Simbolos NAZIS nos novos sets Indiana Jones

Outros temas LEGO que não se enquadrem nas secções anteriores.
Avatar do Utilizador
androidex
Sr. Member
Sr. Member
Mensagens: 305
Registado: 30 jun 2007, 23:22
Localização: Sobralinho

Re: Simbolos NAZIS nos novos sets Indiana Jones

Mensagem por androidex »

Se não me acontecer nada que me impeça de ir mandar uns bricks (chineses porque são mais baratos) à cabeça de alguém, lá estarei! :expectation:

Androidex
É só para dizer que adoro Legos desde os meus 4 anos. Continuo a gostar imenso dos Legos, mas penso que eles (a empresa) está muito virada para facturar e não inovar como fez há alguns anos, nomeadamente no sector da Technic.
Mas enfim, pode ser que acordem para melhorar o que já é fantástico em si
Avatar do Utilizador
xico666
Sócio
Sócio
Mensagens: 702
Registado: 14 set 2006, 11:12
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Simbolos NAZIS nos novos sets Indiana Jones

Mensagem por xico666 »

para min o silmbolo faz parte da historia, nao se pode negar o que aconteceu!
dai ate aparecer num brinquedo nao sei se é bom mas mais tarde ou mais cedo na escola eles vao aprender o que se passou por isso.... é so uma questao de tempo :)
até lego ;)

Glorioso S.L.B  :D
Avatar do Utilizador
pesgores
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 2377
Registado: 03 fev 2008, 23:56
Localização: Massamá, Lisboa
Contacto:

Re: Simbolos NAZIS nos novos sets Indiana Jones

Mensagem por pesgores »

[quote="xico666"]
para min o silmbolo faz parte da historia, nao se pode negar o que aconteceu!
dai ate aparecer num brinquedo nao sei se é bom mas mais tarde ou mais cedo na escola eles vao aprender o que se passou por isso.... é so uma questao de tempo :)
[/quote]

Hã, com licença, acho que não se fala do nazismo pelo menos até ao 9ºano, altura em que os adolescentes já não ligam a brinquedos (espero não passar por isso!).
[align=center]Cogito, ergo vinco. (Penso, logo venço).
Pesgores: a comportar-se como um idiota desde 13/9/2004
Sócio PLUG nº71
[/align]
Avatar do Utilizador
androidex
Sr. Member
Sr. Member
Mensagens: 305
Registado: 30 jun 2007, 23:22
Localização: Sobralinho

Re: Simbolos NAZIS nos novos sets Indiana Jones

Mensagem por androidex »

Boas!

Não querendo alimentar mais "polémicas" sobre este assunto, gostava apenas de deixar aqui algumas reflexões que, na minha opinião, deixam qq pessoa a pensar (pelo menos penso assim).

A disciplina de história (e já não ando no liceu há muitos anos) trata essencialmente da história universal, etc.
É impossível, claro, não se falar na Alemanha nazi.
Uma coisa são os factos outra coisa são os perigos que certas "mensagens" (para simplificar) possam transmitir.
Não sou pedagogo e muito menos tenho qq curso de sociologia, mas sei, porque leio muito, que os brinquedos são e sempre foram uma extensão da personalidade do ser humano, ainda mais nessa etapa de crescimento.
Nos adultos existe a teoria machista de que, por exemplo, os carros são a "extensão" do pénis dos homens. ;D
Nessa perspectiva, podia ir buscar algumas teses sobre a matéria o que, e por estudos feitos, a violência ou comportamentos agressivos podem advir dos ditos brinquedos.
Por isso não é de todo inofensivo que tal simbologia possa, de alguma maneira, influenciar o comportamento ou opinião de jovens.
Existem grupos skins que, como sabem, adoram a ideologia nazi.
Basta visitar uma loja tipo "soldiers" onde estas pessoas estão no seu habitat natural. Lá vendem-se gravações (proíbidas) dos discursos do hitler e seus compinchas, entre outro material alusivo ao regime nazi.
E sei que vende bem!...
Ou seja, uma coisa pode sempre levar a outra.
Claro que cada um tem o direito de pensar o que quiser.
Na minha opinião, directa e inflexível, não posso sentir simpatia por algo que desde usar a pele humana para fazer biombos decorativos (vi fotos deles), com a gordura dos corpos dos judeus tentar fazer sabão, fazer as mais hediondas experiências médicas (operações a sangue frio, dissecações a sangue frio, amputações sem anestesia, etc, etc.), entre outras barbaridades indescritiveis acho que, se se pensar nisto olhando para o brinquedo a, b ou c com a suástica deveria ser, no mínimo, motivo para rejeitar...
É que não merece publicidade ;)

