Para o caso de virmos a fazer uma coisa semelhante nos eventos da PLUG, proponho estas regras, adaptadas das que lá se usaram, e que poderemos ir modificando à medida que virmos que é necessário:
O objectivo:
- Construir e programar um robot que empurre outro robot para fora de um ringue ou o impeça de competir.
- É uma área circular, com um anel exterior de uma cor contrastante com a do interior.
- A sua área de combate fica elevada a alguma distância do chão ou outra superfície em que esteja assente.
- Define-se como "robot" um robot que usa um microcontrolador LEGO e é autónomo.
- No início da ronda, o robot deve medir no máximo 15.2 cm x 15.2 cm (19 x 19 módulos) de comprimento e largura.
- O robot deve ser construído apenas com peças LEGO. Isto inclui microcontroladores (RCX, NXT, EV3 ou outros), cabos, cordas e elásticos. Não há limite ao número de peças, sensores ou microcontroladores. Pilhas são a excepção a esta regra.
- O robot não pode pesar mais do que 1 Kg (pilhas incluídas) aquando do início da ronda.
- O robot não pode largar peças intencionalmente nem disparar projécteis durante o combate.
- O robot pode transformar-se, desde que no início da ronda ele se mantenha dentro das dimensões máximas estipuladas anteriormente.
- O robot é sempre um único robot; não pode separar-se em vários.
- Qualquer linguagem de programação é permitida.
- O programa é completamente autónomo, sem quaisquer controlo externo, como por exemplo via Bluetooth, Wi-Fi ou cabo.
- O programa deve permitir ao robot manter-se dentro do ringue por ele próprio por um período indefinido de tempo.
- O programa deve estar contido no microcontrolador e não ser transmitido por "streaming" de outro dispositivo.
- Uma partida consiste em 3 rondas. O vencedor do maior número de rondas é o vencedor da partida.
- Cada ronda tem a duração de 2 minutos e será reiniciada se não houver vencedor ao fim desse tempo. Robots parados ou presos um ao outro levarão ao reinício da ronda.
- Dependendo do número de participantes, cada robot competirá contra cada um dos outros ou organizar-se-á um campeonato com final, meias-finais, quartos de final e assim sucessivamente.
- Os robots começam lado a lado, centrados com o centro do ringue, e orientados em direcções opostas.
- A activação do robot pode ser feita de qualquer forma que a sua programação permita, desde que o seu comportamento depois disto seja autónomo.
- Cada robot deve esperar 5 segundos antes de começar a mover-se.
- Cada robot deve tocar a borda do ringue antes de tentar deslocar-se em direcção ao adversário.
- Qualquer parte dele tocar no chão fora do ringue.
- Ficar orientado de tal forma que fique impedido de continuar a lutar.
- Tiver perdido pelo menos 1/4 da sua massa.
- Largar intencionalmente peças (desqualificação).
- Tocar no adversário antes de ter tocado pelo uma vez na borda do ringue. Se isto acontecer, a ronda reinicia-se; se acontecer novamente, o robot é desqualificado.
- Se os robots ficarem presos um no outro e não se puderem mover.
- Se os robots ficarem presos um no outro e ficarem a mover-se em círculos ou noutro padrão sem vencedor claro.
- Se ao fim de 2 minutos de ronda não houver vencedor.