Automotora CP 3600 (que raio ainda não tinha postado este no fórum)

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3344
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Automotora CP 3600 (que raio ainda não tinha postado este no fórum)

Mensagem por Sujiro »

quem teve a curiosidade de vistar a minha galeria BS já deve ter visto este

ainda não tinha um tópico oficial para ele para a malta comentar
enquanto chega e não chegam as peças para fazer a 5600 para fazer concorrência ao João Campos e enquanto o LDD e MLCada deixou de funcionar no meu PC, e o fórum anda um pouco parado, só para entreter o pessoal ai a comentar decidi limpar o pó ao tópico MOCs & MODs e meter aqui a minha automotora quadrupla de dois andares da CP

tem 4 carruagens de dois andares cada andar dá para levar 10 minifigs ou seja ao todo transporta 80 minigis sentadas, tem o habitual sistema de abertura de portas tipo os aviões/playmobil os engates frontais embora funcionais, estão apenas para parecer mais com o real, SNOT nas janelas e nos desenhos laterais nas carruagens com cabine 2 motores 9v

Imagem
Imagem

http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=318634

quem quiser ver interiores é só espreitar a pasta
Última edição por Sujiro em 18 dez 2008, 18:52, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Ribatagus
Sócio
Sócio
Mensagens: 3555
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Localização: Vale de Santarém
Contacto:

Re: Automotora CP 3600 (que raio ainda não tinha postado este no fórum)

Mensagem por Ribatagus »

eita BICHO BONITO!!!!!!!!!!!!!

Gostei muito da solução que usaste para a "frente"! :D

já tavamos com saudades dos teus MOCanços de comboio!!!! ;)

Já agora: porque não lhe meteste umas minifigs para "animar"?
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
BRICKSHELF
Avatar do Utilizador
Jnunes
Sócio
Sócio
Mensagens: 2646
Registado: 27 jul 2006, 00:35
Localização: FERNÃO FERRO -SEIXAL

Re: Automotora CP 3600 (que raio ainda não tinha postado este no fórum)

Mensagem por Jnunes »

fixe muito nice

já conhecia mas o que e de qualidade e sempre de bater :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: muitas vezes

á já agora o pessoal deve andar a Mocar para a Lourinhã , não poem imagens de novos Mocs para não estragar as supresas que iram aparecer ;) ;) ;D ;D

jnunes
Última edição por Jnunes em 18 dez 2008, 18:30, editado 1 vez no total.
Imagem
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3271
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: Automotora CP 3600 (que raio ainda não tinha postado este no fórum)

Mensagem por JMCampos »

Está uma verdadeira maravilha! Não me farto de admirar o pormenor que consegues sempre colocar nos interiores.
Achei especialmente interessante a solução SNOT que arranjaste para as janelas, porque assim os braços das minifigs já devem ter espaço. Eu tive essa dificuldade numa carruagem Intercidades que estou a construir - tive de colocar as cadeiras ao centro em vez de encostadas às paredes laterais, porque senão só minifigs manetas é que podiam viajar!
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
pesgores
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 2377
Registado: 03 fev 2008, 23:56
Localização: Massamá, Lisboa
Contacto:

Re: Automotora CP 3600 (que raio ainda não tinha postado este no fórum)

Mensagem por pesgores »

Eeeee recuperaste o LDD!!! :D

Bom trabalho, como "sempre" :P
[align=center]Cogito, ergo vinco. (Penso, logo venço).
Pesgores: a comportar-se como um idiota desde 13/9/2004
Sócio PLUG nº71
[/align]
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Automotora CP 3600 (que raio ainda não tinha postado este no fórum)

Mensagem por gads »

Aaahh o cheirinho de MOCada!!!
A qualidade vem com o selo Sujiro  :fixe: :expectation:

Realmente a frente ficou muito bem conseguida!
Também gosto de ver como as portas funcionam.
Para o eléctrico da carris pensei na mesma técnica mas depois optei por deixar abertas :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Super Pinga
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1066
Registado: 26 jul 2006, 23:37

Re: Automotora CP 3600 (que raio ainda não tinha postado este no fórum)

Mensagem por Super Pinga »

:clapping: Olha o "meu" comboio para a Azambuja!
Espectáculo! E realmente a soluçäo para ter minifiguras e cadeiras encostadas ao vidro é tremendamente simples e engenhosa!!!

Dizes que "e enquanto o LDD e MLCada deixou de funcionar no meu PC".
Quanto tens de memória RAM???
Avatar do Utilizador
figueifoto
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1861
Registado: 28 jul 2006, 09:50

Re: Automotora CP 3600 (que raio ainda não tinha postado este no fórum)

Mensagem por figueifoto »

Muito bom como costume! :clapping:
Quando é que vamos ver um dos teus magnificos trabalhos em peças LEGO? ;)
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13695
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Automotora CP 3600 (que raio ainda não tinha postado este no fórum)

Mensagem por AVCampos »

Mais uma obra de arte sobre carris! :clapping:

Mas olha uma coisa: tendo em conta o comprimento normal duma carruagem LEGO e os raios das curvas, não terás feito a automotora e a carruagem muito compridas? :-\
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3271
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: Automotora CP 3600 (que raio ainda não tinha postado este no fórum)

Mensagem por JMCampos »

[quote="AVCampos"]
Mas olha uma coisa: tendo em conta o comprimento normal duma carruagem LEGO e os raios das curvas, não terás feito a automotora e a carruagem muito compridas? :-\
[/quote]

É o velho dilema... fazer o MOC à "escala LEGO", ou respeitar as proporções do modelo real?