Androidex
É só para dizer que adoro Legos desde os meus 4 anos. Continuo a gostar imenso dos Legos, mas penso que eles (a empresa) está muito virada para facturar e não inovar como fez há alguns anos, nomeadamente no sector da Technic.
Mas enfim, pode ser que acordem para melhorar o que já é fantástico em si
Avatar do Utilizador
pesgores
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 2377
Registado: 03 fev 2008, 23:56
Localização: Massamá, Lisboa
Contacto:

Re: Simbolos NAZIS nos novos sets Indiana Jones

Mensagem por pesgores »

[quote="androidex"]
Boas!

Não querendo alimentar mais "polémicas" sobre este assunto, gostava apenas de deixar aqui algumas reflexões que, na minha opinião, deixam qq pessoa a pensar (pelo menos penso assim).

A disciplina de história (e já não ando no liceu há muitos anos) trata essencialmente da história universal, etc.
É impossível, claro, não se falar na Alemanha nazi.
Uma coisa são os factos outra coisa são os perigos que certas "mensagens" (para simplificar) possam transmitir.
Não sou pedagogo e muito menos tenho qq curso de sociologia, mas sei, porque leio muito, que os brinquedos são e sempre foram uma extensão da personalidade do ser humano, ainda mais nessa etapa de crescimento.
Nos adultos existe a teoria machista de que, por exemplo, os carros são a "extensão" do pénis dos homens. ;D
Nessa perspectiva, podia ir buscar algumas teses sobre a matéria o que, e por estudos feitos, a violência ou comportamentos agressivos podem advir dos ditos brinquedos.
Por isso não é de todo inofensivo que tal simbologia possa, de alguma maneira, influenciar o comportamento ou opinião de jovens.
Existem grupos skins que, como sabem, adoram a ideologia nazi.
Basta visitar uma loja tipo "soldiers" onde estas pessoas estão no seu habitat natural. Lá vendem-se gravações (proíbidas) dos discursos do hitler e seus compinchas, entre outro material alusivo ao regime nazi.
E sei que vende bem!...
Ou seja, uma coisa pode sempre levar a outra.
Claro que cada um tem o direito de pensar o que quiser.
Na minha opinião, directa e inflexível, não posso sentir simpatia por algo que desde usar a pele humana para fazer biombos decorativos (vi fotos deles), com a gordura dos corpos dos judeus tentar fazer sabão, fazer as mais hediondas experiências médicas (operações a sangue frio, dissecações a sangue frio, amputações sem anestesia, etc, etc.), entre outras barbaridades indescritiveis acho que, se se pensar nisto olhando para o brinquedo a, b ou c com a suástica deveria ser, no mínimo, motivo para rejeitar...
É que não merece publicidade ;)

Androidex
[/quote]

Percebo. Só que se não queres continuar a discussão, era melhor não continuares a desenvolver o tema.
[align=center]Cogito, ergo vinco. (Penso, logo venço).
Pesgores: a comportar-se como um idiota desde 13/9/2004
Sócio PLUG nº71
[/align]
Avatar do Utilizador
xico666
Sócio
Sócio
Mensagens: 702
Registado: 14 set 2006, 11:12
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Simbolos NAZIS nos novos sets Indiana Jones

Mensagem por xico666 »

well, fui investigar e tenho aqui comigo o livro do meu 7º ano, onde se fala na 1º WW!
esta claramente varias fotografias dos "maus da fita" e os seus simbolos!
numa altura onde nao havia internet e ainda brincavamos eu devia ter uns 12/13 nao foi por ver aquilo que eu e os meus colegas de turma ficamos skins etc etc!
faz parte da historia e acho muito bem que se fale nisso para nao cair no esquecimento, senao aparece um palhaço qualquer como o gajo do Irao a dizer que o holocausto e uma farsa e que nao existiu! :notcool:

bom mas eu continuo, de se falar na escola ate aparecer num brinquedo a partir dos 4 anos de idade pode ser um bocado extremo e talvez prejudicial sim! :-\
até lego ;)

Glorioso S.L.B  :D
Avatar do Utilizador
pesgores
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 2377
Registado: 03 fev 2008, 23:56
Localização: Massamá, Lisboa
Contacto:

Re: Simbolos NAZIS nos novos sets Indiana Jones

Mensagem por pesgores »

A suástica Nazi não tem nenhuma mensagem subliminar que nos faça a todos uns Hitlers, cum catano!
[align=center]Cogito, ergo vinco. (Penso, logo venço).
Pesgores: a comportar-se como um idiota desde 13/9/2004
Sócio PLUG nº71
[/align]
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3344
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: Simbolos NAZIS nos novos sets Indiana Jones

