LEGO Orbita-like music color sequencer

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4330
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

LEGO Orbita-like music color sequencer

Mensagem por CyberX »

Este é um projecto inspirado (copiado?) no Orbita, um projecto Kickstarter da Playtronica que depois não deu em nada

Imagem

O original tinha 4 sensores de cor, cada um associado a uma pista de som. Sendo MIDI, penso que seria associada a um instrumento (por exemplo o circulo interior era associado à percurssão e os restantes círculos a um baixo electrónico, a um orgão e a uma guitarra). A velocidade de rotação podia ser controlada manualmente e com isso acelerar/abrandar o ritmo da música.

Utilizei um MINDSTORMS EV3 com 4 sensores de cor para imitar esta parte:


infelizmente o código ainda está muito imaturo, limita-se a tocar notas em python conforme as cores detectadas, parecendo o som de um jogo de 8-bits (género ZX Spectrum) rasca.

Para conseguir que as 4 pistas de som funcionem convenientemente (em polifonia) e associadas a instrumentos decentes (sound bank) precisava implementar MIDI como fiz com outros projectos que já apresentei anteriormente neste fórum. Mas dá algum trabalho, ainda para mais agora que o EV3 saiu de suporte (não apenas pela LEGO mas também pelo próprio Linux - desde algures em 2022 que já não existem actualizações para a versão de Debian Linux em que o sistema operativo 'ev3dev' é baseado pelo que cada vez é mais dificil instalar componentes não-standar como sintetizadores MIDI e protocolos de transporte MIDI).

Para Viana do Castelo vou só investir um pouco mais na diversidade de peças coloridas (tentar acertar com as cores que o sensor de cor realmente reconhece - amarelo pelos visto tá quieto).

No video uso um "booster" de som sem fios - encosta-se ao altifalante do EV3 e por indução amplifica o som, sem fios (ultrapassando a limitação do EV3 não ter uma ficha de saída de som). Também podia usar uma placa de som USB suportada pelo ev3dev e ligar-lhe um amplificador decente... mas por agora fica assim, ainda tenho quase toda a electrónica de som encaixotada com a banda robotizada que levei a Oeiras o ano passado.

Dimensões (sem o "booster"): 40 cm ou 50 studs por 34 studs
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder