Página 1 de 1

Comboios - 6 wide, 8 wide, 4 wide

Enviado: 01 mar 2009, 01:39
por Miguel54
Todos os set's de comboios da Lego são praticamente 6 wide.
Nos primeiros anos em que os veículos eram 4 wide, este tamanho parecia-me correcto. Mas nos últimos tempos os veículos foram aumentando para 5 e 6 wide.

Talvez por vício profissional, num layout preocupa-me sempre a questão das proporções, que como é evidente, no universo Lego, deve ser relativizada, como são exemplo as minifig's, mas que penso não deve ser descurada.

Daí uma primeira evolução para o 8 wide. Mas depois apareceu uma pasta do JMCampos com comboios em 4 wide. A delicadeza e encanto dessas miniaturas encheu-me os olhos.

Vai de começar a criar nessa escala. Carros 3 wide são fáceis, camiões 4 wide é só voltar aos velhinhos tempos, edifícios na escala são igualmente um desafio novo mas de fácil solução. Mini-minifig's também se conseguem.

Fica o problema das vias. Também encontrei soluções, praticamente 100% Lego, apenas com um material diferente para substituir os flex tube.

Ficaram duas questões. O abandono da motorização e todo o estoque de peças para o 6/8 wide que ficam na gaveta. Não só peças de comboio, mas também de veículos e edifícios.

Tudo isto e o sentir que é um pouco remar contra a maré levam-me a pensar voltar ao standard 6 wide.

É um standard quase universal e permite a integração em layouts conjuntos.

É um conjunto de reflexões pessoais, mas precisamente para as expor e escutar outras opiniões é que temos este forum

Re: Comboios - 6 wide, 8 wide, 4 wide

Enviado: 01 mar 2009, 02:07
por JMCampos
[quote="Miguel54"]
Ficaram duas questões. O abandono da motorização e todo o estoque de peças para o 6/8 wide que ficam na gaveta. Não só peças de comboio, mas também de veículos e edifícios.

Tudo isto e o sentir que é um pouco remar contra a maré levam-me a pensar voltar ao standard 6 wide.

É um standard quase universal e permite a integração em layouts conjuntos.

É um conjunto de reflexões pessoais, mas precisamente para as expor e escutar outras opiniões é que temos este forum
[/quote]

É fácil resolver o dilema! É um pouco como coleccionar miniaturas de carros em duas escalas (eu, por exemplo, tenho-os em 1/18 e em 1/43). Do mesmo modo, construo os comboios "normais" 6-W, capazes de circular nas linhas standard, e os 4-W, que ficam bem como modelos estáticos. Nada "fica na gaveta", apenas são duas colecções diferentes ligadas pelo mesmo tema.

[quote="Miguel54"]
Fica o problema das vias. Também encontrei soluções, praticamente 100% Lego, apenas com um material diferente para substituir os flex tube
[/quote]
Como  ???


[edit] Estive a ver as tuas pastas do Brickshelf. Que MOCs interessantes, parabéns!  :clapping: