BIONICLE... adoras ou detestas???

Outros temas LEGO que não se enquadrem nas secções anteriores.

Que opiniões tens do Bionicle???

ADORO!!!
2
5%
Gosto!
8
21%
Não gosto!
5
13%
ODEIO PROFUNDAMENTE!
3
8%
não me diz nada... é indiferente.
12
32%
Tenho curiosidade em saber se servem para mais alguma coisa...
8
21%

Total de votos: 38

Ribatagus
Sócio
Sócio
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Contacto:

BIONICLE... adoras ou detestas???

Mensagem por Ribatagus »

O debate apareceu... Afinal que opinião temos acerca destes bichos estranhos de caras aterradoras, com aspecto ameaçador e meio esquisito, que há quem chame de Lego? :P

Vamos lá opinar...!

(Nota: irei editar as respostas da sondagem ao longo da "discussão")
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
BRICKSHELF
Farrusco
Sócio
Sócio
Registado: 12 set 2006, 01:08

Re: BIONICLE... adoras ou detestas???

Mensagem por Farrusco »

Votei "gosto" mas, é preciso esclarecer uma coisa... Só "gosto" das minifigs totalmente articuladas do tamanho das minifigs System e de algumas peças que vi muito bem aplicadas para trens de aterragem. De resto, não gosto!

Farrusco
PLUG & Brickish proud member!
DavidAzevedo
Hero Member
Hero Member
Registado: 19 jun 2006, 22:52
Contacto:

Mensagem por DavidAzevedo »

Votei "não me dizem nada" mas lá no fundo até acho que devem servir para construir mais alguma coisa para além de monstrengos meios humanoides, etc... Acho que se me familiarizar com as peças até me vão dar jeito em alguns mocs ou mecanismos.
Hyphos
Administrator
Administrator
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Contacto:

Mensagem por Hyphos »

Votei Gosto

Não me vejo a construir MOC's com as peças deles, mas algumas tem utilizações em system.

Mesmo antes de sairem os ditos cujos no tamanho de Minifigs, já tinha cá em casa alguns, o Toa de Fogo (não me recordo o nome) da 1ª Série.

Gosto principalmente pela jogabilidade que têm e porque fazem uma bela prateleira num quarto de miudos.

Não é um Lego para AFOL´s, e não penso que a Lego quando os lançou pensou em AFOL´s, mas sim em crianças, que assim podem ter um herói, com muito movimento, forte e heróico (vejam os filmes e percebem o que quero dizer).

É mais fácil  uma criança se identificar com um Toa do que com uma minifig.

Paulo
Paulo "Jones" Brown
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Votei "não me diz nada... é indiferente.", mas na realidade nem sei bem que diga.

Não gosto porque acho algo violento, para um brinquedo que se destina essêncialmente a miúdos.
Por outro lado acho-lhes uma certa piáda.

Contudo o sentimento maior é que acho ter pouco a ver com LEGO, na minha ideia do que é o LEGO. Nem parece ser LEGO... pelo menos se olhar a mais de 2 metros.
Será falta de óculos ???
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Ricardo T
Hero Member
Hero Member
Registado: 27 jul 2006, 01:37

Mensagem por Ricardo T »

Também estou como tu... Não me diz muito... nunca experimentei dar a volta às peças também!

(Sugiro que este tópico fique na secção "Outros", dado estarmos a falar de um tema Lego :] não de um off-topic)
Ricardo Oliveira
Hyphos
Administrator
Administrator
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Contacto:

Mensagem por Hyphos »

Assim será mudado

Paulo
Paulo "Jones" Brown
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

No seguimento do que disse em cima, a verdade é que até fiz um investimento mínimo (~13€) num set Bionicle para ver o que achava. Achei piada à arma luminosa e ao fim ao cabo aquilo até deriva de um dos meus temas preferidos (Technic).

