Isto foi uma ideia que tivem uns dias antes de Oeiras 2026, já em tempo para concretizar. Ceomecei na semana seguinte e atingi hoje a fase "utilizável sem bater contra as paredes".
Queria uma capacete integral, tamanho real, utilizável. Do que encontrei na net, dois parecem-me bastante bons:
-
-
Gostei mais do segundo mas o primeiro explica como montar. Ambos têm algumas semelhanças, acabei por misturar conceitos de ambos e remediar com as peças que já tinha. Algo que nenhum deles tem e fazia questão de implementar: os olhos serem "tapados", com um género de lentes ou viseira. Infelizmente a viseira ideal, dos novos capacetes F1, ainda não estava disponível para compra por isso usei o que pude.
Ao fum de alguns protótipos apertados ou frágeis ou estupidamente estranhos lá consegui atinar com um primeiro que me cabia na cabeça:

Mas nem o sistema de fixação das lentes era robusto nem o formato me agradou, muito parecido à frente com um capacete ddas forças de intervenção.
Alguns ajustes depois lá atinei com as lentes mas a parte frental ainda estava enorme:

Lá acabei com a versão atual:

Consigo usar quer com óculos como sem eles, sendo mais fácil sem porque uma zona triangular entre as lentes funciona como apoio sobre a cana do nariz, com os óculos incomoda um pouco mas lá se consegue também arranjar uma posição.
Ainda quero tentar fechar mais o "nariz", implementar uma correia de fixação não vá lembrar-me de olhar para baixo e estragar tudo.. e quem sabe algums x-fx