2 motores electricos + 1 motor de pistões + 1 eixo de tracção...

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
N19h7M4r3
Hero Member
Hero Member
Registado: 08 fev 2007, 19:18
Contacto:

2 motores electricos + 1 motor de pistões + 1 eixo de tracção...

Mensagem por N19h7M4r3 »

Boas xD

Bem apos uma pequena conversa com o conchas ele "convenceu-me" a postar aqui um sistema que eu vou implementar num carro que vou fazer dentro em breve...

Imagem

http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=286601

e prontos o objectivo desta coisa toda é para basicamente ter um motor de pistões sempre a trabalhar... mesmo quando o carro está parado e como os motores são caros e tenho poucos :P vou ter de ligar os 2 (incluindo o que irá fazer os pistões mexerem) ao eixo da tracção...
então como tenho de ter os 2 motores ligados ao eixo e um a trabalhar, e o eixo parado para o carro não andar, o movimento da ligação motores-eixo tem de estar parada... usei entao 1 diferencial (neste caso estão 2 porque o carro vai ser grande e vai ser muito binario para passar só por 1 diferencial ainda começavam a saltar peças :o 8) :-X)
quando um motor está ligado o outro terá de estar a rodar no sentido contrario (à mesma velocidade) para o diferencial não se mexer e o eixo ficar parado... assim o carro não anda e os pistões estão sempre a mexer...
para o carro começar a andar é só preciso o segundo motor começar a andar mais devagar que o outro, até estarem os 2 a andar no mesmo sentido...

comentem!  ;D
Última edição por N19h7M4r3 em 24 nov 2007, 00:33, editado 1 vez no total.
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Re: 2 motores electricos + 1 motor de pistões + 1 eixo de tracção...

Mensagem por Conchas »

Ricardo,

depois de já muito termos falado sobre o assunto, queria felicitar-te por estares aqui connosco a discutir estas cenas maradas... :D
Realmente parece um sistema engenhoso, que básicamente só experimentado ficaremos a saber se funciona como o esperado, ou se existe aqui algum erro que impeça tudo de se mexer sequer... ;)

Contudo, admitindo que está tudo bem, lembrei-me de comentar mais uma coisa.
Tens dito que para teres o carro parado necessitas que os diferências no bloco não rodem, e como tal para manteres a coisa equilibrada necessitarás de ter os dois motores a rodar a velocidades iguais, mas contrárias.
Prov´velmente não será exactamente assim, porque a inércia, atrito, etc... dos dois sistemas a que esta geringonça está ligada (bloco do motor e carro pópriamento dito) serão diferentes, provocando sempre algum desiquilibrio sobre o diferêncial.
Portanto para o manteres efectivamente parado ou próximo disso, as velocidades dos motores, não serão exactamente iguais e terás de passar por um processo de afinação/calibração 'trial and error' até conseguires ter tudo perfeitamente equilibrado.
Com um sensor de rotação de baixa inércia até se poderia aqui desenvolver um sistema dinâmico e auto-ajustável ::).

Belo exercício de mecânica!
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
N19h7M4r3
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por N19h7M4r3 »

Agradecido ;D

Em principio não devo ter esse problema... porque quando o carro estiver parado... o motor não vai estar a 100% logo penso que o que vai ser relevante no motor será as rotações do mesmo.
O que estás a dizer apenas fará com que por exemplo, para estarem ambos os motores a rodar a X Rpms, um esteja a rodar a 25% e o outro ligado ao motor talvez precise de estar a 26%, depois na pratica isto só faria diferença quando estivesse nos 100% e o outro nos 101% lol, mas mesmo assim é irrelevante porque parado ou mesmo a andar (com os 2 motores a rodar na mesma direcção não havia o problema da dessincronização...) já que é "facil" bloquear aquele 1% a mais e ficar-se pelos 99%-100% de força... mas não havia necessidade de fazer os motores rodarem tanto parados, a menos que estivessemos lado a lado numa linha de partida com outro carro... nesse caso era giro xD
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Sim, vejo que percebeste o que eu quis dizer!

Óbviamente eu não estava a colocar a situção limite em que obrigaria um dos motores a passar do seu máximo, para voltar a equilibrar o conjunto, portanto não queria colocar o problema que descreveste.
Isso evita-se como descreveste.

Falava sim, num cenário em que conseguimos equilibrar tudo, ajustando a velocidade dos motores, que apenas não deverá ser igual (X e -X) como inicialmente descrito.
FCorreia

AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Whoa, já tinha saudades das discussões de mecanismos por aqui! 8)

É um sistema engenhoso, sim, mas... onde é o output para as rodas? Pelo que percebo do desenho, terá de se prolongar as correntes para levar às rodas o movimento dos diferenciais.