O certo é que no fim achei menos piada do que aquilo que esperava achar... :(
FCorreia

BionicDroid
Hero Member
Hero Member
Registado: 20 jun 2006, 04:39

Mensagem por BionicDroid »

;D escolhi opção "adoro" por não exsitir opção "gosto muito" neste tema, em certos Set´s Bionicle são incluídas peças Technic que não são vulgares neste ultimo tema, para além de peças muito futuristas para executar estruturas a maioria das rodas dentadas tem a borda da face dos dentes aredondada, possuem tambem ligações entre peças atravez de esferas tal como a rótula dos nossos joelhos, isto é com apenas um encaixe de uma peça esférica e outra côncava conseguimos dois movimentos de direção ( de baixo para cima e da esquerda para a direita bem como posições intermédias entre ambos os valores de posição), existem tambem peças em que um dos seus lados possui uma semi-roda dentada de 180º em forma de meia lua que poderão ser uteis em zonas de pouco espaço onde haja necessidade de incluir mecanismos que façam apenas movimentos de rotação ou de giratória inferior a 180º, não pensem que ao adquirir um qualquer Set do tema Bionicle verão toda a gama de peças e sua  jogabilidade, mas muitas peças tais como armas (espadas, machados, etc) e outras não possuem jogabilidade nenhuma, servindo apenas o único objectivo para que foram criadas, outros mais valias certamente existirão mas de momento vou dar por terminado este meu post.
Última edição por BionicDroid em 04 mar 2007, 19:14, editado 1 vez no total.
Carlos Ribeiro
Roger_the_gogogo
Hero Member
Hero Member
Registado: 13 set 2006, 21:17
Contacto:

Mensagem por Roger_the_gogogo »

Por acaso já tive oportunidade de os exprientar na casa de um amigo meu acho que não são assim tão feios mas MOC's com aquilo... hmmmm

Uma coisa eu sei é bastante indicado para miudos (falando como KFOL) e sei que tem muito sucesso.

Quanto às técnicas bem... algumas são possiveis de aplicar em technic apesar de básicas.

Votei na ultima opção.

C ya
Roger

Off Topic: Para os que vão ao plugfest vejam lá se vão mandando fotos!  ;)

C ya
Roger
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"

BrickTownTalk   Co-blogger   http://bricktowntalk.blogspot.com/
Drexer
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 28 fev 2007, 18:23
Contacto:

Mensagem por Drexer »

Duas coisas iniciais:

Hyphos - Esse era o Toa Tahu

Conchas - Um dos ultimos Toa, suponho eu(sendo 13 euros foste um pouquito roubado, sinceramente). Toa Inika; têm coisas controversas, mas disso já falarei.

Suponho que todos esperem que eu seja quem mais fale? Sim, se esperam isso então vai ser verdade. Por favor tenham calma se me esqecer de foca ralgum ponto mais importante, mas isto é muitca coisa quando uma pessoa já está inserida nesta complexidade toda que é o Bionicle.

Creio que a coisa mais inicial por onde eu poderei começar será uma pequena coisa que certas vezes muitos FOL's esquecem: Enquanto o Lego 'tijolo' é para construções, e o technic é para veiculos, o Bionicle é para figuras, humanóides, certamente não humanos, mas para uma personagem, algo que aqui é necessário compreender devido ao que eu vou explicar a seguir.

Quem é que daqui sabe a hsitória do Bionicle? Sei que alguns sabem ou tudo, ou pelo menos o básico, mas deixem-me aqui tentar pôr aqui o que interessa:

Lembram-se de 1997? Uma no em que eu apenas tinha sete anos, um ano em que ainda se estava no milénio anterior, um ano em que pela primeira vez na história, a LEGO estava a perder em vez de lucrar?

Assim foi 97, ou pelo menos até que a LEGO teve uma ideia. COmprou licenças do StarWarse pronto. Sucesso instantaneo e sets que se mantiveram em constante actualização até este momento(uma linda mesa na nossa PLUGFest do Cartaxo). Porém, não ouve lucros, foi necessário pagar demasiado dinheiro á LucasArts pela licença.

