Comboio de 9V controlado pelo sistema Powered Up

Para os entusiastas dos temas contemporâneos.
Responder
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Comboio de 9V controlado pelo sistema Powered Up

Mensagem por Jorge Reis »

Hoje juntei duas coisas que gosto muito, comboios e programação com LEGO.

Aproveitando o sistema Powered Up da LEGO e os velhinhos comboios de 9V criei um sistema Stop and Go totalmente LEGO.

Nas nossas exposições usamos este sistema, mas é controlado por uma placa que compramos na Conrad.
O que eu fiz foi juntar os três sistemas que a LEGO usa nos comboios, 9v, Power Functions e Powered UP e o resultado é este:



Espero que gostem! Uma foto do sistema:
1.jpg
1.jpg (2.19 MiB) Visto 989 vezes
Avatar do Utilizador
Nasclego
Sócio
Sócio
Mensagens: 866
Registado: 24 abr 2009, 09:44

Re: Comboio de 9V controlado pelo sistema Powered Up

Mensagem por Nasclego »

Jorge Reis Escreveu: 02 fev 2021, 12:40 Hoje juntei duas coisas que gosto muito, comboios e programação com LEGO.

Aproveitando o sistema Powered Up da LEGO e os velhinhos comboios de 9V criei um sistema Stop and Go totalmente LEGO.

Nas nossas exposições usamos este sistema, mas é controlado por uma placa que compramos na Conrad.
O que eu fiz foi juntar os três sistemas que a LEGO usa nos comboios, 9v, Power Functions e Powered UP e o resultado é este:



Espero que gostem! Uma foto do sistema:
1.jpg
VIVA
É mesmo isto que vou precisar nas linhas dos electricos no Terreiro do PAÇO
obrigado pela partilha
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: Comboio de 9V controlado pelo sistema Powered Up

Mensagem por Jorge Reis »

Obrigado Nascimento

É uma boa utilização, podes contar com a minha ajuda
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Comboio de 9V controlado pelo sistema Powered Up

Mensagem por AVCampos »

Boa! Pelo que percebo, funciona assim:
  1. O tablet envia os comandos de andar/parar via Bluetooth para o hub PU.
  2. O hub reencaminha os comandos através do sensor de cores do Boost para o receptor PF via infravermelhos.
  3. O receptor PF, alimentado a partir do transformador de comboios através da caixa de pilhas vazia (necessária para fornecer alimentação aos pinos 9V e GND do receptor PF), liga e desliga a alimentação da linha de comboio 9V.
  4. O comboio anda para trás e para a frente, alimentado a partir da linha.
Parece-me um esquema um bocado complicado, que poderás simplificar (e não precisar de ter o tablet sempre conectado) se quiseres usar componentes não-LEGO, nomeadamente um SBrick. Usa-lo em vez do receptor PF (dispensando assim o receptor PF, o hub PU e o sensor de cores), e a partir do tablet configura-lo para fazer os movimentos para trás e para a frente conforme as temporizações desejadas. Depois disso o SBrick não precisa mais do tablet para funcionar.
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: Comboio de 9V controlado pelo sistema Powered Up

Mensagem por Jorge Reis »

Sim tenho um Sbrick da primeira geração, mas aqui a ideia é usar 100% lego.

Mas obrigado pela dica, quem sabe da próxima vez faço assim um vídeo. Se tiveres algo assim já feito, podes partilhar aqui

Obrigado
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13681
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Comboio de 9V controlado pelo sistema Powered Up

Mensagem por AVCampos »

Não, o único comboio que tenho é um 10254 que fica em cima da mesa durante o Natal, e que está modificado para PU, não 9V... de qualquer maneira, os meus SBricks estão reservados para coisos directamente telecomandados. ;)
Responder