(parte de) MOC - Módulos electropneumáticos

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
Responder
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

(parte de) MOC - Módulos electropneumáticos

Mensagem por AVCampos »

Já tinha construído isto há algum tempo, mas só agora me lembrei de meter no Brickshelf... :-[

Construí estes módulos para o Hexápode, mas, como podem ser aproveitados para outras coisas, faço a apresentação deles num tópico próprio. O módulo de compressor/válvula que ele tem acabou por se revelar com pouca força e débito de ar, e então resolvi mandá-lo às urtigas e dividir as suas funções (bombear ar, mudar uma válvula, controlar a pressão) em módulos separados, para poder alterar cada um individualmente conforme necessário. Eles foram feitos para funcionar em conjunto, e os testes que fiz com eles ligados uns aos outros correram bem. :)

Ora bem, cá está o primeiro, que é o mais simples mas ao mesmo tempo o que me deu mais trabalho a calibrar: o interruptor automático.
[align=center][img width=400]http://www.brickshelf.com/gallery/AVCam ... ovalve.png[/img][/align]
É uma versão miniaturizada (usa um cilindro pequeno em vez dum normal) e Power Functions de outros designs que se vêem por aí, que serve para, quando a pressão de ar é suficientemente grande para esticar os elásticos, o pole reverser desliga-se. Ele serve para só ligar o compressor de ar quando a pressão é baixa.

O compressor pode ser ligado directo a uma caixa de pilhas, mas é melhor ligá-lo ao interruptor automático, para não estar a trabalhar inutilmente quando a pressão já está alta.
[align=center][img width=400]http://www.brickshelf.com/gallery/AVCam ... ressor.png[/img][/align]
Ele tem 4 bombas pneumáticas, cada uma na sua posição na cambota: em cada momento, há uma completamente esticada, uma completamente encolhida, uma a meio de esticar e uma a meio de encolher. Assim, em princípio o fornecimento de ar é o mais constante possível, sem "solavancos". Por esta imagem não se vê, mas trabalha com um motor PF M. Se for preciso, pode-se facilmente trocar por um motor XL, que é mais potente mas mais lento.

Finalmente, a saída de ar do compressor liga-se à válvula simples ("simples" porque o Hexápode já tem uma "dupla").
[align=center][img width=400]http://www.brickshelf.com/gallery/AVCam ... switch.png[/img][/align]
Este é o componente mais "obsoleto" dos três, porque usa um motor 9V antigo (para poder ligar sem problemas a um RCX) mais as peças "studmore" para o fixar. Ele funciona com um 86 que, deslizando ao longo dum eixo, faz rodar um de dois pares de 7's, que empurram a alavanca da válvula pneumática para um lado ou o outro.

Para todos os três, imagens estáticas são uma porcaria para se perceber como é que funcionam. :P Abrindo as instruções em LDraw que estão na pasta respectiva (de preferência com o LDView, para descarregar automaticamente quaisquer peças não oficiais), deve dar para perceber um pouco melhor a construção e funcionamento.
Antecipando o cascamento que o Conchas deverá ter pensado em fazer ao ler este tópico e que tem feito acerca dos módulos que tenho feito para o Hexápode: sim, podiam provavelmente ser mais pequenos! ;D Mas a minha prioridade foi para a simplicidade mecânica, a robustez e o número de "attachment points" para integrar em MOCs maiores. Deixo como exercício ao leitor a concepção de módulos mais compactos. :angel: Senhores da LEGO, para quando umas peçazitas especializadas para a integração de pneumáticos com Power Functions?
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Re: (parte de) MOC - Módulos electropneumáticos

Mensagem por Conchas »

Belo post Alexandre! :fixe:

Não venho cascar nada, antes pelo contrário.
Tomara eu ter tempo disponível para colocar as minhas ideias em prática...
Além do mais, admiro a tua pachorra, para passares essas coisinhas todas a LDraw. :o

Quanto a motores para compressores, tenho ideia que o mais potente e eficaz, será o 11.

Já agora, o que ficava aí a matar, era isto... ;D ou não tivesse feito tudo em azul e cinzento (para os tanques azuis ou brancos)...
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Sim, eu cheguei a experimentar tanques de ar (o robot teve dois na Lourinhã), mas tenciono que o programa do Hexápode detecte a posição das pernas através das quedas de pressão: ou seja, a pressão tem de subir muito e descer muito, coisa que não se consegue com os tanques.

E guardo as coisas em LDraw para partilhar com o mundo (pois às vezes vejo coisas que gostava de ver em detalhe, e isso só com o LDR/MPD) e poder um dia voltar a construir caso seja caso disso.

Mas... mas... mas... tanque de ar amarelo?!?!?! :o :o :o
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

:bailinho: ;D :expectation:
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Contacto:

Mensagem por Sujiro »

pronto, é a partir daqui que me calo com um "inginheiro" quando  tiver mais abonado de peças bem que me vais fazer umas portas pneumáticas controladas por mindstorms cada vez que os comboios pararem numa estação, ewheheh
Macsword
Full Member
Full Member
Registado: 20 mai 2009, 00:54
Contacto:

Mensagem por Macsword »

Acabei agora de encomendar o set pneumático à Portugal Didáctico... Espero começar a fazer coisas desse género e, breve!
E se precisar de ajuda, já sei quem chatear!  :fixe:
A predator's heart, knows no remorse, it lives for the hunt. A natural force!
A natural force, it knows no remorse and lives for the kill!!!
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="Macsword"]
E se precisar de ajuda, já sei quem chatear!  :fixe:[/quote]
O senhor mencionado neste tópico? ;D
Responder