Mensagem por Sujiro »

tenho gostado desta "polémica" o facto de conter um símbolo associado a algo menos pacifico não quer dizer que torne as pessoas diferentes se não vejamos, os egípcios escravizavam pessoas para construir as gigantescas pirâmides, e os primeiros sets adventure eram egípcios, lembro-me de em 93 ou 94 existir um set de um barco do tema city que no catalogo em portugûes se chamava de "barco de contabando" o Harry Potter tem um cemitério que é algo que não seja lá muito bom para crianças, mas como faz parte da história dos temas foi feito, se a suástica faz parte da historia do filme do IJ, não vejo mal nenhum em telo mas como já ouvi dizer "opinions is like assholes, everybody have one"
Avatar do Utilizador
Roger_the_gogogo
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3314
Registado: 13 set 2006, 21:17
Localização: Esposende
Contacto:

Re: Simbolos NAZIS nos novos sets Indiana Jones

Mensagem por Roger_the_gogogo »

Olha lembraste-te bem do Cemitério do Harry Potter
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"
   
BrickTownTalk   Co-blogger   http://bricktowntalk.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
pesgores
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 2377
Registado: 03 fev 2008, 23:56
Localização: Massamá, Lisboa
Contacto:

Re: Simbolos NAZIS nos novos sets Indiana Jones

Mensagem por pesgores »

[quote="Sujiro"]
tenho gostado desta "polémica" o facto de conter um símbolo associado a algo menos pacifico não quer dizer que torne as pessoas diferentes se não vejamos, os egípcios escravizavam pessoas para construir as gigantescas pirâmides, e os primeiros sets adventure eram egípcios, lembro-me de em 93 ou 94 existir um set de um barco do tema city que no catalogo em portugûes se chamava de "barco de contabando" o Harry Potter tem um cemitério que é algo que não seja lá muito bom para crianças, mas como faz parte da história dos temas foi feito, se a suástica faz parte da historia do filme do IJ, não vejo mal nenhum em telo mas como já ouvi dizer "opinions is like assholes, everybody have one"
[/quote]

[quote="pesgores"]
A suástica Nazi não tem nenhuma mensagem subliminar que nos faça a todos uns Hitlers, cum catano!
[/quote]

Tá tudo dito.

Claro, se não quiserem comprar, não comprem, mas se repararem bem aquilo não vem no set, mas sim no fundo do catálogo, pois está mais desfocado que o set.
[align=center]Cogito, ergo vinco. (Penso, logo venço).
Pesgores: a comportar-se como um idiota desde 13/9/2004
Sócio PLUG nº71
[/align]
isabruna
Sr. Member
Sr. Member
Mensagens: 469
Registado: 20 mar 2007, 15:32
Localização: Portalegre

Re: Simbolos NAZIS nos novos sets Indiana Jones

Mensagem por isabruna »

Ninguém é obrigado a comprar o que não quer, nem sequer ir contra os seus princípios. Cada um tem a sua opinião e deve ser respeitada, mais não seja pelo o que nos une, o LEGO!!! A mim pessoalmente nem me aquece nem me arrefece, até porque nunca comprei nenhum set do IJ. Mas também não vou fazer disso um motivo para qualquer dia não comprar algum!!

Beijos  :-*
Ricardo S
Sócio
Sócio
Mensagens: 3234
Registado: 05 ago 2006, 01:11
Localização: Radial CITY
Contacto:

Re: Simbolos NAZIS nos novos sets Indiana Jones

Mensagem por Ricardo S »

http://www.brickset.com/detail.aspx?Set=7683-1

em relação a esta problemática podem estar descansados.
:plug: :brincka: City & Landscaping Team
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13692
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Simbolos NAZIS nos novos sets Indiana Jones

Mensagem por AVCampos »

Hmm... será que aquelas manchas verdes nas asas são serigrafias ou autocolantes? Não sou fã dos autocolantes, mas se aquilo é permanente fica mais difícil MOCar alguma coisa não militar. :-X
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7881
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Simbolos NAZIS nos novos sets Indiana Jones

Mensagem por PocasNuckie »

Tó Colantes.  :fixe:

Pocas

Edit: Esta asa é brutal para MOCar B2's! ;D
Imagem
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13692
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Simbolos NAZIS nos novos sets Indiana Jones

Mensagem por AVCampos »

Parece-me a mesma peça que nos Playmobiles, a 54093! :-\
Responder