A primeira hipótese significa construir modelos mais curtos mas que em certos casos vão ficar demasiado "atarracados" por comparação com os verdadeiros. Em compensação, ficam mais coerentes com os sets da LEGO (My Own Train e afins) e "assentam" melhor nas curvas.

O segundo caso é o inverso: o modelo fica mais proporcionado, mas parece um pouco "estranho" junto com os sets originais e "foge" das linhas nas curvas.

Na minha opinião, há que arranjar uma opção de compromisso, ou seja, "encolher" um pouco o modelo em relação às proporções correctas, mas não tanto que o faça parecer quase uma "caricatura" do real.

É o que estou a tentar numa carruagem que estou a acabar - a verdadeira tem 10 janelas principais de lado, e o meu modelo vai ter só 6 - embora, mesmo assim, seja demasiado comprido para os padrões LEGO (46 studs ao todo - a título comparativo, a carruagem que é uma das opções do Hobby Train 10183 tem só 30 studs de comprimento).

No caso deste MOC do Sujiro, as proporções parecem estar correctas; quanto ao comportamento em curva... só vendo o modelo a "funcionar", mas o mais grave que poderá suceder, como já me aconteceu, foi o desligar dos engates magnéticos. Mas isso também tem a ver com a geometria dos "bogies"...

Complicado, não é?  :P
#EuCáNãoUsoHashtags
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3344
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: Automotora CP 3600 (que raio ainda não tinha postado este no fórum)

Mensagem por Sujiro »

[quote="Super Pinga"]
Dizes que "e enquanto o LDD e MLCad deixou de funcionar no meu PC".
Quanto tens de memória RAM???
[/quote]

tenho 1GB de memoria, o ldd deixou de dar desde do update para o 2.3, o mlcad na instalação nunca corre bem :P

[quote="AVCampos"]
Mas olha uma coisa: tendo em conta o comprimento normal duma carruagem LEGO e os raios das curvas, não terás feito a automotora e a carruagem muito compridas? :-\
[/quote]

bem como disse o teu pai, o meu interesse é mais a escala mais idêntica possível, os boggies giram a 180graus as curvas até se fazem bem(testei em real) esteticamente em 8 curvas seguidas sai fora a carruagem e os bogies mantem-se na linha , mas isso é a bitola dos sets da lego que são apertados de mais :P tem curvas que parece montanhas russas :P não fui de certo o primeiro a deixar de parte a escala"set" e usar mais a real (contando pelo numero de janelas que é onde se nota maior diferença) penso que o comprimento dos meus comboios resolvem-se com "curva->recta->curva->recta...."

[quote="JMCampos"]
Está uma verdadeira maravilha! Não me farto de admirar o pormenor que consegues sempre colocar nos interiores.
Achei especialmente interessante a solução SNOT que arranjaste para as janelas, porque assim os braços das minifigs já devem ter espaço. Eu tive essa dificuldade numa carruagem Intercidades que estou a construir - tive de colocar as cadeiras ao centro em vez de encostadas às paredes laterais, porque senão só minifigs manetas é que podiam viajar!
[/quote]

obrigado :)

não é novidade a colocação das janelas neste sentido, neste comboio foi o mais parecido com o real que encontrei, alem de as tiles e plates pretas que separam as janelas dão aquele ar de borracha que o real tem, e depois tambem pensei, "isto é um comboio de passageiros" tem de ter espaço para as minifigs" embora existam um ou dois lugares que não dá para minifigs com braços, mas isso mete-se aqueles bem antigos que vão "com as mãos nos bolsos" :P
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13695
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Automotora CP 3600 (que raio ainda não tinha postado este no fórum)

Mensagem por AVCampos »

[quote="Sujiro"]
embora existam um ou dois lugares que não dá para minifigs com braços, mas isso mete-se aqueles bem antigos que vão "com as mãos nos bolsos" :P[/quote]
Mas esses são ainda menos problemáticos: não só vão com as mãos nos bolsos, como também não gostam de se sentar! :D
Avatar do Utilizador
ggfcsimoes
Sr. Member
Sr. Member
Mensagens: 449
Registado: 15 nov 2007, 20:58
Localização: Almada

Re: Automotora CP 3600 (que raio ainda não tinha postado este no fórum)

Mensagem por ggfcsimoes »

Não dá para inserir umas pernas  das "novas"??
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3344
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: Automotora CP 3600 (que raio ainda não tinha postado este no fórum)

Mensagem por Sujiro »

[quote="ggfcsimoes"]
Não dá para inserir umas pernas  das "novas"??
[/quote]

exactamente, mas num suburbano, não são só os lugares sentados que contam, no da linha de sintra de rio de mouro para a frente ninguém tem lugar sentado :P
Avatar do Utilizador
JMCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 3271
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Localização: Amadora
Contacto:

Re: Automotora CP 3600 (que raio ainda não tinha postado este no fórum)

Mensagem por JMCampos »

[quote="Sujiro"]
(...) o meu interesse é mais a escala mais idêntica possível, (...) a bitola dos sets da lego que são apertados de mais :P tem curvas que parece montanhas russas :P (...)
[/quote]

Haja alguém que me compreende!...  :fixe:
#EuCáNãoUsoHashtags
Responder