E outra coisa... uma forma bem mais simples de "engatar/desengatar" as rodas seria com um mecanismo do género que é usado no 8284 para ligar/desligar a alfaia do motor, usando um disco e alavanca de caixa de velocidades (não tenho o LDraw instalado neste computador, senão schloncava aqui um boneco), mas continuei a ler a tua mensagem e cheguei a este ponto:
[quote="N19h7M4r3"]
para o carro começar a andar é só preciso o segundo motor começar a andar mais devagar que o outro, até estarem os 2 a andar no mesmo sentido...[/quote]
Com um mecanismo "caixa de velocidades" é impossível fazer uma transição assim suave, como o largar gradual do pedal da embraiagem. Ainda por cima, para movimentar o carro ambos os motores contribuem. Genial! 8)
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Sim é uma ideia genial, embora não reprodruza o funcionamento real de um carro.

O eixo é o que vez do lado direito da imagem. Por acaso nesta perspectiva e estando tudo escuro, até parece a continuação do eixo que está do lado esquerdo, mas não é, é o tal eixo de transmissão acopolado a rodas dentadas diferentes.

Confirmei no MLCad que o Ricardo me enviou!
FCorreia

N19h7M4r3
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por N19h7M4r3 »

[quote="Conchas"]
Falava sim, num cenário em que conseguimos equilibrar tudo, ajustando a velocidade dos motores, que apenas não deverá ser igual (X e -X) como inicialmente descrito.
[/quote]

pois não fui muito explicito :D

e estava praqui a começar a fazer citares, quando já vi que disseram tudo lol...

agradeço o feedback positivo xD

só para tirar duvidas

Imagem

PS: reproduzir em lego o funcionamento de um carro dá vá... trabalho xD o objectivo foi como te disse, aldrabar isto o suficiente para ficar parecido, e com o menos de peças possiveis :P
Última edição por N19h7M4r3 em 24 nov 2007, 01:47, editado 1 vez no total.
Hyphos
Administrator
Administrator
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Contacto:

Mensagem por Hyphos »

Colocar mensagens a esta hora da manhã pode dar asneira, mas aqui vai.

Se estou lembrado os motores do NXT são motores passo a passo, e com a utilização de 2 motores pode facilmente construir uma embraiagem, ou seja, um motor dá o movimento e o outro controla a embraiagem.

Assim não teria de haver o "tunning" de rotações por causa do atrito, ou da propria diferença de velocidades que ambos os motores possam ter.

Já há muito tempo que não me dedico a technics, mas jugo que não disse nenhuma asneira.

De qq forma o sistema mostrado é engenhoso.

Parabens
Paulo "Jones" Brown
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="Conchas"]
O eixo é o que vez do lado direito da imagem. Por acaso nesta perspectiva e estando tudo escuro, até parece a continuação do eixo que está do lado esquerdo, mas não é, é o tal eixo de transmissão acopolado a rodas dentadas diferentes.[/quote]
Então o eixo da direita engrena na corrente em vez de entrar no diferencial? Nesse caso já percebo. :)
[quote="Hyphos"]
Se estou lembrado os motores do NXT são motores passo a passo, e com a utilização de 2 motores pode facilmente construir uma embraiagem, ou seja, um motor dá o movimento e o outro controla a embraiagem.
[/quote]
Mas com o mecanismo do N19h7M4r3 (podias ter arranjado um nick mais fácil de decorar... tive de fazer copy-paste! :P), ambos os motores podem fazer força para movimentar o carro, nenhum eles é um peso morto em movimento.
N19h7M4r3
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por N19h7M4r3 »

[quote="AVCampos"]
[quote="Conchas"]
O eixo é o que vez do lado direito da imagem. Por acaso nesta perspectiva e estando tudo escuro, até parece a continuação do eixo que está do lado esquerdo, mas não é, é o tal eixo de transmissão acopolado a rodas dentadas diferentes.[/quote]
Então o eixo da direita engrena na corrente em vez de entrar no diferencial? Nesse caso já percebo. :)
[/quote]
os eixos que ligam aos diferenciais e as rodas dentadas não ligam a nada, é só para suporte... depois as correntes é que dão o movimento ao eixo de baixo que por sua vez dará a força às 4 rodas... acho que ainda não disse aqui que caso os motores tenham muita força para as 2 correntes posso simplesmente trocar por mais rodas dentadas ou algo do genero...
[quote="AVCampos"]
[quote="Hyphos"]
[/quote]
Mas com o mecanismo do N19h7M4r3 (podias ter arranjado um nick mais fácil de decorar... tive de fazer copy-paste! :P), ambos os motores podem fazer força para movimentar o carro, nenhum eles é um peso morto em movimento.
[/quote]

