MOC - CP 1100 [Comboios]

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
diesel_heart
Jr. Member
Jr. Member
Registado: 02 ago 2009, 18:01

MOC - CP 1100 [Comboios]

Mensagem por diesel_heart »

Olá a todo,

Venho apresentar-vos mais um MOC de comboios. Desta vez é um locotractor de manobras da CP, série 1100. Estas máquinas já não estão ao serviço há algum tempo e por isso é possível que não conhecam. O nome original é GE 44 ton, visto terem 44 toneladas de peso. Originárias dos EUA, a versão que veio para portugal em 1949 era conhecida como "drop cab" por ter a cabine mais baixa do que a sua congénere americana.

Este locomotiva de manobras eram movida por dois motores Caterpillar com 180cv cada um, e tinha um motor em cada capot.

Em termos de Lego, posso dizer que é feita em 6 pernos e tem cerca de 480 peças...

Há já coisas para alterar (como as chapas da janelas para chapas lisas, as portas de 4 pernos de altura que são em 2ª mão e estão todas "lixadas" e as buzinas!) e outros detalhes que ainda não me satisfazem mas dá para ter uma ideia...  >:D

Ah...também me enganei nas quantidades de peças que mandei vir e por isso tive de "abardinar" com estas 48336

Modelo final e protótipo:

Imagem

Perspectiva geral:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Topo:

Imagem

Vista de baixo:

Imagem

Detalhes dos motores:

Imagem

Imagem

Imagem

Original:

Imagem

Tenho fotos da montagem do MOC onde são mostradas algumas técnicas de construção que usei. Mais tarde vou colocar isso noutro tópico (o "Making Of"...ehehe)...  >:D

Espero que gostem!
Última edição por diesel_heart em 06 jan 2010, 22:16, editado 1 vez no total.
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Contacto:

Re: MOC - CP 1100 [Comboios]

Mensagem por Sujiro »

Olha essa é a que funcionava em para da minha sentinel, ehehe, conheço bem a 1100 e já tem mais aspecto de locomotiva a sério do que tractor de manobras.

O Moc está muito bom, deves ter visto grego para arranjar esses batentes individuais não foi? eheheh

Só falta mesmo trocar a base preta para amarela e os detalhes que falaste  :fixe:

[edit] eu sei que fazes modelos estático e não tens linhas, mas dou-te já uma dica: se alguma vez quiseres meter este moc nuns carris, tenho duvidas que consiga circular porque esses depositos estão muito em baixo
Última edição por Sujiro em 02 jan 2010, 19:49, editado 1 vez no total.
diesel_heart
Jr. Member
Jr. Member

Sujiro Escreveu: Olha essa é a que funcionava em para da minha sentinel, ehehe, conheço bem a 1100 e já tem mais aspecto de locomotiva a sério do que tractor de manobras.
Elas chegaram a fazer serviço de passageiros nos tranvias de setúbal...depois é que foram para as manobras.  :notcool:
O Moc está muito bom, deves ter visto grego para arranjar esses batentes individuais não foi? eheheh
Sim, arranjei numa loja holandesa (http://www.bricklink.com/store.asp?p=LegoLine).
1.2€ cada um...ouch!!    :'( :'(
Só falta mesmo trocar a base preta para amarela e os detalhes que falaste  :fixe:
Olha, essa é uma ideia muito boa que nem me tinha ocorrido! Ainda por cima é fácil porque a base é composta de chapas (2 de 10x6 e 1 de 6x6), não é um chassis clássico da Lego... :fixe: :fixe:

O problema é o preço...as 10x6 pretas são à volta de 0.5€, mas em amarelo cerca de 2€  :whistle:
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Sujiro »

diesel_heart Escreveu:
Sujiro Escreveu: Olha essa é a que funcionava em para da minha sentinel, ehehe, conheço bem a 1100 e já tem mais aspecto de locomotiva a sério do que tractor de manobras.
Elas chegaram a fazer serviço de passageiros nos tranvias de setúbal...depois é que foram para as manobras.  :notcool:
Sim, arranjei numa loja holandesa (http://www.bricklink.com/store.asp?p=LegoLine).
1.2€ cada um...ouch!!    :'( :'(
Olha, essa é uma ideia muito boa que nem me tinha ocorrido! Ainda por cima é fácil porque a base é composta de chapas (2 de 10x6 e 1 de 6x6), não é um chassis clássico da Lego... :fixe: :fixe:

O problema é o preço...as 10x6 pretas são à volta de 0.5€, mas em amarelo cerca de 2€  :whistle:
tenho outra solução, a mesma que arranjei na minha sentinel, é Snotada, eheheh

usas Bricks pretos de lado com tiles amarelas

Vê ai se percebes como montei a sentinel http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=392007
Nuno Lino
Sócio
Sócio
Registado: 26 jul 2006, 20:31

Mensagem por Nuno Lino »

Ganda moc. Mais um moc ferroviário de qualidade como nos têm habituado.

