[MOC] Castelo Mouro

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
Responder
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

[MOC] Castelo Mouro

Mensagem por gads »

O Castelo Mouro é a minha homenagem ao clássico castelo amarelo 375.

Comecei este projecto em Março de 2020 durante o primeiro mês em que nos encontrámos fechados em casa devido às restrições do Covid.

A ideia surgiu da combinação das peças disponívies em casa, o entusiasmo por temas históricos e a proximidade aos monumentos que são marco desta época histórica.

Decidi usar técnicas de construção simples para que os meus míudos conseguissem contribuir também.

O arco da entrada e os arcos em ogiva das torres são os principais elementos da arquitectura Moura.

Quase dois anos após a colocação do primeiro tijolo, finalmente adquiri as peças que faltavam para conseguir terminar e publicar esta construção.

Espero que gostem :)

Imagem
Moorish Castle by Guilherme Santos, on Flickr
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Antonio Carvalho
Sócio
Sócio
Mensagens: 2625
Registado: 03 mai 2009, 12:13
Localização: Leiria

Re: [MOC] Castelo Mouro

Mensagem por Antonio Carvalho »

Boa tarde Guilherme!

Gosto muito do resultado final, está um MOC muito bem conseguido, e com uma excelente combinação de cores para não o tornar monótono!

Não tens mais fotos, ou aquela torre principal não tem nenhum interior?

Colocaria algumas tiles apenas para tapar os studs das ameias da parte muralhada e das torres.

Bom trabalho, parabéns! :clapping: :clapping:
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: [MOC] Castelo Mouro

Mensagem por AlexandreRibeiro »

Olá Guilherme,

Vou apenas mandar-te uma pequena "bicada" em jeito de desafio. Espero que não leves a mal...
Eu entendo que te tenhas baseado nos castelos da LEGO e que, pelo facto de estes serem baseados em modelos europeus, a porta principal seja uma porta levadiça para fazer a ligação para o outro lado de um fosso, normalmente cheio de água. Mas, fará sentido um castelo Mouro (e eu sei que eles também existem na Europa, nomeadamente em Portugal) ter um fosso, quando no Norte de África há tão pouca água? Fica o desafio para pesquisares um pouco sobre o assunto e nos mostrares uma solução diferente para o castelo.
À parte esta "birra" da minha parte, que não tira de todo o mérito ao teu trabalho, a construção está excelente. Gosto particularmente do arco da porta principal, com o efeito que deste às plates 2x1 sobre a porta que nos remete imediatamente para as construções de Al-Andaluz.
Tal como o António, também gostava de ver mais pormenores da construção, se tiveres algo para mostrar, evidentemente...
Muitos parabéns pelo MOC.
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3344
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: [MOC] Castelo Mouro

Mensagem por Sujiro »

Não percebo muito de castelos, mas visualmente está muito bonito!
Ricardo S
Sócio
Sócio
Mensagens: 3232
Registado: 05 ago 2006, 01:11
Localização: Radial CITY
Contacto:

Re: [MOC] Castelo Mouro

Mensagem por Ricardo S »

Adorei ver esse arco da entrada ao vivo. Muito bom Gads :fixe:
:plug: :brincka: City & Landscaping Team
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [MOC] Castelo Mouro

Mensagem por gads »

Muito obrigado pelos simpáticos comentários e feedback ;D
Peço desculpa pela resposta demorada mas já não vinha ao forum há demasiado tempo...

Em relação à ponte levadiça, na verdade, adicionámos para que fosse semelhante ao set original.
Mas pensando melhor, talvez a substitua por portas.

Sobre o fosso, na verdade, ele tem como objectivo dificultar o acesso ao castelo e tanto poderá ser seco como molhado.
Por isso, independentemente da localização, o castelo poderia ter uma ponte levadiça com fosso sem necessariamente ter água ;)

Tenho mais uma quantas fotos à espera de "limpeza" digital a fim de as publicar. A ver se ganho paciência para terminar o trabalho :D
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3344
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: [MOC] Castelo Mouro

Mensagem por Sujiro »

Adoro a escolha de cores!
Responder