralhista?
Já me chamaram pior

Re: [WIP] Drum Kit

Enviado: 13 jan 2021, 12:43
por AVCampos
Está muito imaginativo, e surpreende-me pela positiva a velocidade de reacção dos sensores de luz. :fixe:

Já que consideras o EV3 como um computador (e até concordo), que nem sequer precisa de reboots, daria para implementar em software a síntese MIDI para não ser preciso tanto hardware?
CyberX Escreveu: 11 jan 2021, 17:00 Tralhista?
Já me chamaram pior
"Irmão Metralha". :D

Re: [WIP] Drum Kit

Enviado: 13 jan 2021, 14:05
por CyberX
AVCampos Escreveu: 13 jan 2021, 12:43 Já que consideras o EV3 como um computador (e até concordo), que nem sequer precisa de reboots, daria para implementar em software a síntese MIDI para não ser preciso tanto hardware?
Resposta curta: SIM!

Resposta longa: na verdade a síntese MIDI já é toda ela feita em software. Fazer chegar as mensagens MIDI ao restante equipamento é que requer hardware.

Ou seja:
- os meus scripts são em micropython (Pybricks, o que vem com o ev3dev)
- o sistema operativo do computador (neste caso o ev3dev, uma variante do Debian Linux) tem um stack audio bastante complexo chamado "ALSA" que entre outras coisas contempla a gestão de dispositivos MIDI
- o mesmo sistema operativo tem um kernel bastante complexo que gere os dispositivos propriamente ditos, incluindo neste caso os portos USB e o adaptador USB-MIDI (o que no Windows gostam de chamar "drivers")
- o adaptador USB-MIDI pouco mais é que uma placa de rede muito primitiva (o meu ZX Spectrum 128k trazia já uma porta RS232 que funcionav também como MIDI) com um loop In e outro Out

Por isso se eu quiser que as minhas mensagens MIDI produzam som preciso de um sintetizador MIDI. Se esse sintetizador MIDI tiver uma ficha DIN de 5 pinos (como o meu) preciso forçosamente de um adaptador USB-MIDI no MINDSTORMS ou então fazer chegar as mensagens MIDI por wireless a um outro dispositivo qualquer que tenha uma ficha DIN de 5 pinos onde possa ligar o sintetizador (uma gateway).

A mesma coisa se eu quiser ligar o meu EV3 Drum Kit a um sequenciador MIDI ou a uma mesa de controlo MIDI ou a outra coisa qualquer MIDI que use fichas DIN de 5 pinos.

Existem várias alternativas à ficha DIN de 5 pinos entre elas:
- a norma USB
- a norma Firewire
- uma ligação Ethernet ou Wi-Fi
- uma ligaçao Bluetooth ou Bluetooth BLE

Firewire quase desapareceu.
USB requer poder colocar o EV3 em modo "host", o que não é possível (a ficha está lá, auqela quadradonta feia, só se consegue usar para ligar ao PC ou para o daisy chain com outros EV3)
- Ethernet, Wi-Fi e Bluetooth existem vários protocolos proprietários e 2 abertos: o IP MIDI da Apple e o rtpMIDI. Apenas o IP MIDI foi contemplado na norma MIDI, o rtpMIDI não mas é bastante divulgado. Agora o Bluetooth BLE 5 também contempla MIDI mas ainda não investiguei isso.

Ora eu consigo usar rtpMIDI - já mostrei umas coisas com a Harpa Laser e o GrandPiano. O problema é que não tenho mais nada que fale rtpMIDI e portanto tenho de fazer a minha própria gateway se quiser ligar o meu teclado e o meu sintetizador. É possível, hei-de investir ainda um pouco nisso mas em termos de "portabilidade" é uma treta: se um dia quiseres juntar outro instrumento MIDI ao barulho tens de reinventar a roda. E se tiveres um amigo que tenha já alguma coisa MIDI não te podes juntar a ele (tenho um amigo que dá aulas de orgão no Instituto Gregoriano, usa alguns equipamentos MIDI e sobretudo software de edição e composição, no iPad).

Daí que investir um pouco mais numa rede MIDI para mim esteja neste momento a fazer sentido já que apesar de parecer meramente um monte de tralha é na verdade "Plug and Play":
- o orgao electrónico que oferecemos nos anos ao #2 é MIDI (embora só USB, mas existem adaptadores "host" para ligar a uma rede DIN5)
- o teclado da marida, já mais antigo, é MIDI (USB e DIN5)
- o meu sintetizador é MIDI (USB e DIN5)
- o meu mini-teclado é MIDI (USB)
- o meu sobrinho mais velho tem uma bateria MIDI (penso que apenas USB). O meu sogro tem uma caixa de ritmmos MIDI (DIN5)

além de que entretanto descobri que posso ligar tanto o telemóvel Android como o tablet com um adaptador USB OTG a um destes adaptadores USB-MIDI e juntá-los à rede, estive a experimentar uma App chamada Caustic que tem várias ferramentas incluindo sintetizadores que já liguei ao EV3, oferecem sons mais variados e se eu percebesse alguma coisa podia editar e fazer os meus próprios sons ou sequencias...

Re: [WIP] Drum Kit

Enviado: 13 jan 2021, 14:12
por CyberX
Eu ia jurar que ontem publiquei aqui um post com este video



a mostrar as novas e e espectacularmente inovadoras baquetas ou lá como se diz "drum sticks"

Re: [WIP] Drum Kit

Enviado: 14 jan 2021, 13:34
por AGarcia
:clapping: :clapping: :clapping:

Re: [WIP] Drum Kit

Enviado: 14 jan 2021, 14:11
por AVCampos
Mas a LEGO já faz drumsticks, não precisas de os inventar! https://www.bricklink.com/v2/catalog/ca ... ge?P=33057

Re: [WIP] Drum Kit

Enviado: 14 jan 2021, 15:28
por CyberX
AVCampos Escreveu: 14 jan 2021, 14:11 Mas a LEGO já faz drumsticks, não precisas de os inventar! https://www.bricklink.com/v2/catalog/ca ... ge?P=33057
???

para tocar alguma coisa com esses drumstick da mesma maneira que com os meus só trazendo o Flash como artista convidado [o da DC Comics, não o Gordo]

Re: [WIP] Drum Kit

Enviado: 14 jan 2021, 16:29
por AVCampos
Mas não podes trazê-lo, a Adobe descontinuou-o. 🤪