Esqueci-me de dizer aqui que eu presentemente só tenho 2 sets de technic lol o NXT e um jipe preto de à trinta mil anos atrás...
Ontem já paguei um 8880 e um 8674 no bricklink... (fora 2 motas e 2 carrinhos para Janeiro)

Em relação aos motores para fazer tudo... é verdade... mas eu não tenho tantos motores :P só tenho mesmo aqueles 3 do NXT... se tivesse mais NXTs podia fazer coisas mais reais... por exemplo com 2 NXTs já usaria uma caixa de mudanças... (por acaso a conversa que comecei com o conchas foi por causa de uma caixa de mudanças sequencial que eu também gostava de fazer...) neste caso até só usaria 1 motor para a caixa e até era capaz de poder fazer uma embraiagem... mas sem a caixa sequencial teria ainda de passar este passo para usar 1 motor para a direcção, 2 para a caixa e 3 para o movimento...

Ps: ontem estive a pensar nos problemas da marcha atrás... mas afinal é simples é só o motor que está livre rodar mais do que aquele que está acoplado aos pistões :P
Última edição por N19h7M4r3 em 24 nov 2007, 12:26, editado 1 vez no total.
FireWall
Jr. Member
Jr. Member
Registado: 07 fev 2007, 15:57

Mensagem por FireWall »

wazaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa a todos x)

eu chamo-me gustavo bla bla bla bla....e a minha razao d existir neste mundo...é tar sp a discutir co ricardo marques=P
andamos sp ás turras por tudo e por nada....e desta vez calhou aos legos

e falando de legos...eu bem t diss q havia uma peça q podia simplificar esse esquema todo:
Imagem
"Technic Gear 24 Tooth Clutch (60c01)"

antes de mais, por favor se estiver errado digam pq eu n sei bem como é q esta peça funca..apenas suspeito.
o 8421 traz 2.
penso q esta peça quando aplicada a um certo binário, funciona independente da parte do centro.
com isto, aqui tá o meu esquema:

Imagem

portanto o motor de cima quando ta parado faz atrito suficiente para que a parte exterior da peça branca pare, ficando apenas a parte interiopr a rodar e o motor de pistoes tb.

espero q ajude...e q resulte tb :P

Gustavo Sousa
Última edição por FireWall em 03 dez 2007, 00:20, editado 1 vez no total.
N19h7M4r3
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por N19h7M4r3 »

eu já tinha pensado nessa peça... lol

só que há um problema que é essa peça faz realmente com que o motor que mexe os pistões não mova o eixo de tracção... mas quando realmente preciso do motor para mover as rodas... ou seja quando o eixo de tracção faz mais força como se o segundo motor estivesse parado o que vai acontecer é que essa peça vai libertar a força extra que era preciso desse motor... logo na pratica só 1 motor é que estaria a mover o eixo de tracção enquanto esse estaria a rodar infinitamente, e mesmo que se controlasse as rotações do motor (dos pistões) isto limitaria a força total à mesma

penso que não me falha nada já que já se faz tarde  ;D
FireWall
Jr. Member
Jr. Member

Mensagem por FireWall »

tas errado puto....so apartiur de uma certa quantidade de força é q a parte do meio de torna independente...d resto aquilo q iria acontecer é q o carro iria arrancar com um so motor..e dps o motor q ta ligado a eseta tal peça é q iria juntar-s para a tracçao do carro

cum,ps

Gustavo Sousa
FireWall
Jr. Member
Jr. Member

Mensagem por FireWall »

e se tiveres o tal probrlema por exemplo...apanhares uma parede.podes sp usar o conta rotaçoes dos motores

cumps

Gustavo
zebarnabe
Jr. Member
Jr. Member
Registado: 08 nov 2007, 02:13
Contacto:

Mensagem por zebarnabe »

Hmm... é má ideia usar essa peça.... ela ... gasta-se - ela é usada para evitar danificar os motores electricos (os compactos de 9V principalmente) quando são expostos a esforços exagerados, tem partes em borracha que só 'agarram' até certo ponto, se a força for demasiada, a borracha desliza, se a borracha estiver sempre a deslizar, vai gastar-se ... é essa a ideia que tenho dessa peça pelo 'tacto' ...
Building your life since 1991...
Responder