Página 1 de 2

X-wing on Stewart Platform

Enviado: 18 abr 2026, 17:45
por vascolp
Caros PLUGs,

Já estou inscrito no forum há uns anos e nunca escrevi nada, por isso decidi apresentar aqui (em estreia mundial :D) o meu MOC mais recente.
Chama-se X-wing on Stewart Platform e é um modelo alternativo do LEGO 42100 Liebherr R 9800.
O MOC é composto por três partes, uma nave X-wing, uma Stewart Platform onde a nave pode ser colocada e um stand estático, também para colocar a nave. Segue um video.
E algumas imagens:

Imagem
Imagem

Mais imagens aqui.
Instruções aqui.

X-wing
A nave foi um prazer de construir. Tive uma ideia inicial de construir cada motor com 8 studs de diâmetro... dava uma nave com 103 studs de comprimento... rapidamente desisti da ideia :-) ficou com 52 studs de comprimento.
O suporte das asas foi desafiante, comecei com uma versão super-complicada, devo ter passado por umas 15 versões. Mas ficou bastante simples e funcional, as asas mantêm-se abertas facilmente e fechadas quase perfeitamente. Não havendo peças brancas para fazer as naceles dos motores tive de ser criativo e usar as lagartas. E a nave tem uns pezinhos! Possivelmente existem algumas construções ilegais, mas nada de muito forçado, não me preocupa muito.

Stewart Platform
A plataforma ficou bastante funcional e mais forte do que parece. Havendo tantos tubinhos de silicone no Set, usei-os como pés anti-derrapantes.

Stand
Depois de construir a nave e a plataforma sobraram várias peças. Assim construí uma plataforma estática (com possibilidade de ajustar o ângulo vertical) para manter a nave.

Software
O software foi todo desenvolvido em Pybricks Python. E é uma montra das capacidades do Pybricks, o Pybricks é fantástico! Cenas:
  • A executar apenas nos dois hubs, nenhuma ligação com telemóvel ou computador exterior;
  • Computação de algoritmo Stewart Platform;
  • Controlo de motores;
  • Uso de sensores dos motores (passo de calibração inicial);
  • Uso do sensor IMU do hub como joystick;
  • Comunicação bidirecional entre hubs, usando BLE Broadcast;
  • Utilização da memória interna para registo do modo de funcionamento na próxima inicialização e otimização de calibração;
  • Controlo opcional com Xbox controller.
Em breve terei instruções no Rebrickable. Quaisquer questões, estejam à vontade.
Espero que gostem!

VascoLP

Re: X-wing on Stuart Platform

Enviado: 18 abr 2026, 22:46
por spacemarine
Está bastante interessante. Gostava de ver esse modelo em funcionamento. Boa Malha!

Re: X-wing on Stuart Platform

Enviado: 18 abr 2026, 23:37
por AVCampos
Citando o Fernando Mendes no Preço Certo: "ESBEDÁCULO!" :D

Adoro sempre ver MOCs cujo modelo nada tem a ver com o modelo original de onde vieram as peças. E, se é um modelo Technic, ainda melhor. :clapping:

Re: X-wing on Stewart Platform

Enviado: 20 abr 2026, 17:48
por vascolp
Obrigado pelos vossos comentários!

E não é que tinha o título mal escrito... foge-me sempre para o stuart quando é stewart...

Re: X-wing on Stewart Platform

Enviado: 30 abr 2026, 14:56
por CyberX
Olá Vasco
(peço desculpas)

Gostei de ver o teu MOC em Oeiras mas sobretudo gostei de ver mais um tuga a usar Pybricks em Portugal, temos andado muito solitários por aqui.

Além disso precisamos de malta com ideias "fora da caixa" e uma plataforma de Stewart é sempre bem vinda. Como já falámos a minha é mais simples porque abusei de ter um hub com 6 saídas para ligar tudo, a tua é muito mais desafiante por usar broadcast (usei isso na minha cobra pitónica e em mais 2 ou 3 maluquices mas... ainda não estou plenamente satisfeito, para mim não há nada como o suporte pleno TCP/IP).

Um dia destes temos de voltar às ideias dos hackatons na garagem no Feijó. Ao fim destes anos todos até o Presidente @Conchas já deve ter desistido do Java e podemos finalmente usar algo mais prático como o Pybricks, mesmo com os desafios que a LEGO agora se lembrou de inventar como certificados de encriptação no firmware o Pybricks ainda é a forma mais universal de se conseguir fazer alguma coisa decente em LEGO.

