Tá excelente o trabalho!!!!! EXCELENTEEEE!!!
As proporções tão excelentes, o efeito tá fantástico... e de facto eram máquinas muito grandes, imponentes, e que metiam muito respeito! acima de tudo eram máquinas que tinham um efeito tanto de susto como de eficácia... Já me inspiraste para voltar a criar um monstrengo destes, se bem que pretendo fazer mais piquena, para ser mais escala "minifig" ao contrário da tua que tá numa escala "humana" excelente... meus parabéns!
Apenas um aviso de quem já fez muitas máquinas destas... vai-se desfazer em qualquer lançamento! os bricks unidos "um por cima dos outros" não oferecem qualquer resistência... e o que vai acontecer é que seguem a rotação da máquina e lá se vai o bixo desfazer, no momento em que bater no "batente" ou o peso parar no chão

Cá vão os conselhos do mestre louco das armas de cerco
Braço:
A minha recomendação é que "troques" ou "reforces" o braço vertical para uma peça montada montada "horizontalmente", à semelhança do que fiz na
ponte salgueira, apanhando aqueles braços de reforço... Só assim consegues a resistência adequada, e a máquina não se desfaz...
Sistema de disparo:
O trabuco tinha uma grande vantagem em relação ao disparo de uma catapulta: o sistema de disparo era o simples "soltar a corda", não requerendo sistemas complicados de tensão, como a catapulta ou a balista. Assim, basta que tenhas uma corda a enrolar, e quando a soltares, o peso da outra ponta faz o resto!
Detalhe do cesto de disparo:
Os trabucos normalmente usavam o sistema de "funda" em que o cesto estava pendurado no fim do braço, quando o peso "parava", o cesto ainda continuava, fazendo com que o lançamento aproveitasse mais força...
Para este sistema precisas de duas coisas:
- o cesto pendurado, que tem que se manter bem alinhado aquando da rotação... e não pode ser fundo demais senão a "pedra" não sai...
- um "carril" debaixo do braço do trabuco, onde o cesto "acelera" desde o ponto debaixo do peso até ser disparado, aumentando o espaço de aceleração...
Já agora: ela "roda" na base?