Evolução do preço por peça VS evolução do preço do brent

Coloca aqui as questões/sugestões que gostarias de endereçar à LEGO.

Nós fazêmo-las chegar ao destino!
Responder
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Evolução do preço por peça VS evolução do preço do brent

Mensagem por Suntzu »

Eu queria fazer uma questão à lEGO mas não tenho dados para fundamentar.

Basicamente queria comparar a evolução do preço do brent VS preço médio por peça de LEGO ao longo dos últimos anos.

Como sabemos a matéria prima é um derivado do petróleo. Além do mais, sabemos também que o custo do transporte tb  varia com o preço do brent.

Ora tendo em conta a descida recente do petróleo, por que razão a LEGO não o reflecte nos preços?

( na verdade não tenho dados mas tenho ideia que o LEGO ficou mais caro em 2009).

Se pudessem dar uma ajuda para formular melhor a questão...
Avatar do Utilizador
Ribatagus
Sócio
Sócio
Mensagens: 3555
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Localização: Vale de Santarém
Contacto:

Re: Evolução do preço por peça VS evolução do preço do brent

Mensagem por Ribatagus »

O preço do LEGO sempre foi uma coisa complicada de "digerir"...

...É um assunto que já tem sido falado. As opiniões dividem-se, mas há quem afirmeque a LEGO tem, actualmente, um preço/peça mais barato do que tinha em sets mais antigos (+ de 5,10 anos), obviamente actualizando o valor tendo em conta a inflacção.

Se o petróleo está "agora" a rondar os 50 dólares (já rondou os 100 recentemente), há 10 anos ele não ultrapassava os 25... Se comparares o LEGO de há 10 anos, ele não custava metade do que custa agora...

É um estudo complicado de se fazer, mas é possível... dá trabalho!!!!
Não sei se alguma vez fizeste um estudo deste tipo, mas dou-te aqui os passos genéricos para uma forma de o fazer:

- procurar (p. ex no www.peeron.com) os valores de referência de vários conjuntos, de vários anos, para começares com uma base de referência. Talvez o mais fácil será utilizar sempre um valor que é o rácio custo do set /nº de peças. Recolhe vários conjuntos semelhantes de cada ano, para ser mais equiparávelo valor final. Fazes o sumatório dos preços e terás uma tabela assim (valores FICTÍCIOS):

2009  2008  2007    2006  ... 
0,120,110,90,10...

- Encontrares uma tabela de desvalorização da moeda e recalcular os preços que encontraste, para os poderes pôr actualizados e comparáveis.

- Numa segunda tabela, os valores do petróleo nos últimos anos. Será preferível para simplificar, utilizares o valor médio de cada ano. Aos resultados obtidos, aplicas a mesma tabela de desvalorização que utilizaste para o rácio preço/peça dos sets.

No fim deste trabalhito todo estás em condições de comparar as duas tabelas e verificar se o preço do lego subiu, desceu ou se manteve...

Juntaras duas tabelas de resultado num gráfico é uma forma simples de o fazer e dá-te uma forma "visual" de comparar. :fixe:

Depois de teres este estudo feito, para além de teres uma prova irrefutável do valor "real" do LEGO ao longo dos anos, se a tua ideia estiver correcta, terás bem fundamentado o teu argumento!  :fixe:
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
BRICKSHELF
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15918
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Evolução do preço por peça VS evolução do preço do brent

Mensagem por Conchas »

Estão-se a esquecer que o preço do LEGO, não depende só da matéria prima, nem de perto nem de longe.
E que todos os restantes custos evoluem como tudo o resto e de forma bem diferente do petróleo.

Seria portanto relevante para o estudo, saber qual é o peso do custo do petróleo (matéria prima) em toda a estrutura de custos.

em resumo, não encontro aqui uma questão verdadeiramente formulada e não vejo portanto matéria ou fundamento, para a colocar ao Jan.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: Evolução do preço por peça VS evolução do preço do brent

Mensagem por Suntzu »

[quote="Conchas"]
Estão-se a esquecer que o preço do LEGO, não depende só da matéria prima, nem de perto nem de longe.
E que todos os restantes custos evoluem como tudo o resto e de forma bem diferente do petróleo.

Seria portanto relevante para o estudo, saber qual é o peso do custo do petróleo (matéria prima) em toda a estrutura de custos.

em resumo, não encontro aqui uma questão verdadeiramente formulada e não vejo portanto matéria ou fundamento, para a colocar ao Jan.
[/quote]

Claro mas isso nunca vais saber ( aí é que está o segredo do negócio), no fundo eles transformam um commodity em produto de valor altamente acrescentado...
No entanto, sabemos que o custo da matéria prima do LEGO + custo dos plásticos das saquetas + transporte + cartão (-15% na EU segundo consegui apurar)  baixaram todos  significativamente este ano. E isto não se reflectiu nos preços, porquê?
Para não falar no preços dos moldes em queda brutal... Tinha-me esquecido desse pormaior...

Não me venham dizer que estes custos são insignificantes ;)

(a questão ainda não está formulada  ainda tem de ser pensada...)
Última edição por Suntzu em 05 mai 2009, 20:46, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15918
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Evolução do preço por peça VS evolução do preço do brent

Mensagem por Conchas »

Mas também não viste os preços aumentar na mesma proporção, nem de perto nem de longe, qd os preços do petróleo começaram a disparar no ano passado.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: Evolução do preço por peça VS evolução do preço do brent

Mensagem por Suntzu »

[quote="Conchas"]
Mas também não viste os preços aumentar na mesma proporção, nem de perto nem de longe, qd os preços do petróleo começaram a disparar no ano passado.
[/quote]


Esse é o argumento normal que se dá a essa questão em todo o lado e provavelmente aquele que ele iria dar... Eu discordo mas dava pano para mangas.

De qualquer forma e, infelizmente para todos, os preços vão baixar nem que seja pela diminuição da procura, e redução do poder de compra generalizado...
Responder