No ano de 99 aparecem os Slizers, a primeira tentativa da TLC para criar a sua história com personagens. Embora não tenha sobrevivido muito bem e tenha sido substituida pelos Roboriders(que não tiveram um sucesso minimo), preparou caminho para o Bionicle.

O Bionicle foi uma linha que sempre se destacou pela sua história, podendo tar assim personagens tal e qual como no Star Wars só que sem pagar licenças. Qual é que era a diferença? O Star Wars têm veiculos que eram montados, o Bionicle são personagens.

No inicio a história era apenas uma ilha atormentada pelo irmão malvado do Grande Espirito que o tinha adormecido e seis heróis que tinham chegado para derrotar o malvado irmão.

Neste momento sabemos que o 'irmão' era apenas o lider de uma irmandade que decidiu parar de proteger o Grande Espirito e destroná-lo, que há 20000 anos havia mais de 500 Toa e agora há menos que 50, que o Grande Epsirito está a morrer e se ele morrer o universo 'faz poof'.

No Bionicle a história foi sempre evoluindo, e embora acrescentasse sempre personagens manteve mesmo assim uma base de fans bastante grande; mesmo embora a complicação da história continuasse e aumentasse. O Bionicle tornou-se numa parte da companhia Lego que funciona pela história para captivar um certo numero de fãs e pelos bonecos que são humanóides para capturar outro; basicamente seriam uns Action Man's que se montam, se não fosse serem ainda mais complexos.

O perfil normal de um utilizador do Bionicle é o perfil do roleplayer, daquela pessoa que não quer apenas acção mas também histórias, quer ver coisas a sucederem-se e quer personagens que controlar. Embora com o normal Lego haja essa possibilidade, ninguém irá mentir a dizer que é tão grande como no Bionicle.

Por exemplo: No meu caso eu sou um grande leitor e escrevo no meu tempo livre. Dessa maneira a linha Bionicle fascinou-me coma sua história. Na verdade(como eu já disse a alguém na PLUFest que ficou surpreendido) eu fuia apnahdo pelo Bionicle através dos site onde cheguei pelo site da Lego e pelo site BZPower. Era toda aquela ideia de uma história minimamente original, diferente,e  complexa na sua simplicidade que em fascinou. Dessa maneira não ét anto uma questão de ser mais para KOFL ou TFOL, mas também uma questão do gosto de cada individuo.

É também sobre esta premissa que apareceu a linha Knights Kingdom e Exo-Force, para captar fãs mais novos também desta maneira(porque a linha Bionicle já evoluiu para um settign mais 'teen').

--------------------------

Acerca da violência - A companhia Lego sempre evitou a violência e issos empre foi óptimo, na verdade, embora muitas personagens do Bionicle tenham tido todo o tipo de armas, há que destacar que apenas no ano passado houve a primeira luta de espadas!

Tudo na história foi feito de modo pacifico, certamente por causa da politica da Lego. Porém, possivelmente o Bionicle não teria sobrevivido sem armas brancas desde o inicio. A história publicitada é de acção, e actualmente todos os miudos gostam de ter brincar com cenas de acção, algo que faz com que seja necessário algum tipo de armas. Sem armas é dificil haver acção, sem acção, a história não interessa aos miudos, sem miudos, sem clientes, etc...

Há que se notar que actualmente há muita violência que os miudos já vêem(a ponto de os brinquedos 'masculinos' mais vendidos na Toys'r'us no Natal terem sido de Wrestling), e se uma pessoa tiver isso em prespectiva poderá notar que o Bionicle ainda é(se não a unica) alternativa de grande acção menos violenta.