Re: X-wing on Stewart Platform

Enviado: 30 abr 2026, 15:04
por AVCampos
CyberX Escreveu: 30 abr 2026, 14:56 Olá Alexandre.
Não o insultes, ele é Vasco. ;D

Re: X-wing on Stewart Platform

Enviado: 30 abr 2026, 15:21
por Conchas
CyberX Escreveu: 30 abr 2026, 14:56 Olá Alexandre.

Gostei de ver o teu MOC em Oeiras mas sobretudo gostei de ver mais um tuga a usar Pybricks em Portugal, temos andado muito solitários por aqui.

Além disso precisamos de malta com ideias "fora da caixa" e uma plataforma de Stewart é sempre bem vinda. Como já falámos a minha é mais simples porque abusei de ter um hub com 6 saídas para ligar tudo, a tua é muito mais desafiante por usar broadcast (usei isso na minha cobra pitónica e em mais 2 ou 3 maluquices mas... ainda não estou plenamente satisfeito, para mim não há nada como o suporte pleno TCP/IP).

Um dia destes temos de voltar às ideias dos hackatons na garagem no Feijó. Ao fim destes anos todos até o Presidente @Conchas já deve ter desistido do Java e podemos finalmente usar algo mais prático como o Pybricks, mesmo com os desafios que a LEGO agora se lembrou de inventar como certificados de encriptação no firmware o Pybricks ainda é a forma mais universal de se conseguir fazer alguma coisa decente em LEGO.
Apoiado!
Estou disponível para agendar um ou mais encontros desses.
Digam quando quiserem!

Re: X-wing on Stewart Platform

Enviado: 30 abr 2026, 15:33
por CyberX
AVCampos Escreveu: 30 abr 2026, 15:04
CyberX Escreveu: 30 abr 2026, 14:56 Olá Alexandre.
Não o insultes, ele é Vasco. ;D
É pá desculpa... vi um membro novo no fórum Alex e o tico nã odeu para mais.

Re: X-wing on Stewart Platform

Enviado: 30 abr 2026, 15:35
por CyberX
Conchas Escreveu: 30 abr 2026, 15:21 Apoiado!
Estou disponível para agendar um ou mais encontros desses.
Digam quando quiserem!
Junho. Sem apanhar as horas malucas de filas na ponte para e da praia. E sem armadilhas de separação de mosaico nem cerveja com 2 anos ;)

Re: X-wing on Stewart Platform

Enviado: 30 abr 2026, 15:41
por AVCampos
E combina-se isso com a velha prometida-e-não-cumprida corrida de barcos! 8)

Re: X-wing on Stewart Platform

Enviado: 30 abr 2026, 19:38
por AGarcia
Conchas Escreveu: 30 abr 2026, 15:21
CyberX Escreveu: 30 abr 2026, 14:56 Um dia destes temos de voltar às ideias dos hackatons na garagem no Feijó.
Apoiado!
Estou disponível para agendar um ou mais encontros desses.
Digam quando quiserem!
Também podem contar comigo.
:fixe:

Re: X-wing on Stewart Platform

Enviado: 01 mai 2026, 22:56
por vascolp
Caros,

Gostei de ir à exposição, mesmo que tenha lá estado pouco tempo e na verdade não correu lá muito bem, aquilo não se mexeu.
Mas estamos sempre a aprender, já estou a simplificar o software a ver se se aguenta com ambientes poluídos de RF.
Obrigado pela excelente oportunidade que me deram!

VascoLP

Re: X-wing on Stewart Platform

Enviado: 10 mai 2026, 09:27
por vascolp
Boas!

E para complementar, instruções aqui.

Cumprimentos!
VascoLP

Re: X-wing on Stewart Platform

Enviado: 24 mai 2026, 16:28
por agadoijo
Ainda bem que decidiste partilhar esta pequena maravilha!
Acho que foi muito bem conseguido, e esta escala ficou bem mais simpática do que a tua ideia original ;)
Tive pena de não a ver a mexer, mas o vídeo não deixa dúvidas de como o movimento está suave :clapping:
Ainda para mais partilhas instruções e tudo! Pacote completo!

PS: já não postava nada no forum há algum tempo, pelo menos eu... já percebi que a minha conta terá sido alvo de atividades menos licitas, mas achei por bem deixar aqui um pequeno comentário para que este MOC não fique enterrado pela enchorrada de posts depois de um evento...

Re: X-wing on Stewart Platform

Enviado: 27 mai 2026, 07:38
por vascolp
Obrigado!
Simplifiquei as comunicações entre os hubs, para a próxima já deve mexer, ... espero!