Parabéns.

Nuno Lino
Sócio Fundador n.º 5 da PLUG
Imagem
diesel_heart
Jr. Member
Jr. Member

[quote="Sujiro"]

tenho outra solução, a mesma que arranjei na minha sentinel, é Snotada, eheheh

usas Bricks pretos de lado com tiles amarelas

Vê ai se percebes como montei a sentinel http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=392007

[/quote]

Esta ideia é muito boa!! No entanto teria de usar estas peças para fazer a fixação das placas lisas com esta peça 2436 e isso ia meter mais uma chapa de espessura em toda a base...bom...eu já tou mais ou menos mentalizado em gastar o $$...não pode é ser já...pq este mês de Dezembro foi muito violento em termos de  Lego!!

Mas obrigado pela dica! De certeza que vai ser util num futuro próximo!
AGarcia
Administrator
Administrator
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Contacto:

Mensagem por AGarcia »

Mais um MOC ferroviário com uma qualidade estupenda!

Como o Sugiro já apontou, achei os depósitos demasiado baixos...

:clapping: :clapping:
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG - Sanjoanense BRInCKa 2026 - 3 a 5 de outubro
Jnunes
Sócio
Sócio
Registado: 27 jul 2006, 00:35

Mensagem por Jnunes »

:clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

muito porreiro parabens

jnunes
Imagem
diesel_heart
Jr. Member
Jr. Member

[quote="Sujiro"]
[edit] eu sei que fazes modelos estático e não tens linhas, mas dou-te já uma dica: se alguma vez quiseres meter este moc nuns carris, tenho duvidas que consiga circular porque esses depositos estão muito em baixo
[/quote]

Pois...os depósitos estão realmente um bocado em baixo...a questão é que aquilo está feito com um SNOT marado e creio que não consigo subir muito mais...

Aqui está uma foto que dá para ver mais ou menos:

Imagem

...a menos que redesenhe toda a peça!!  >:D
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Sujiro »

sim eu percebo muito bem o teu dilema de "detalhe VS funcional" podes sacrificar o deposito,lol en vez dos round bricks 2x2 usas 1x1 não ficas é com as pontas esféricas
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Sujiro »

Ora bem, feito agora a 3 pancadas, cá vai uma alternativa (não tem os depositos)

Imagem
The Player Nº1
Hero Member
Hero Member
Registado: 22 dez 2009, 18:29

Mensagem por The Player Nº1 »

Gostei muito. Depois mostra o making of para poder aprender. ;)
Cumps
Imagem
diesel_heart
Jr. Member
Jr. Member

[quote="Sujiro"]
sim eu percebo muito bem o teu dilema de "detalhe VS funcional" podes sacrificar o deposito,lol en vez dos round bricks 2x2 usas 1x1 não ficas é com as pontas esféricas
[/quote]

Pois...é isso mesmo!! Esta questão é delicada...onde eu poderia roubar uma chapa era numa chapa que faz o reforço do chassis onde assentam os blocos 45º invertidos 2x2, mas isso iria fragilizar muito a rigidez do chassis...

Em todo o caso agradeço-te muito as sugestões que tens dado! Que programa de CAD é este que usaste?

Eu tive a medir e tenho uma altura entre o chassis e "chão" de uma placa lisa (tile). Será suficiente?
diesel_heart
Jr. Member
Jr. Member

[quote="The Player Nº1"]
Gostei muito. Depois mostra o making of para poder aprender. ;)
Cumps
[/quote]

Claro! Fica tranquilo...tenho aqui 60 fotos do making of!  :)
Não as vou colocar todas senão sou expulso a pontapés... ;D ...mas assim que tiver um tempinho para as tratar vou abrir esse tópico...  :bailinho:
diesel_heart
Jr. Member
Jr. Member

[quote="diesel_heart"]

Eu tive a medir e tenho uma altura entre o chassis e "chão" de uma placa lisa (tile). Será suficiente?

[/quote]

Acabei de ter outra ideia!! Se Maomé não vai à montanha...  ;D

Ora bem, os bogies são fixados ao chassis com esta peça 3736, ora se acrescentar mais uma em cima de cada bogie o chassis (onde está preso o depósito) vais subir mais uma chapa de altura! Já deve ser suficiente para circular, digo eu...  :clapping:
Responder