De maneira alguma julgem também que os fãs do Bionicle apreciam esta violência de mdoo desmesurável também; apenas preciso de vos apontar ccertos tópicos para vos mostrar o contrário(Alguns destes são topicos, outros são posts, centrem-se também mais nos posts do bonessi e do GregF(contacto da equipa LEgo-Bionicle): 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15). No site BZPower a discussão têm sido sempre muito acesa.

Acerca da junção Technic/Bionicle/Normal:

Para o Technic - Já houve sets como o 8538 e o 8558 que eram extremamente Technic; poréme stes sets excediam os normais limites monetários de o publico alvo do Bionicle,e portanto tiveram que ser retirados das vendas.

Há que notar que sendo o Bionicle algo que se concentra nas personagens grandes e o resto emveiculos/estruturas, as peças são mais adaptáveis no sentido do segundo para o primeiro, embora existam casos notáveis. Dessa maneira podem ver exemplos no BrickJournal 2, em que há uma entrevista com o famoso 'Cajun' cuja sua brickshelf também contém muitas fusões.

Acerca das peças nãos erem Lego - Sim; são diferentes, mas mesmoa ssim são ferramentas de contrução, que no entanto servem(como eu já disse várias vezes) para personagens e não coisas. Desta maneira é claro que o seu uso e aspecto será diferente, mas de nenhuma maneira pior; podem evr bons exemplos na brickshelf se procurarem bem. Pode não ser tão linear como o normal Lego, mas mesmo assim é Lego, e é bom que toda a gente respeite isso.

Eu próprio posso dizer que este ano não vou comprar tanto Bionicle, principalmente porque não gosto tanto dos sets; na minha opinião houve uma grande regressão nos titãs(Gadunka, Hydraxon, Maxillos&Spinax), e uma ligeiramente menor também nos Toa, embora goste bastante dos vilões deste ano.

Creio que embora este post esteja bastante confuso dará para responder a alguma sperguntas. Para mais basta perguntarem; e por favor não se calem, este post meu não é para acabar coma discussão mas para a a foemntar; uma discussão é sempre boa desde que seja racional e calma.
Última edição por Drexer em 04 mar 2007, 13:19, editado 1 vez no total.
Alex
Sócio
Sócio
Registado: 26 jul 2006, 18:05

Mensagem por Alex »

Bom post Drexer... já fico a saber mais alguma coisa de Bionicle  ;)
Imagem Imagem
figueifoto
Hero Member
Hero Member
Registado: 28 jul 2006, 09:50

Mensagem por figueifoto »

Faço minhas as palavras do  Alex...e acrescento que foi um prazer conhecer um admirador de "Bionicle's" com a tua maneira de pensar sobre os assuntos que dizem respeito á violencia e a sua exposição por parte dos jovens ;D
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Percebo a perspectiva do Drexer relativamente À violência ou não dos Bionicle, que aliás se deve aplicar de forma mais ou menos igual aos novos Exoforce.
Mas acho que no geral tb percebem a minha perspectiva.

Certamente nos modelos mais tradicionais da LEGO, não a nada que se aproxime tanto dessa ideia de violência. Temas como City, Comboios, Technic, etc...
Mesmo temos como os Castelos, StarWars e outros são também bem diferentes e ressalta sempre à primeira vista uma outra leitura muito mais pacífica.

Mas como referi, não deixo de reconhecer um certo "encanto" nesta linha... mas digamos que assim mais à distância ;)

No entanto e tendo em atenção que foram estes que salvaram a LEGO, e nos permitem continuar a sonhar com outras coisas, venham mais ;)
FCorreia

Jnunes
Sócio
Sócio
Registado: 27 jul 2006, 00:35

Mensagem por Jnunes »

votei "não gosto" pois não gosto mesmo

não vejo qualquer relação com Lego

ate admito que seja a tabua de salvação da Lego, mas nem assim consigo olhar para eles.

é um stress ver parteleiras dos hipers cheias

abraços

Jnunes
Imagem
Responder