Quando eu entrei na PLUG, uma entrada repentina e que eu forcei a mim mesmo de ser na PLUGFest no Cartaxo onde eu queria participar, porque senão sabia que a minha preguiça me faria adiar tal assunto, o numero de membros nesta associação que se dedicavam(seriamente digo eu, corrijam-me se estiver enganado) ao Bionicle teve um aumento de uma ordem inimaginável. Por outras palavras, passou de 0 para 1.
Desde esses momentos para cá, notei uma cosia que proponho agora corrigir. As nossas exposições, por belas, grandes e famosas que sejam, sofrem de um grande problema na área de Bionicle, Exo-Force e afins. Enquanto construções como cidade e tecnhic têm frequentemente um numero que as complemente e forme um cenário para se justificarem, criações tal como as nossas, de escalas variantes e que se assemelham ou a Mechs, ou a monstros, ou a puros aliens, são muito mais difíceis de enquadrar. Dai surgiu esta minha ideia agora que o nosso numero de fãs de tais linhas é mais substancial e cá vai aparecendo e falando.
Basicamente, a minha ideia principal, é que nós aqui dentro da PLUG que nos interessamos e que montamos estes temas nos organizemos para a criação de uma história de background(ou talvez até falando um universo de fundo), para as nossas construções. Há no entanto antes de tudo o mais destacar o que eu quero fazer entender-se com tal coisa.
Este projecto não é com nenhum tipo de objectivo de criar-se um esquema de personagens e mundo que todos os membros devam seguir nas suas construções. Pelo contrário,a única coisa que seria desejável na minha opinião obter com este tema, seria que agora, após cada um de nós criar um MOC, poderíamos arranjar uma pequena(ou grande se quiserem) história de fundo, em que daríamos ao nosso MOC um pequeno papel neste nosso mundo de background.
Em que é que isto se reflecte nas exposições? Por um lado, se conseguíssemos uma certeza suficiente, poderíamos desta maneira talvez conseguir arranjar um espaço onde os MOCs deste género estivessem mais destacados, em vez de à mixórdia com outros(não é que tal seja mal, mas apenas falo disto para relevar o tipo de construção de cada tema); por outro, com tal esquema, nas futuras exposições, em vez de criarmos uma bancada mais desorganizada já poderíamos organizar um esquema de montagem das diferentes personagens, talvez até como facções ou 'lados' que teríamos definido no background.
Agora é o momento em que vocês me perguntam. Mas então para que é preciso tais backgrounds, já que é apenas uma questão de alinhar os nosso MOCs como bons ou maus?
Pois bem, a minha resposta é simples. Uma das atracções principais do Bionicle e Exo-Force é a sua história, e com tal background presente, poderíamos demonstrar isso a quem vai ver a nossa exposição, demonstrando o que é diferente nestas linhas e nas suas possibilidades e construção. Quem sabe se não poderíamos até seguir o exemplo do Conchas, com pequenos cartazes a ilustrar os nosso MOCs, só que estes a contar o seu lugar na história além de talvez um pouco do mundo?
Neste momento já confundi de tal maneira este discurso que não sei verdadeiramente o que em falta contar. Decido portanto acabar aqui, só vos pedindo então opiniões.
Quem estiver mais interessado pode comentar imediatamente aqui, e se quiserem falem comigo pelo MSN. Se acharem que este projecto é viável, basta avisarem que podemos desde já começar a tentar pensar nas linhas deste projecto para apresentar ao resto da PLUG.
Abraços
César
PS: Se quem quiser trabalhar(e há que relevar que um projecto destes ainda têm bastante trabalho incluindo) na organização disto quiser apresentar um portfolio de 'iamginação de universo', pode fazê-lo á vontade. Eu até deixo aqui a minha maior mais valia