9686 [Educação] - Review

Aqui podes encontrar "Reviews" sobre conjuntos Oficiais da LEGO
Responder
profmiguel
Full Member
Full Member
Mensagens: 101
Registado: 10 nov 2009, 21:09

9686 [Educação] - Review

Mensagem por profmiguel »

Olá a todos,

Após uma busca no fórum por reviews de sets educacionais sem sucesso, decidi iniciar-me nesta estrada, e para tal, começo as hostilidades com o set 9686 - "Máquinas Simples" (Simple and Motorized Mechanisms Base Set) - 9686

Idades propostas: 8+
Número de Peças: 396
Instruções de montagem: sim, modulares (A+B) para as máquinas mais complexas
Preço aproximado: 150€

O kit é composto maioritariamente por componentes Technics, sendo este uma renovação do anterior kit de "Máquinas Simples", incorporando agora componentes Power Functions (motor M + caixa de pilhas e cabos de ligação).
No que respeita às peças e sua utilização livre, cheguei rapidamente à conclusão que, sem um conjunto de peças de apoio, as peças incluídas são deveras insuficientes para outros voos...no entanto, são suficientes para a exploração dos conteúdos.
Os manuais de instruções de montagem são, a meu ver, demasiado frágeis, considerando a sua utilização em contexto de sala de aula / atelier / clube, e tendo em conta a ausência de um suporte digital que permita a sua reprodução posterior.
O Set permite explorar  temas como: alavancas, roldanas, rodas e eixos, rodas dentadas e engrenagens, cunhas, parafusos, roquetes e  elementos excêntricos, através de mecanismos de fácil construção.
Pela positiva, saliento sem margem de dúvida a caixa e tabuleiros de arrumação, que permitem uma boa gestão de espaço em sala bem como o armazenamento em pilha sem riscos.
Sendo um Set educacional, TUDO é pago à parte...nomeadamente:

Manual de Actividades (Introdução) - 2009686:  para além de conter o mapa de conteúdos, Folhas de planificação de aula e documentos de apoio (fichas de exploração) para os aluno, inclui os manuais de construção em PDF, sem o qual, tentar construir actividades baseadas apenas no Set se tornam uma tarefa Herculeana e consumidora de tempo. É de referir que este recurso vem em 4 CD com 10 línguas diferentes onde NÃO SE ENCONTRA o Português! :'(

Manual de Actividades (Avançadas) - 2009687: é o irmão mais novo do 2009686 e permite explorar um pouco mais o set através de 4 novas actividades de exploração e 10 novas actividades de resolução de problemas. Este manual é particularmente útil para miúdos com mais experiência em LEGO ou mais velhos (em ATL ou clube por exemplo).

Nota Final: O Set em si é bastante interessante mas os preços praticados pela LEGO no que respeita à divisão de educação parecem-me um pouco (como dizê-lo...descabidos) uma vez que a sua implementação num qualquer projecto escolar vem com uma factura substancial e muitas vezes não suportável. Parece-me que a inclusão dos manuais de actividades no set poderia ser uma forma de o tornar bastante mais aliciante aos olhos das escolas....

Por agora é tudo, espero que o review vos seja de alguma forma útil... :fixe:

Cumprimentos LEGais,
Este é o meu LEGado:
"Brincar é condição fundamental para se ser sério" - Arquimedes
Avatar do Utilizador
ruialmeida
Sócio
Sócio
Mensagens: 4515
Registado: 20 fev 2007, 22:29
Localização: São Marcos (Cacem-Sintra)
Contacto:

Re: 9686 [Educação] - Review

Mensagem por ruialmeida »

Boa review  :clapping:, verdadeiramente um set bastante interessante para se adquirir :fixe:
Avatar do Utilizador
BionicDroid
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 2089
Registado: 20 jun 2006, 04:39
Localização: Porto

Re: 9686 [Educação] - Review

Mensagem por BionicDroid »

Excelente Post ainda mais que até à data não havia uma review deste set educacional.

[quote="profmiguel"]
Nota Final: O Set em si é bastante interessante mas os preços praticados pela LEGO no que respeita à divisão de educação parecem-me um pouco (como dizê-lo...descabidos) uma vez que a sua implementação num qualquer projecto escolar vem com uma factura substancial e muitas vezes não suportável. Parece-me que a inclusão dos manuais de actividades no set poderia ser uma forma de o tornar bastante mais aliciante aos olhos das escolas....
[/quote]
Concordo um pouco com este parágrafo mas no entanto não posso deixar de salientar que a LEGO® investe bastante em investigação tecnológica, um dos exemplos que me recordo foi o investimento que nos anos 90 foi feito no MIT - Massachusetts Institute of Technology mais propriamente no Media Laboratory onde ainda hoje a LEGO® é patrocinador de pesquisa neste Media Lab, um dos frutos deste investimento foi o LEGO® RCX e o sucesso que tem junto de faculdades de engenharia e escolas como primeira abordagem à robótica, talvez seja incomportável para algumas escolas, mas acho que se estamos a falar de escolas particulares não me parece que a maioria esteja assim tão mal de finanças devido aos preços que praticam por cada aluno e que não possam investir em algo que as diferenciará da maioria colocando-as num patamar mais elevado e fazendo-se valer de um produto de alta qualidade com resultados positivos para o desenvolvimento intelectual do aluno mais do que comprovado, por isso acho que o saldo para uma escola que invista em LEGO® educacional não será assim tão negativo a primeira vista, mais uma vez obrigado pela informação em detalhe que nos trouxeste.
Carlos Ribeiro
Avatar do Utilizador
DeathStar
Full Member
Full Member
Mensagens: 179
Registado: 26 out 2009, 20:11
Localização: Braga

Re: 9686 [Educação] - Review

Mensagem por DeathStar »

nao e um set que aprecio muito mas foi uma boa review
Tema LEGO preferido:

Star Wars;
City;
Pirates;
Castle;
Technic.
Responder